Como criar um estatuto corporativo?

O estatuto deve incluir elementos para estabelecer procedimentos de contabilidade
O estatuto deve incluir elementos para estabelecer procedimentos de contabilidade e auditoria relativos aos fundos da empresa, dividendos e outros assuntos relativos a dinheiro e ativos.

Ao formar uma nova organização ou corporação, o estatuto corporativo deve ser um dos principais documentos que precisam ser escritos e gravados em pedra imediatamente. É considerada a bíblia da organização com regras definidas sobre como cada membro ou diretor deve se comportar e como a organização deve ser administrada. Ao redigir o estatuto, é fundamental incluir esses elementos.

  • Informações de contato. Um dos primeiros elementos que sempre devem ser incluídos em qualquer estatuto social são as informações gerais de contato da organização ou corporação. Basicamente, as informações devem indicar o endereço exato da sede. Embora o número do telefone fixo possa não ser necessário, é melhor incluí-lo também.
  • O quadro. Em toda corporação ou organização, sempre haverá um conselho de administração composto por indivíduos eleitos pelos seus membros. Posto isto, os elementos relativos ao conselho de administração devem ser parte vital do estatuto. Isso especificará como o conselho será criado e como cada diretor será eleito. Deve também especificar o número total de conselheiros no conselho, bem como suas funções e atribuições. Normalmente, os indivíduos eleitos para o conselho de administração receberão algum tipo de estipêndio ou remuneração; isso também deve ser afirmado com clareza. Finalmente, é imperativo especificar o poder real do conselho administrativo e como eles podem exercê-lo como um grupo para a melhoria da organização.
  • O estoque. O estatuto sempre deve incluir o número total de ações que a organização pode liberar. Deve também especificar o tipo de estoque que pode ser emitido.
    O estatuto sempre deve incluir o número total de ações que a organização pode liberar
    O estatuto sempre deve incluir o número total de ações que a organização pode liberar.
  • As reuniões. O estatuto deve também estabelecer os procedimentos e a periodicidade das reuniões ordinárias e extraordinárias a que comparecerão todos os conselheiros, bem como todos os acionistas ou membros. As declarações devem especificar a hora, as datas e o local exatos em que as reuniões regulares serão realizadas. O regimento interno deve ter certas inserções relacionadas a reuniões especiais com relação a quem, por que e como convocar essas assembléias especiais em ordem.
  • A contabilidade e auditoria. O estatuto deve incluir elementos para estabelecer procedimentos de contabilidade e auditoria relativos aos fundos da empresa, dividendos e outros assuntos relativos a dinheiro e ativos. Além disso, as disposições para as violações de cada diretriz e regra do estatuto também devem estar em vigor. Isso se aplica a sanções e penalidades. Além disso, o estatuto também deve esclarecer o procedimento caso certas atividades e movimentos entrem em conflito com outro documento muito importante, o contrato social.
  • As alterações. Por último, mas não menos importante, o estatuto deve ter uma disposição que explique que o estatuto está aberto a emendas, desde que certas diretrizes sejam seguidas, como proposições, votação e as emendas em si.

Uma vez que o estatuto social seja assinado por todos os acionistas, ele deverá ser implementado em sua totalidade. Todo acionista, seja ele maior ou menor, deve seguir as regras nele estabelecidas.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail