Como obter treinamento em sistemas de alarme de incêndio?

Os detectores de incêndio podem ser detectores fotoelétricos de fumaça
Os detectores de incêndio podem ser detectores fotoelétricos de fumaça e calor, detectores de ionização de fumaça, detectores de calor ou detectores de fumaça em dutos.

O fogo é um perigo que todos esperamos nunca encontrar. Felizmente, a incidência de mortes e ferimentos por incêndios foi bastante reduzida na Europa, principalmente devido ao aumento das medidas de segurança, como sistemas de proteção contra incêndio e sistemas de alarme de incêndio.

Detectores de fumaça mais simples normalmente encontrados

O que é um sistema de alarme de incêndio? Um sistema de alarme de incêndio é projetado para alertar as pessoas sobre a presença de calor e fumaça, mesmo de uma pequena fonte; ele é usado principalmente para edifícios industriais e comerciais e é diferente dos detectores de fumaça mais simples normalmente encontrados em residências.

Esses pontos são apenas para ajudá-lo a começar a obter treinamento básico em sistemas de alarme de incêndio
Esses pontos são apenas para ajudá-lo a começar a obter treinamento básico em sistemas de alarme de incêndio.

Treinamento extensivo em sistemas de alarme de incêndio é necessário para trabalhos relacionados à indústria de combate a incêndios. No entanto, qualquer pessoa de qualquer área pode se beneficiar do conhecimento sobre os fundamentos do treinamento em sistemas de alarme de incêndio. Se você gostaria de atualizar seus conhecimentos, continue lendo:

  1. Conheça a diferença entre sistemas de alarme de incêndio ativados manualmente e automáticos. Um sistema de alarme de incêndio ativado manualmente, em sua forma mais básica, funciona quando uma pessoa puxa uma alavanca para enviar um alarme para os painéis de alarme de incêndio e para outras pessoas dentro do edifício durante um incêndio. Já um sistema de alarme automático de incêndio consiste em detectores que detectam a ocorrência de calor e fumaça e enviam sinais a um serviço de alarme de incêndio ou acionam qualquer sistema operacional de incidência de incêndio.
  2. Conheça os componentes do sistema. Um sistema de alarme automático de incêndio possui vários componentes. Em primeiro lugar, estão seus dispositivos de iniciação, ou os sensores que primeiro detectam a fumaça e a chama. Os detectores de incêndio podem ser detectores fotoelétricos de fumaça e calor, detectores de ionização de fumaça, detectores de calor ou detectores de fumaça em dutos. Em segundo lugar estão os dispositivos de indicação ou notificação, que servem para alertar as pessoas sobre o perigo; estes incluem sinos, sinos, buzinas e luzes. Alguns outros aparelhos indicadores estão atualmente em uso, incluindo instruções de voz sobre como evacuar um edifício. Isso pode até ser repetido em diferentes idiomas. Em terceiro lugar estão os painéis de alarme de incêndio, que mostram o estado do sistema, saída de controle e informações de solução de problemas de abastecimento. Em quarto lugar estão o sistema de incêndio baterias ou fontes de alimentação de reserva. Eles devem ser capazes de manter o sistema funcionando mesmo quando a fonte de alimentação primária não funcionar. Cada componente deve ser monitorado e testado regularmente para garantir que estejam em condições de pico e funcionem corretamente em caso de emergência.
  3. Mandatos regulatórios. Existem alguns mandatos institucionais que regulam o uso de sistemas de alarme de incêndio, como o Código de Segurança de Vida 101 da NFPA (ou National Fire Protection Agency) que regula quais ocupações devem ter sistemas de alarme de incêndio; NFPA 70 ou o Código Elétrico Nacional que regula a fiação e o equipamento do sistema de alarme de incêndio; e NFPA 72 que fornece parâmetros de alarme de incêndio, incluindo procedimentos de projeto, teste e manutenção e protocolos operacionais. Aprenda sobre outros procedimentos lendo outras fontes institucionalizadas, como o manual Fire Protection e vários periódicos da NFPA.
  4. Conheça as orientações sobre como instalar corretamente o equipamento de alarme de incêndio. Existem várias orientações que você deve seguir na instalação do serviço de alarme de incêndio: Saiba quais decibéis definir os aparelhos indicadores para garantir que as pessoas ouçam claramente, mesmo em um ambiente de tráfego intenso; saiba que a alimentação do painel de controle de incêndio é dedicada especificamente ao sistema de alarme de incêndio; e conheça os locais adequados para instalar o seu equipamento de detecção de incêndio com base nas zonas do edifício com maior risco.

Esses pontos são apenas para ajudá-lo a começar a obter treinamento básico em sistemas de alarme de incêndio. Não importa o quão vitais sejam os alarmes de incêndio, as coisas mais importantes a saber ainda são as medidas preventivas que o ajudarão a evitar a incidência de incêndio em primeiro lugar. Esperamos que você atualize seu conhecimento sobre isso também! Fique seguro e lembre-se de que um conhecimento adequado pode salvar sua vida.

Artigos relacionados
  1. Como fazer testes de radônio em casa?
  2. Como manusear materiais inflamáveis com segurança?
  3. Como conectar um sistema de segurança residencial?
  4. Como detectar detectores de fumaça de fio rígido?
  5. Como ligar uma câmera de vigilância a um monitor de computador?
  6. Como melhorar a segurança doméstica?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail