Como se preparar para uma entrevista comportamental?

Preparing for the Behavior-Based Interview
Para obter informações adicionais, considere pegar o livro de Terry Fitzwater, Preparing for the Behavior-Based Interview: How to Get the Job You Want.

A forma de entrevista conhecida como Entrevista Comportamental é um tipo relativamente novo de entrevista em que seu comportamento em situações específicas é analisado. Muitos empregadores acreditam que examinar seu desempenho anterior é um indicador muito mais preciso do desempenho futuro.

Perguntas de entrevista comportamentais

Faça uma lista de experiências anteriores que possam demonstrar a um empregador como você lida com situações
Faça uma lista de experiências anteriores que possam demonstrar a um empregador como você lida com situações específicas.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas de entrevista comportamentais:

  • Dê-me um exemplo específico de como você lidou com uma situação particularmente estressante.
  • Descreva uma ocasião em que você usou suas habilidades de lógica e resolução de problemas.
  • Conte-me sobre uma ocasião em que algo que você tentou realizar não deu certo.
  • Dê-me um exemplo de como você lida com conflitos.
  • Explique uma ocasião em que suas habilidades de liderança foram postas à prova.

É um pouco mais difícil se preparar para uma entrevista comportamental do que para uma entrevista tradicional, mas há algumas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de se sair bem.

  1. Faça uma lista de experiências anteriores que possam demonstrar a um empregador como você lida com situações específicas. Você deseja se concentrar em comportamentos como resolução de problemas, liderança, boa tomada de decisões, trabalho em equipe ou qualquer outro comportamento que você acha que o empregador pode estar procurando. Por exemplo, você pode responder a uma pergunta sobre liderança, solução de problemas, formação de equipes, ou lidar com um funcionário difícil detalhando como você puxou um associado desafiador de lado, pediu sua opinião sobre o problema pelo qual ele estava desafiando você, utilizou algumas de suas ideias, colocou-o na autoridade sobre algum aspecto do projeto e deu-lhe crédito na reunião de gerentes, encerrando assim sua agressão, obtendo seu melhor desempenho e ganhando um aliado. Sua lista deve conter de 5 a 10 de suas experiências mais recentes e não necessariamente de um emprego anterior. Eles podem ser de trabalho voluntário, escola, hobbies, esportes, estágios ou qualquer coisa que você possa usar para detalhar o comportamento específico que está tentando "vender".

    Tente incluir também situações que podem ter começado negativamente, mas que terminaram positivamente devido aos seus esforços. Use esta lista como sua aljava, da qual você pode desenhar setas para direcionar vários comportamentos. Um exemplo ou situação pode ser usado para demonstrar várias habilidades diferentes e, portanto, pode ser usado em mais de uma situação comportamental. Tente citar exemplos recentes - no ano passado, se possível. Você não precisará de mais do que 5 a 10 exemplos para demonstrar efetivamente suas habilidades.

  2. Como em qualquer entrevista, faça sua pesquisa. Investigue a empresa verificando seu site, conversando com funcionários atuais ou lendo qualquer coisa publicada sobre eles. Isso o ajudará a determinar que tipos de comportamento eles procuram e a adaptar suas experiências a essas necessidades.
  3. Seja específico. Quando questionado sobre como você lidou com uma situação particular, inclua descrições detalhadas de suas ações, seus processos de pensamento e os resultados. O entrevistador quer ver você "no momento" e está tentando discernir suas ações, reações e raciocínio.
  4. Reveja seu currículo e sua lista de experiências antes da entrevista, talvez enquanto você se senta no saguão esperando ser chamado. Isso trará essas experiências para o primeiro plano de sua mente e as terá à sua disposição para a entrevista.
  5. Faça uma dramatização com um mentor amigo de confiança que lhe dará um feedback honesto (tanto positivo quanto negativo) sobre suas respostas. Tente usar uma lista de perguntas que você ainda não viu, a fim de obter uma visão precisa de sua capacidade. Seu amigo pode inventá -las (se ele for qualificado ou capaz), ou você pode obter exemplos de perguntas da Quintcareers ou de outros recursos (consulte a barra lateral). Para obter informações adicionais, considere pegar o livro de Terry Fitzwater, Preparing for the Behavior-Based Interview: How to Get the Job You Want.
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail