Como fazer uísque Bourbon?

O uísque Bourbon
O uísque Bourbon, conforme definido por lei na Europa, é um uísque que possui características claramente definidas.

Simplificando, o uísque é um destilado de uma bebida de malte fermentado. O uísque Bourbon, conforme definido por lei na Europa, é um uísque que possui características claramente definidas. Primeiro, ele deve ser feito de uma mistura de grãos composta de pelo menos 51% de milho, embora na prática a maior parte do bourbon tenha dois terços ou mais de milho. Em segundo lugar, a prova na destilação não deve ser superior a 160; quando em barril, não pode ultrapassar 125. Além disso, o bourbon deve ser envelhecido em barris de carvalho novos carbonizados. Isso não é tão complicado quanto pode parecer à primeira vista, pelo menos em teoria, embora na prática não seja fácil obter ou fazer barris de carvalho carbonizados, exceto em nível comercial. No entanto, as etapas do processo de fabricação do uísque bourbon são bastante diretas.

Fazendo uísque bourbon

O primeiro passo para fazer o uísque bourbon é se tornar um destilador licenciado. Isso é muito importante, já que destilar álcool em casa é ilegal na Europa. Em comparação com a dor de cabeça e a papelada que essa etapa acarreta, o resto é uma brisa. Basicamente, tudo se resume a quatro etapas: fermentação, destilação, envelhecimento e engarrafamento.

Geralmente, o bourbon é feito por meio de uma fermentação de purê azedo. Isso significa que parte do mosto usado em uma fermentação anterior é adicionado ao novo. O uso de um iniciador de massa fermentada na fabricação de pão é um tanto análogo. A adição de mash gasto ajuda a garantir um certo nível de continuidade do sabor de um lote para o outro. A etapa de fermentação é basicamente como fazer cerveja, mas sem adição de lúpulo. O fermento é adicionado ao mosto, convertendo os açúcares do milho maltado e de outros grãos em álcool e dióxido de carbono.

Alto teor de álcool

Assim que a fermentação estiver concluída, é hora de destilar o líquido resultante. Embora a destilação comercial seja exigente e complexa, a ideia básica é simples. A bebida fermentada é aquecida e o álcool, que ferve a uma temperatura inferior à da água, se vaporiza. O vapor do álcool escapa por um tubo ou mangueira, que é então resfriado para que o álcool volte à forma líquida, momento em que é coletado em outro recipiente. O líquido resultante é límpido e possui um teor de álcool muito alto.

Depois de destilado, o licor resultante é colocado em novos barris carbonizados de carvalho. Para ser rotulado como "Bourbon puro", ele deve envelhecer no barril por um período mínimo de dois anos. Durante o processo de envelhecimento, o bourbon ganha cor e sabores proporcionados pela madeira do barril.

Depois de pronto para o engarrafamento, o bourbon é diluído em água até a prova desejada. A maior parte do bourbon é engarrafada com 80 provas, embora isso não seja universal.

Artigos relacionados
  1. Como fazer um filtro de café?
  2. Como usar uma chave de fenda?
  3. Como fazer rótulos para garrafas?
  4. Como usar um abridor de garrafas de saca-rolhas?
  5. Faça suco de toranja fresco
  6. Como fazer suco de framboesa?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail