Como escolher um detector de gás?

Se você comprar um detector de gás capaz de detecção de porcentagem LEL mais baixa
Se você comprar um detector de gás capaz de detecção de porcentagem LEL mais baixa, o detector será capaz de avisá-lo da presença de gases em um ritmo muito mais rápido.

Os detectores de gás, também conhecidos como monitores de gás, são dispositivos básicos de segurança que você deve ter instalado em sua casa. É apenas uma precaução necessária de segurança doméstica que pode possivelmente salvar a vida de você e de seus familiares.

Alguns detectores de gás também são capazes de dizer se há muito pouco oxigênio nas redondezas
Alguns detectores de gás também são capazes de dizer se há muito pouco oxigênio nas redondezas.

Dito isso, a escolha de um detector de gás requer um pouco de pesquisa e comparação de preços de sua parte. Aqui estão alguns fatores que você pode levar em consideração ao escolher um detector de gás:

  1. Quantos gases o detector de gás pode detectar - Normalmente, você só precisa de um que possa detectar monóxido de carbono, mas outras versões de sensores de gás são capazes de detectar vários gases, incluindo metano, hidrogênio, propano, dióxido de enxofre, sulfeto de hidrogênio, óxido nítrico e ozônio. Alguns detectores de gás também são capazes de dizer se há muito pouco oxigênio nas redondezas.
  2. Suas especificações - você também precisa considerar as outras especificações do detector de gás, como sua sensibilidade e faixa de capacidade de detecção de vazamento de gás. O termo para o último é Limite Explosivo Inferior, ou LEL; quanto menor o LEL (por exemplo, 15% em oposição a 20%), menores as concentrações de gases que o detector é capaz de detectar. Se você comprar um detector de gás capaz de detecção de porcentagem LEL mais baixa, o detector será capaz de avisá-lo da presença de gases em um ritmo muito mais rápido. Os detectores de gás precisam ser calibrados para que possam produzir medições de gás precisas. Alguns detectores de gás são, no entanto, autocalibrados, portanto, exigiriam menos manutenção de sua parte.
  3. Vida útil da bateria e do sensor - verifique regularmente se a bateria do detector de gás está funcionando corretamente ou se é necessário substituí-la. Pergunte ao vendedor quanto tempo é a vida útil esperada da bateria. É preferível que seu detector de gás tenha muitos tipos de sinais de alerta - luzes, alarme, etc., incluindo um sinal de alerta se já precisar de baterias novas. Além disso, pergunte se os sensores podem ser substituídos quando estiverem gastos ou se você terá que comprar um novo detector de gás quando isso acontecer.
  4. Seus objetivos - você pode optar por ter um detector de gás portátil e sem fio se precisar carregá-lo no trabalho. Existem muitos desses pequenos e práticos disponíveis, mesmo em cores diferentes. Se você trabalha em uma indústria que requer monitoramento constante dos gases presentes na atmosfera (como em uma usina de energia ou uma indústria de manufatura), você pode precisar de um analisador de gás altamente especializado que permitirá que você determine com precisão a presença de gases, mesmo aqueles com volumes muito baixos. Se o seu objetivo principal é a detecção de vazamento de gás em sua casa, você pode optar por alarmes e detectores de gás mais padronizados disponíveis para uso doméstico.
  5. Suas necessidades especiais - se você tem familiares com deficiência auditiva, pode escolher um detector de gás com luzes piscando. Você também pode perguntar sobre o volume do alarme de gás e se ele pode ser ajustado; isso é especialmente importante se você estiver planejando colocar o detector de gás em um espaço não frequentado. Se você precisa colocar seu detector de gás em um ambiente extremo (como em uma sala de caldeira), opte por modelos que podem trabalhar em altas ou baixas temperaturas. Depois de comprar seu detector de gás, lembre-se de que sua localização é muito importante. Isso ocorre porque os detectores de gás podem detectar gases perigosos se eles estiverem nas proximidades do detector. Então, se houvesse várias fontes potenciais de gases em sua casa, você precisaria comprar dois ou mais detectores de gás. Você pode perguntar ao vendedor se você pode fazer um treinamento, incluindo conselhos sobre os melhores locais onde você pode ter seu detector instalado.
  6. Certificações e análises - Verifique se o detector de gás tem certificações de órgãos e instituições governamentais para garantir que ele foi aprovado em rigorosos padrões de segurança e eficácia. Também seria uma boa ideia procurar as avaliações e comentários dos usuários sobre as marcas específicas que você está procurando, para ter uma ideia melhor de qual modelo e marca específicos você deve comprar.

Conforme mencionado, os detectores de gás devem ser escolhidos com cuidado e bom senso. O plano aqui é que você compre o melhor detector de gás para seus propósitos, de modo que, depois de instalá-lo, haja uma coisa a menos para você se preocupar. Boa sorte e fique seguro!

Artigos relacionados
  1. Como escolher um roteador?
  2. Como escolher uma faca utilitária?
  3. Como escolher os tipos de tinta para parede?
  4. Como escolher instrumentos usados na medição de espessura?
  5. Como escolher o melhor material de cobertura?
  6. Como limpar um barril de cerveja?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail