Como escrever scripts?

Considere usar um roteiro produzido como seu guia ou considere investir no rascunho final para formatar
Para ajudar na formatação, considere usar um roteiro produzido como seu guia ou considere investir no rascunho final para formatar para você.

A busca para escrever "A Grande Escrita Europeia " é compartilhada por milhares de escritores. Se você é um deles e quer começar a escrever roteiros, tem muito trabalho pela frente. A escrita de argumentos - para teatro, filme ou TV - é um ofício difícil. Mas, com alguns princípios básicos, você pode começar o processo. Você provavelmente achará difícil, mas muito gratificante.

  1. Decida que tipo de script você deseja escrever. Existem muitos tipos de scripts por aí. Você quer escrever um filme? Você está querendo escrever um roteiro. Gosta de teatro? Você provavelmente está interessado em escrever uma peça de teatro. Viciado em TV? Você provavelmente está tentando criar um teleplay. Todas essas formas têm muito em comum. Cada formulário também possui algumas características muito específicas e únicas. Portanto, sua primeira tarefa como roteiro é descobrir que tipo de roteiro você gostaria de escrever (para começar - muitos escritores fazem todos os três...).
  2. Aprenda o básico do seu formulário. É impossível em um artigo realmente apresentar todos os fundamentos da escrita de roteiros, dramaturgia e escrita para a televisão. Basta dizer que cada forma demora um pouco para se acostumar e cada forma tem seus próprios "fundamentos". Eu sugiro que qualquer pessoa que queira começar qualquer tipo de escrita de roteiro consulte um especialista na área - seja por meio de um livro de instruções, um workshop ou uma aula (você não precisa se formar em redação de roteiro; uma aula deve lhe dar uma boa olhar).

    Obviamente, sempre que você comprar um livro ou se inscrever em uma aula ou workshop, use a mentalidade de "cuidado com o comprador". Muita gente sabe o quanto outras pessoas querem começar a escrever roteiros e tirar o máximo proveito tentando lhe vender "segredos do comércio" para "chegar até a porta". Na minha opinião, não há segredos que vão colocar qualquer escritor em qualquer porta. As pessoas invadem por todos os tipos de razões malucas e aleatórias. A única coisa com que você deve se preocupar no início é escrever o melhor script possível. Então, se o livro ou aula parece estar vendendo algum bilhete dourado, economize seus 11€

    Por outro lado, não descarte tudo o que você pode aprender de um bom especialista, professor ou mentor. Definitivamente, existem pessoas por aí - algumas delas não produzidas, outras bastante talentosas - que têm muito a oferecer. Tenho professores cujas palavras de sabedoria ainda refletem toda vez que começo (ou fico preso em) um novo projeto. Escolha seu professor com sabedoria. Procure pessoas que lerão seu trabalho e fornecerão feedback pessoal. Procure pessoas que tenham algum tipo de formação em roteiro, seja profissional ou acadêmico. Procure aulas e livros que enfatizem o básico - encontrar ideias, desenvolvendo história e conflito, e desenvolvendo personagem. Encontrar os recursos certos para a escrita de roteiros pode ser uma tarefa difícil, como encontrar um professor ou "como" fazer uma reserva em qualquer matéria. Mas quando você encontrar o caminho certo, você acertou o jackpot.

    Quanto ao fato de algumas "regras" ensinadas por professores ou livros serem muito restritivas, acredito piamente em aprender as regras antes de tentar quebrá-las, andando antes de tentar o breakdance. E frequentemente, as "regras" são mais como leis da natureza - coisas que você realmente só precisa ter para fazer um roteiro funcionar.

    Além disso, leia muitos exemplos do formulário que deseja escrever. Em outras palavras, leia scripts como o que você deseja escrever ou por escritores que você admira. Geralmente, essa é a melhor maneira de descobrir como os scripts são montados, talvez percebendo coisas básicas que talvez nem tenha considerado, como o tamanho de um script. Seu roteiro médio de 120 minutos, por exemplo, terá 120 páginas. A média de teleplay de um drama de TV pode ter 44-50 páginas, não 60. As encenações podem variar de muito curtas (dez páginas) a 120 páginas e vários atos. Só tome cuidado no caso de ler obras produzidas já que o roteiro que você lê pode ser uma cópia de "tiro" e não um rascunho direto da mente do (s) escritor (es).

  3. Desenvolva sua ideia em uma história real. Uma das primeiras coisas que os escritores aprendem é que nem toda ideia ou personagem é uma "história". Para traduzir uma ideia em uma história, considere como ela pode ser expressa em termos de " Personagem superando obstáculos em busca de um objetivo". Se você assistir à maioria das grandes peças, filmes e programas de TV, esse é sempre o ponto central. Hamlet quer vingar seu pai; Dorothy quer voltar para o Kansas, Jack Bauer quer impedir o mundo de explodir. O primeiro passo para realmente colocar sua ideia em prática, a menos que seja algo mais experimental (o que eu não recomendo na primeira tentativa) é descobrir quem é seu personagem principal, o que ele quer e o que está em seu caminho. Essa é a sua história. Cumpri-lo.
  4. Brainstorm e organizar suas idéias. Depois de ter sua ideia básica para a história, você precisará gastar muito tempo desenvolvendo-a ainda mais. Você precisa saber quem são seus personagens, onde a história começa, onde termina e o que acontece no meio. Em outras palavras, você precisa descobrir tudo o que está acontecendo em seu script. Algumas pessoas fazem isso enquanto escrevem o script real. Eu costumava. Mas então, uma e outra vez, saí da experiência paralisado, com uma grande e feia bagunça de rascunho incompleto. Por quê? Porque tentei fazer uma viagem para algum lugar sem nenhum tipo de roteiro. Nem todo mundo precisa de um esboço elaborado de várias etapas para passar por um script; às vezes tudo que você precisa é um notebook de pensamentos rabiscados e uma lista geral "o que acontece quando". Mas eu recomendo altamente, altamente, ALTAMENTE que os novos roteiristas planejem e delinhem alguns antes de começarem a redigir.
    Escreva um pouco do seu script todos os dias
    Escreva um pouco do seu script todos os dias, mesmo que sejam apenas algumas linhas!
  5. Rascunho. Eventualmente, porém, o tempo de planejamento acabou e você tem que enfrentar o monstro. Nah, não é um monstro; é o seu script! Então entre lá e escreva. Seguindo o que você aprendeu com o estudo e a leitura de scripts em sua forma de escolha, elimine totalmente sua ideia. Vá para a última página - não se apresse, mas também não pare e hesite no primeiro ato - e sinta a doce liberação de terminar um roteiro inteiro. Então aperte o cinto, porque ninguém nunca pára depois de um primeiro rascunho.

    Para ajudar na formatação, considere usar um roteiro produzido como seu guia ou considere investir no rascunho final para formatar para você. (Uma palavra para o sábio - você pode querer ver se você realmente gosta de escrever roteiros antes de investir em software caro.)

  6. Consulte um segundo par de olhos. Você pode passar um mês em seu primeiro rascunho. Você pode gastar mais tempo. Mas é provável que, depois de terminar, você não consiga ver direito porque está muito perto dele. Ou talvez seus olhos estejam vermelhos de tanto escrever! Em qualquer dos casos, nunca é uma boa ideia escrever no vácuo. Encontre um escritor, professor ou consultor profissional de confiança que seja capaz de lhe dar uma impressão honesta do primeiro rascunho. Peça honestidade. Aceite as críticas com a mente aberta. Você pode não concordar com tudo o que foi dito, mas veja como um segundo par de olhos pode tornar seu segundo rascunho melhor.
  7. Rever. Depois que você tiver algum tempo entre você e seu roteiro, e tiver uma segunda pessoa (ou várias) em quem você confia para lhe dar um feedback honesto, é hora de voltar para as trincheiras. É uma parte difícil da escrita, a parte da revisão. Mas é necessário. E há muitas recompensas em ajustar seu trabalho, se livrar do excesso de conteúdo, criar cenas ou até mesmo personagens que levam sua história ao famoso "próximo nível". Aceite a reescrita como uma realidade da escrita e aprofunde-se.
  8. Proteja seu trabalho. Depois de terminar o script, você pode registrá-lo no WGA (Writer's Guild of Europe). Esta é uma salvaguarda que oferece a prova de que seu trabalho existiu em um determinado momento. A maioria das pessoas nunca teve suas idéias ou scripts "roubados", mas isso pode ajudar a garantir que seu trabalho seja protegido.
Artigos relacionados
  1. Como os motoristas de caminhão podem aumentar a quilometragem do combustível?
  2. Empregos em vendas de trailers
  3. O que é uma costureira?
  4. Aprenda a escrever artigos para revistas: publique-os
  5. Os requisitos para um Green Card
  6. Torne-se uma atriz
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail