Como escrever um currículo legal?

Se você for um advogado de direito da família que está se candidatando a uma empresa de direito da família
Se você for um advogado de direito da família que está se candidatando a uma empresa de direito da família, presume-se que seu objetivo seja trabalhar com o direito da família.

A faculdade de direito ensinou muito, mas provavelmente não ensinou como escrever um currículo que lhe garanta uma entrevista com a empresa dos seus sonhos. Pode ser difícil criar ou até mesmo atualizar um currículo porque há muita pressão para ser único. O melhor conselho, entretanto, é não se empenhar pelo "diferente", mas pelo "melhor". Currículos legais não são o local para se tornar criativo ou artístico. Você quer surpreendê-los com seus sucessos incríveis e atitude vencedora. Como você faz isso? Colocando sua experiência da melhor maneira possível (sem mentir) e expressando seu desejo de fazer um ótimo trabalho para eles.

Pode ser difícil criar ou até mesmo atualizar um currículo porque há muita pressão para ser único
Pode ser difícil criar ou até mesmo atualizar um currículo porque há muita pressão para ser único.

Abaixo estão mais dicas sobre como criar um currículo legal vencedor:

  1. Escolha um formato. Em algumas profissões, é fácil determinar se você deve enviar um currículo cronológico ou funcional. Para advogados, no entanto, a escolha não é tão clara. Primeiro, pense sobre o objetivo do seu currículo. Você está mudando de campo? Você muda muito de emprego? Você é novo na profissão jurídica? Um currículo funcional é provavelmente sua melhor aposta. Você está enviando seu currículo na esperança de uma promoção? Você está se candidatando a um cargo de nível sênior? Você está mudando de cidade, mas seguindo a mesma área do direito? Escolha cronológico. O fator final no debate sobre o formato é a empresa para a qual você está se candidatando. Se for uma empresa jovem e moderna, eles podem concluir que você não está atualizado sobre as questões jurídicas atuais se virem 25 anos de experiência em seu currículo. Portanto, opte por um funcional em vez de resumo cronológico. Mas se você estiver se candidatando a uma empresa tradicional, eles podem pensar que 25 anos é apenas um ponto de partida, então cronológico está bom.
  2. Inclua um objetivo - ou não. Novamente, a inclusão de um objetivo no início de seu currículo depende de alguns fatores. Isso só é considerado necessário se a empresa para a qual você está se candidatando atua em vários campos jurídicos ou se o seu currículo incluir experiência em diversas áreas. Se você for um advogado de direito da família que está se candidatando a uma empresa de direito da família, presume-se que seu objetivo seja trabalhar com o direito da família.
  3. Mova sua educação para o fundo. A menos que você tenha saído da faculdade de direito por menos de cinco anos, formate seu currículo de forma que os detalhes de sua educação estejam no final de seu currículo. E quanto mais tempo você estiver fora da escola, mais curta sua seção de educação deve ser. É a sua experiência de falar agora - não o seu GPA.
  4. Mantenha-o limpo. É tentador jogar tudo em seu histórico de trabalho na esperança de que algo lá impressione um empregador em potencial, mas resista ao impulso de "afundar" seu currículo. Certifique-se de que cada detalhe seja relevante para o trabalho que você deseja. Quando você está se candidatando a uma posição de direito ambiental, mencionando sua taxa de sucesso de 82 por cento na legislação de lesões corporais é bom (mostra seu histórico de vitórias), mas mencionar o número de acertos por jogo que você calcula em média em seu time de softball lento é apenas bizarro. E, sim, isso acontece com mais frequência do que você gostaria de acreditar.
  5. Soletre. Há uma quantidade significativa de jargões jurídicos e siglas que você espera que os empregadores em potencial conheçam, mas você não pode ter certeza de que a pessoa que está lendo seu currículo primeiro é um advogado. Muitas empresas transferem suas necessidades de recursos humanos para empresas que vasculham currículos de médicos a catadores de lixo. Em caso de dúvida, soletre. E definitivamente descreva seus cargos. Se você fosse um promotor público assistente, por exemplo, soletre "assistente". Uma gerente de contratação exasperada mencionou que se visse mais "advogados burros" em um currículo, ela simplesmente o jogaria fora.
  6. Considere uma folha de transação. Dependendo da área do direito para a qual você está enviando um currículo - e se você tiver anos de experiência suficientes - você pode querer incluir uma folha de transação como parte de seu currículo. Para uma aparência ainda mais limpa, torne-o um suplemento ao seu currículo. Em vez de listar as transações cronologicamente (você não deve usar datas), agrupe-as por área de direito. Além disso, mantenha a planilha simples, usando marcadores para ilustrar suas transações bem-sucedidas. Finalmente, certifique-se de que você é legalmente capaz de divulgar qualquer informação incluída na planilha - valores em dólares em particular.
  7. Prova e prova novamente. Embora nunca seja uma boa ideia cometer um erro gramatical ou ortográfico em um currículo, ninguém quer contratar um advogado que não saiba a diferença entre "lá" e "deles". Execute o seu currículo passado um amigo que faz a diferença.
Artigos relacionados
  1. Como escrever um currículo militar para civil?
  2. Como escrever um currículo sem fins lucrativos?
  3. Como escrever um currículo para um trabalho de assistente médico?
  4. Como escrever uma referência?
  5. Como escrever um currículo para um trabalho bancário?
  6. Como escrever um currículo para um modelo promocional?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail