Como lidar com pontos problemáticos de corrosão em um aquecedor de água?

A haste anódica evita a corrosão do resto do aquecedor de água sacrificando o metal dentro da haste
A haste anódica evita a corrosão do resto do aquecedor de água sacrificando o metal dentro da haste.

7 lugares comuns para encontrar corrosão

A corrosão pode prejudicar a vida útil do seu aquecedor de água, não importa se você tem um sistema de aquecedor do tipo tanque, comercial ou solar. Saiba onde estão os 7 pontos problemáticos para aquecedores de água e como protegê-lo de elementos corrosivos.

  1. Elementos elétricos. A corrosão galvânica ocorre quando um metal sofre corrosão porque está em contato com um segundo metal. Este é o tipo de corrosão mais freqüentemente encontrado em aquecedores elétricos de água. Os elementos elétricos (as placas de aquecimento dentro do tanque) são feitos de aço com uma bainha de cobre. Quando o cobre externo e a base de aço interna ficam molhados, o resultado é eletrólise e corrosão. Se a corrosão continuar, eventualmente o elemento deixará de aquecer a água no tanque. Se você substituir o elemento elétrico e ocorrer corrosão dentro de um ano, é a haste do ânodo que precisará ser substituída.

    Você pode evitar a corrosão galvânica instalando uniões galvanizadas usando bicos de plástico na parte superior do tanque. O encanamento de plástico não está sujeito à corrosão galvânica. PB e CPVC podem se adaptar à maioria dos tubos de metal.

  2. Ânodos. Os ânodos são essenciais para a saúde a longo prazo do seu aquecedor de água. A haste anódica evita a corrosão do resto do aquecedor de água sacrificando o metal dentro da haste. Em essência, se estiver funcionando corretamente, a haste do ânodo irá corroer em vez do aquecedor de água. Às vezes, os ânodos podem ser cobertos por uma camada muito dura de carbonato de cálcio (veja os ânodos). Isso impedirá que a haste do ânodo faça seu trabalho e o próprio aquecedor de água começará a corroer. A única maneira de saber se um ânodo está coberto de carbonato de cálcio é removê-lo e tentar dobrá-lo. Se dobrar facilmente, a haste do ânodo não poderá mais ser reparada.
  3. Câmaras de combustão. As câmaras de combustão em aquecedores de água a gás são outro local problemático para a corrosão. Eles devem ser verificados regularmente quanto a corrosão e ferrugem. Para fazer isso, primeiro defina o controle de gás para PILOTO. Remova a tampa da escotilha e, em seguida, o desviador de tiragem (o capô na parte superior do tanque que coleta os gases de exaustão e os desvia para o respiradouro) e o defletor (que estará dentro do cano de combustão dentro do tanque). Você precisará usar uma lanterna para verificar se há danos causados pela água dentro do cano de combustão. Se houver ferrugem ou corrosão, chame um encanador o mais rápido possível.

    Em aquecedores de água comerciais, você precisará drenar o tanque e verificar se há ferrugem no interior. Se estiver presente, ligue para o fabricante para manutenção.

  4. Tubos de ventilação. Outra área problemática em aquecedores de água a gás são os tubos de ventilação. Esses tubos acima do aquecedor de água liberam os gases combustíveis do aquecedor de água para o exterior. O sistema de ventilação possui vários códigos de encanamento com instruções específicas para profissionais, portanto, não tente fazer nenhum trabalho no sistema de ventilação sozinho. Basta verificar se há furos enferrujados nos tubos. Se você encontrar algum, chame um encanador imediatamente. Gases de subproduto, bem como qualquer gás natural não utilizado, escaparão desses orifícios e permanecerão na área ao redor do aquecedor de água.
    O próprio aquecedor de água começará a corroer
    Isso impedirá que a haste do ânodo faça seu trabalho e o próprio aquecedor de água começará a corroer.
  5. Corrosão causada por água amolecida. O amaciamento de água remove ou reage quimicamente com minerais duros para torná-los inertes. O agente de amaciamento de água mais comum é o sal, que geralmente pode ser mais corrosivo e consumir ânodos mais rapidamente do que os minerais de endurecimento encontrados na água dura. Se você suavizou a água, verifique os ânodos no mínimo a cada dois anos.
  6. Materiais resistentes à corrosão para o resgate. Muitos aquecedores de água agora usam metais mais resistentes à corrosão ou outros materiais para o revestimento do tanque em vez de aço ou vidro. Alguns desses materiais resistentes à corrosão incluem cobre, plástico de aço inoxidável ou cimento. Se você está preocupado com problemas de corrosão do próprio tanque, considere instalar um tanque feito de algum desses materiais resistentes à corrosão.
  7. Sistemas de aquecimento solar de água. Hoje, os sistemas de aquecimento solar de água eliminaram a maioria dos problemas de corrosão que enfrentavam nas versões anteriores. Uma área problemática que deve ser verificada, entretanto, é o trocador de calor. Dentro dessas máquinas há um fluido de troca de calor oleoso que não escoa em climas frios (embora também não congele). Nessa situação, pode ocorrer corrosão; aquecedores solares de água devem ser monitorados nas estações frias.
Artigos relacionados
  1. Como ligar uma máquina de lavar louça de bancada?
  2. Como identificar aparelhos de dupla tensão?
  3. Como instalar uma máquina de lavar louça totalmente integrada?
  4. Como implementar dicas de segurança para aquecedores de água?
  5. Como instalar um depósito de lixo de texugo?
  6. Como instalar um plugue para uma secadora elétrica de roupas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail