Como fazer sulfeto de hidrogênio?

O sulfeto de hidrogênio é um composto químico freqüentemente produzido pela decomposição de materiais
O sulfeto de hidrogênio é um composto químico freqüentemente produzido pela decomposição de materiais residuais.

O sulfeto de hidrogênio é um composto químico freqüentemente produzido pela decomposição de materiais residuais. Sua fórmula composta é H2S, tóxica, inflamável e incolor. O cheiro de flatulência e ovos podres também é atribuído ao sulfeto de hidrogênio.

O sulfeto de hidrogênio tem outros nomes, alguns dos quais arcaicos. O sulfeto de hidrogênio é um composto fundamental no ciclo do enxofre. O sulfeto de hidrogênio tem muitos usos, como para química analítica (uso em laboratório em pequena escala, H2S foi feito para o gerador Kipp através da reação de sulfeto ferroso com ácido sulfúrico); na produção de compostos tioorgânicos (como etanotiol, ácido tioglicólico e metanotiol); em sulfetos de metais alcalinos (H2S se converte em hidrossulfetos alcalinos, como sulfeto de sódio e hidrossulfeto de sódio, que são usados na degradação de biopolímeros); e também como precursor de sulfuretos metálicos (o sulfeto de hidrogênio é rotineiramente usado para catalisadores ativos que são usados durante a hidrodessulfurização, e também é usado para modificar o comportamento de catalisadores metálicos em refinarias).

Processo denominado sulfeto de girdler

H2S agora também é usado na separação de óxido de deutério (por exemplo, água normal em água pesada) por meio do processo denominado sulfeto de Girdler.

Aqui estão algumas maneiras que você pode fazer ou onde pode encontrar sulfeto de hidrogênio.

  1. Uma maneira de obter sulfeto de hidrogênio é deixando o gás hidrogênio reagir com o enxofre elementar fundido a uma temperatura de 450°C. Simplificando, é uma separação do gás ácido com alto teor de H2S do gás natural.
  2. Em um laboratório, a preparação padrão consiste em aquecer lentamente um ácido forte com sulfeto de ferro (FeS) em um gerador Kipp.
  3. H2S pode ser encontrado em esgotos e pântanos com a degradação de sulfitos e falta de oxigênio.
  4. Também pode ser detectado em gases de vulcões, fontes termais, água de poços e gás natural.
  5. Um procedimento estranho também seria deixar o sulfeto de alumínio reagir com a água.
  6. A decomposição bacteriana da matéria orgânica (resíduos humanos e animais) também produz sulfeto de hidrogênio.
  7. Processos industriais como processamento de alimentos, fábricas de papel, fornos de coque e refinarias de petróleo sempre emitem sulfeto de hidrogênio.

Sulfato de hidrogênio

O sulfeto de hidrogênio é um composto fundamental no ciclo do enxofre
O sulfeto de hidrogênio é um composto fundamental no ciclo do enxofre.

Como mencionado, o sulfeto de hidrogênio é um gás inflamável e tóxico. É preciso ter cuidado com a exposição a esse gás. Vítimas em potencial podem não estar cientes de que ele está presente, porque embora seja possível detectá-lo facilmente devido ao seu odor forte, ele amortece o olfato humano.

Pode causar intoxicação em diferentes órgãos do corpo, sendo o sistema nervoso o mais afetado. Outros efeitos menores seriam tosse e dor de garganta, problemas respiratórios, náuseas, formação de fluidos nos pulmões e irritação nos olhos que pode durar algumas semanas.

Assim como qualquer outro produto químico, é preciso ter cuidado ao manusear esse composto. Embora possa ter outros usos industriais e comerciais, a exposição de humanos a níveis elevados deve sempre ser evitada.

Artigos relacionados
  1. Como fazer caixas de joias baratas?
  2. Como fazer tinta: tinta preta, tinta invisível e muito mais
  3. Como fazer artesanato de joaninha?
  4. Como fazer marfim?
  5. Como fazer Kite Winders?
  6. Como fazer lingas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail