Como lidar com seu chefe insuportável?

Seu chefe pode deixá-lo louco ao definir expectativas irrealistas
Seu chefe pode deixá-lo louco ao definir expectativas irrealistas, assediá-lo ou ser excessivamente crítico com seu trabalho.

Se você tiver a infelicidade de trabalhar para o chefe infernal, ir para o trabalho pode ser o mesmo que pisar em ovos. Seu chefe pode deixá-lo louco ao definir expectativas irrealistas, assediá-lo ou ser excessivamente crítico com seu trabalho. Antes de decidir parar, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a lidar com seu insuportável chefe.

  • Seja justo. Antes de começar a falar mal de seu chefe e reclamar aos céus de como você o tem, olhe para o quadro geral. É provável que seu chefe esteja sob muita pressão para entregar. Por exemplo, se você não está atingindo sua meta de vendas, então há um motivo para seu chefe respirar fundo. Considere suas ações e atitude no trabalho antes de começar a criticar seu superior. Talvez haja algo que você possa melhorar ou fazer para melhorar a situação, em vez de reclamar. Se você sempre chega atrasado ao trabalho ou não cumpre suas promessas, seu chefe tem motivos para insistir em você. No entanto, se sentir que está entregando mais do que o esperado, talvez você tenha uma reclamação válida.
  • Evite falar mal de seu chefe pelas costas. Pode ser suicídio profissional falar negativamente sobre seu superior imediato para outras pessoas. Mesmo que o resto do grupo concorde, é apenas falta de educação reclamar do seu chefe. Não discuta seus sentimentos com outros colegas de trabalho porque o que você diz pode voltar a assombrá-lo. Se precisar desabafar, converse sobre isso com seu parceiro quando chegar em casa, mas não com outros colegas de trabalho. Não só é contraproducente, mas também pode pintá-lo como um funcionário chorão e pouco profissional.
  • Determine o que exatamente é insuportável nele. Faça uma lista de ações específicas que você considera injustas. Cite datas e casos em que você acha que foram ligações ruins para seu chefe que afetaram sua produtividade. Por exemplo, se seu chefe exigiu que você entrasse e trabalhasse 16 horas por dia, incluindo fins de semana, mas não lhe deu uma compensação adequada ou crédito por seus esforços, anote. Se for uma questão de diferenças de personalidade, pode não haver muito que você possa fazer a respeito. No entanto, ações específicas podem ser corrigidas se você puder apontá-las.
    Se você não obtiver resultados ou se seu chefe não levar suas reclamações a sério
    Se você não obtiver resultados ou se seu chefe não levar suas reclamações a sério, converse com o chefe dele.
  • Fale com ele. Discuta suas preocupações com seu chefe antes de sair e denunciá-lo. Você pode solicitar que um terceiro esteja presente para fazer anotações sobre a conversa para sua proteção. Ao apresentar suas reclamações, seja específico, conciso e claro.
  • Traga-o para um nível mais alto. Se você não obtiver resultados ou se seu chefe não levar suas reclamações a sério, converse com o chefe dele. Será seu dever investigar suas reivindicações e ver o que pode ser feito para resolver a situação. Você pode até ser convocado para uma reunião de grupo com seu chefe para ter uma discussão aberta sobre o assunto.
  • Esteja atento se for abuso. Se você acha que seu chefe é insuportável porque está intimidando você, passando por cima de você ou constantemente fazendo ameaças, você tem direitos perante a lei. Se achar que está sendo discriminado ou assediado, você tem todo o direito de registrar uma reclamação. As empresas levam essas reclamações muito a sério, então você não deve ter medo de falar se souber que o que está sendo feito com você é errado.

Se, depois de todos os seus esforços, você descobrir que ainda não consegue se dar bem, talvez deva procurar outro cargo. Se você se mudar para um departamento diferente, ainda poderá ter alguns desentendimentos ocasionais com seu ex-chefe infernal. Se você determinar que sua angústia mental, emocional e física não vale o pagamento ou a posição do trabalho, comece a entrevistar em outro lugar e torça por algo melhor.

Artigos relacionados
  1. Como melhorar seu ambiente de trabalho?
  2. Como impressionar com a etiqueta empresarial?
  3. Como registrar uma reclamação na EEOC?
  4. Como acalmar a ansiedade no trabalho?
  5. Como apresentar uma reclamação contra o seu empregador?
  6. Como encontrar tempo extra para trabalhar em casa?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail