Como aprender sobre os tipos de vinho branco?

Sauternes (grafados 'Sauterne' se referindo-se à versão menos distinta tipicamente produzida na Europa)
Exemplos de vinhos de sobremesa brancos são Muscat, Ice Wine e Sauternes (grafados 'Sauterne' se referindo-se à versão menos distinta tipicamente produzida na Europa).

O vinho branco pode ser um aprimoramento para muitas refeições ou simplesmente uma bebida refrescante para desfrutar por si só. Existem muitas variedades de vinho branco e com um pouco de conhecimento, pode começar a encontrar aquelas que se adequam ao seu gosto pessoal.

  1. Os vinhos brancos não são verdadeiramente brancos. Eles variam em tons de amarelos claros a dourados profundos. A cor dependerá da (s) uva (s) utilizada (s) e do processo de fermentação. Os vinhos brancos que foram fermentados em barricas de carvalho (como muitos Chardonnays) terão uma cor mais escura e dourada. Além disso, os brancos com alto teor de açúcar tendem a ter uma cor mais escura.

    Para determinar a cor de um vinho branco, coloque um copo sobre um pano branco, como um guardanapo ou toalha de mesa. Olhe direto para o vidro. Você verá sua verdadeira cor.

  2. Os vinhos brancos são produzidos a partir da polpa / suco da uva apenas, enquanto os vinhos tintos são produzidos a partir da uva inteira, incluindo a casca. Os vinhos brancos geralmente não têm taninos encontrados nos vinhos tintos porque os taninos vêm da pele e do caule.
  3. Embora alguns vinhos melhorem com a idade, você pode se surpreender ao saber que a maioria deles deve ser aberta mais cedo ou mais tarde. A maioria dos vinhos brancos deve ser aberta dentro de cerca de dois anos a partir da data de colheita na garrafa. Uma regra confiável é que se você comprou a garrafa por menos de 15€, ela não deve ser mantida por um longo prazo. Se você estiver comprando vinho que não irá beber imediatamente, peça ao vendedor de vinho uma recomendação sobre quanto tempo deve armazená-lo.
  4. Os vinhos brancos variam em sabor, desde leves a encorpados. Aqui estão algumas das variedades mais conhecidas de vinhos brancos listados do mais leve ao mais encorpado: Riesling, Pinot Gris (Pinot Grigio), Sauvignon Blanc, Pinot Blanc, Gewürztraminer, Sémillon e Chardonnay.
  5. Ao degustar um vinho branco, tente determinar as seguintes qualidades:
    • O vinho é seco ou doce? A secura varia entre os vinhos brancos. Um vinho doce vai sair da boca com um sabor frutado persistente.
    • Que sabores você prova no vinho? Você detecta sabores de carvalho, gramíneo, frutado, picante ou floral?
    • Que tipo de acabamento tem o vinho? O sabor e o peso ficam na boca apenas por um breve e fugaz momento, ou o vinho tem um final longo com sabores que perduram?

    Não se preocupe se você não conseguir determinar a resposta para todas essas perguntas no início. Quanto mais você beber vinho branco, mais será capaz de identificar essas qualidades.

    Os vinhos brancos não são verdadeiramente brancos
    Os vinhos brancos não são verdadeiramente brancos.
  6. Combinar deliberadamente vinhos brancos com alimentos pode levar a uma maior valorização de uma refeição como um todo. Aqui estão algumas diretrizes para combinar alguns dos vinhos brancos mais populares com alimentos. Lembre-se de que essas são apenas diretrizes, então sinta-se à vontade para beber o que for adequado ao seu gosto pessoal.

    Riesling: Riesling é um vinho de corpo leve que pode acompanhar uma variedade de alimentos. Beba com as refeições diárias. Acompanha especialmente queijos suaves, fiambre, massas com molhos leves, mariscos, aves e sobremesas. Os melhores Rieslings costumam vir da Alemanha.

    Pinot grigio: Pinot Grigio ganhou popularidade rapidamente nos últimos anos. Seu sabor cítrico crocante e leve combina bem com pratos mexicanos, aves e frutos do mar. É também um daqueles grandes vinhos que podem ser degustados à noite no deck traseiro.

    Sauvignon blanc: França e Nova Zelândia produzem excelentes Sauvignon Blancs que combinam bem com aperitivos, queijos suaves, saladas, massas, aves, frutos do mar leves e crustáceos.

    Chardonnay: Chardonnay é o branco mais popular. Seu sabor ousado se aplica bem a muitos alimentos que são tradicionalmente combinados com vinho tinto. Queijos fortes, carne de porco, frutos do mar pesados, carnes grelhadas e até mesmo carne bovina podem ser combinados com um Chardonnay.

  7. Existem vinhos brancos mais doces que também complementam a sobremesa. Um vinho de sobremesa não deve ser muito mais doce do que a sobremesa que o acompanha, mas doce o suficiente para realçar o deleite. Exemplos de vinhos de sobremesa brancos são Muscat, Ice Wine e Sauternes (grafados 'Sauterne' se referindo-se à versão menos distinta tipicamente produzida na Europa).
  8. Para saber mais sobre vinhos brancos, tente entrar em um clube do vinho. Os clubes do vinho enviam a você um determinado número de garrafas de vinho por mês, geralmente com sugestões sobre como harmonizar o vinho.
  9. Você também pode aprender mais verificando o seguinte: Cheers (o blog de vinhos da Europe Today), Wine espectador online (o site de uma revista que também é um recurso valioso) ou o curso de apreciação de vinhos na Wine Pages.
Artigos relacionados
  1. Como escolher vinhos e alimentos emparelhados?
  2. Como provar o vinho?
  3. Como aprender sobre os tipos de vinho tinto?
  4. Como armazenar vinho?
  5. Fazendo um café caseiro esfoliante: esfoliante corporal
  6. Como abrir uma cerveja sem abridor?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail