Como verificar a pressão dos pneus do carro?

Um bom medidor de pressão para pneus de carro
Você só vai precisar de um bom par de olhos, um bom medidor de pressão para pneus de carro e ar comprimido (geralmente disponível em postos de gasolina).

Verificar regularmente a pressão dos pneus dos carros é uma tarefa importante dos proprietários de carros que não querem morrer cedo, não querem perder dinheiro com pneus novos e não querem desperdiçar gasolina. Quando os pneus são calibrados incorretamente, eles se desgastam de forma desigual. Isso pode aumentar as chances de um pneu explodir a qualquer momento. Por outro lado, encher os pneus com a pressão recomendada fará com que durem mais tempo, aumentará a eficiência do motor (resultando em maior consumo de combustível) e tornará seu percurso mais suave. Este artigo explicará as etapas para verificar a pressão dos pneus do carro. Você só vai precisar de um bom par de olhos, um bom medidor de pressão para pneus de carro e ar comprimido (geralmente disponível em postos de gasolina).

O ar está dentro do pneu. Quando o ar dentro do pneu está quente ou quente, o ar se expande conforme a pressão aumenta, resultando em um pneu mais cheio. O oposto também é verdadeiro: quando o ar está frio, ele se contrai à medida que a pressão diminui, resultando em um pneu menos cheio. Com esta rápida lição de física, você deve verificar a pressão dos pneus somente depois que eles esfriarem (pneu frio), principalmente se você rodou o carro por mais de dois quilômetros.

Enchimento de pneu frio

Coloque o medidor de pressão do pneu uniformemente na haste da válvula
Coloque o medidor de pressão do pneu uniformemente na haste da válvula e pressione suavemente para obter uma leitura.

Descubra qual é o PSI recomendado (libras por polegada, uma unidade de pressão de medição) para a inflação de pneus frios para seu carro. Essas informações estão disponíveis no manual de serviço do carro. Alguns veículos também colocam as informações na parte interna da porta do lado do motorista. O PSI para a inflação do pneu frio é a pressão mínima para a qual um pneu deve ser inflado. A pressão dos pneus nunca deve ficar abaixo desse valor. As informações PSI podem até estar disponíveis nos próprios pneus. A maioria dos pneus inclui o PSI máximo na forma de impressão em relevo nos pneus. Como esta é a pressão máxima recomendada, você não deve encher os pneus com uma pressão superior a esse valor.

Localize a haste da válvula no pneu. É um bico preto, com cerca de 2,5 centímetros de comprimento, projetando-se perto da calota. Desaparafuse a tampa da haste da válvula e mantenha a tampa em um lugar onde não se perca (por exemplo, no seu bolso). Coloque o medidor de pressão do pneu uniformemente na haste da válvula e pressione suavemente para obter uma leitura. Um som sibilante indica fuga de ar; isso resultará em uma leitura imprecisa. Você pode tentar ajustar o ângulo do medidor e pressionar para baixo novamente até não ouvir mais nenhum chiado. Anote a leitura da pressão no manômetro. Se a leitura da pressão cair abaixo do mínimo recomendado, você terá que encher o pneu enchendo-o de ar usando um compressor. Se a pressão ultrapassar o máximo, você precisará esvaziar o pneu até que a pressão caia dentro da faixa. Repita o processo para cada pneu do seu carro. Certifique-se de recolocar a tampa da haste da válvula após verificar a pressão.

Verificar a pressão dos pneus do seu carro não leva muito tempo e, se você fizer isso regularmente, os benefícios em termos de longevidade do pneu, consumo de combustível e segurança pessoal serão muito maiores do que o pouco tempo que você gasta para verificar os pneus.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail