Como usar um testador de circuito?

Testador de circuito AC / DC combinado
Existem três tipos de testadores de circuito: testador de circuito AC, testador de circuito DC e testador de circuito AC / DC combinado.

Com medo de choque elétrico? O choque elétrico é muito perigoso e fatal. Portanto, pare de adivinhar sobre a presença de eletricidade. Se você deseja verificar se há eletricidade presente no plugue ou se a superfície do seu aparelho ficou elétrica, um testador de circuito com certeza será útil.

Sondas detectam eletricidade

Um testador de circuito é um dispositivo eletrônico usado para um teste DIY de componentes elétricos. Ele detecta se a eletricidade está presente nos circuitos simplesmente colocando a sonda em áreas suspeitas. A luz do testador (às vezes uma lâmpada e às vezes LED) acende se as sondas detectam eletricidade. É fácil de usar, acessível e pode ser comprado em lojas de produtos elétricos em quase todos os lugares.

Antes de saber como usar um testador de circuito, deixe-me primeiro explicar o básico da eletrônica. A energia elétrica é determinada por quanto uma corrente elétrica (i) está sendo empurrada por uma voltagem (v). A potência é igual av vezes i.

O testador de circuito é um tipo muito básico de testador elétrico
O testador de circuito é um tipo muito básico de testador elétrico.

Para entender bem, deixe-me usar uma cachoeira como exemplo. A corrente é como a quantidade de água que cai de uma cachoeira. A voltagem pode ser comparada à altura da cachoeira. A força é o impacto da água das quedas nas rochas ou rio abaixo das quedas. Como você pode observar, quanto mais alta a cachoeira, maior é o impacto no rio. Da mesma forma, quanto mais água flui das quedas, maior também é o impacto. Lembre-se bem dessa ideia, pois será muito útil.

Testador de circuito

Mas se você for comprar um testador de circuito, o que fará então? Não se preocupe. Usar um testador de circuito é tão fácil quanto contar de um a cinco. Garantir a segurança. Você não quer ser eletrificado, quer? Para segurança, siga estas regras:

  1. Certifique-se de que não haja metais presos ao seu corpo, como um relógio de pulso ou joias.
  2. Certifique-se de que você não tem nenhuma conexão condutiva ao terra ou aterramento. Eletricidade estática simples em qualquer circuito causará um choque se você estiver conectado ao aterramento. Certifique-se de que está usando chinelos ou sapatos e que estão secos.
  3. Em alguns casos, pode ser necessário usar luvas com isolamento e óculos de proteção. Isso é necessário se você estiver lidando com aparelhos de alta potência e fontes elétricas. Alta corrente elétrica (medida em amperes (A)) pode causar grandes faíscas. Atenção: quanto mais alta a tensão, mais fácil é a centelha.
  4. Veja por que você comprou o testador de circuito correto. Existem três tipos de testadores de circuito: testador de circuito AC, testador de circuito DC e testador de circuito AC / DC combinado. Se você estiver usando o combo, certifique-se de que o seletor esteja configurado para o tipo correto de eletricidade a ser testado. Ao lidar com eletricidade de sua empresa de energia, AC (corrente alternada - alta tensão, baixa corrente) é o tipo de eletricidade que está sendo fornecida. Se você estiver testando uma bateria ou dispositivos operados por bateria, a configuração deve ser CC (corrente contínua - baixa tensão, alta corrente).
  5. Desligue o interruptor ou disjuntor da tomada que deseja testar. Se você estiver testando um aparelho, desconecte-o primeiro. Esta parte não é necessária ao lidar com baterias.
  6. Ao testar uma tomada, coloque as duas extremidades de metal da sonda de teste nas duas ranhuras da tomada da parede. Ao testar uma bateria, coloque a ponta de prova vermelha ou a ponta de prova com o sinal (+) no terminal positivo da bateria e a ponta de prova preta (a ponta de prova com o sinal (-)) no terminal negativo. Se você estiver testando um eletrodoméstico, coloque uma sonda no corpo do eletrodoméstico e a outra no aterramento (qualquer metal conectado ao aterramento).
  7. Para tomada CA: a luz da sonda de teste deve estar apagada. Se a luz acender mesmo que o interruptor esteja desligado, isso é um grande problema e pode causar acidentes horríveis ou incêndio. Contate um eletricista imediatamente. Se não houver luz, é um bom resultado. Para baterias: Como não há interruptores envolvidos, a luz da sonda deve estar acesa. Caso contrário, a bateria está descarregada ou esgotada. Para aparelhos: Se a luz da sonda estiver acesa mesmo se o aparelho não estiver conectado, então há eletricidade estática conectada ao corpo do aparelho. Leve o aparelho a um centro de serviço. Se não houver luz na sonda, é um bom resultado.
  8. Ligue o interruptor ou disjuntor. Para tomadas CA: a luz da sonda deve estar acesa. Se não estiver aceso, há uma fiação com defeito em seu sistema elétrico. Chame um eletricista para resolver seu problema. Para aparelhos: conecte e ligue o aparelho. Coloque uma sonda no corpo do aparelho e a outra no chão novamente. Não deve haver LUZ. Caso contrário, há um fio dentro do aparelho que está mal isolado e o aparelho pode causar choque elétrico ao usuário. Leve o aparelho a um centro de serviço autorizado.

O testador de circuito é um tipo muito básico de testador elétrico. Se você precisar de um testador para várias finalidades, pode preferir um multitestador elétrico ou multímetro. Possui voltímetro, amperímetro e ohmímetro integrados em um dispositivo. Este medidor é mais adequado para fazer projetos eletrônicos e testar placas de circuito ou placas impressas.

Artigos relacionados
  1. Como usar uma fonte de alimentação DC?
  2. Como usar um megôhmetro?
  3. Como usar a energia solar para reduzir os preços da energia?
  4. Como usar diferentes tipos de carregadores de bateria?
  5. Como usar dispositivos domésticos de detecção de gás?
  6. Como usar o tamanho correto do fio elétrico?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail