Como calcular o OEE?

Para encontrar a porcentagem de desempenho necessária para calcular a eficácia geral do equipamento
Para encontrar a porcentagem de desempenho necessária para calcular a eficácia geral do equipamento, esta equação é usada.

Eficácia geral do equipamento (OEE) é um conjunto de métricas usado pelas instalações de manufatura. Este método de medição é usado para melhorar as operações, aumentar o ganho financeiro e melhorar a produtividade. Para calcular a eficácia geral do equipamento, primeiro é necessário determinar a disponibilidade, o desempenho e a qualidade do equipamento da instalação.

O tempo de inatividade inclui manutenção

O primeiro fator mensurável do OEE é a disponibilidade de uma instalação de manufatura. Essa medição é baseada no tempo disponível líquido das instalações para produção e na quantidade de tempo de inatividade da produção. O tempo de inatividade inclui manutenção, falha da máquina e tempo de descanso

Para encontrar a porcentagem de disponibilidade necessária para calcular a eficácia geral do equipamento, esta equação é usada:

Equipamento de horas

Horas de uso do equipamento / horas disponíveis = disponibilidade da máquina

Por exemplo, se uma máquina é usada 10 horas por dia, mas está disponível para operação 20 horas por dia, sua disponibilidade é de 50%.

O desempenho de uma máquina é outro fator utilizado para medir as operações OEE. Para calcular o desempenho, é necessário conhecer a velocidade atual da operação e a velocidade que ela é capaz.

Para encontrar a porcentagem de desempenho necessária para calcular a eficácia geral do equipamento, esta equação é usada:

Produtos produzidos / máquina

Número real de produtos produzidos / capacidade da máquina = Desempenho

Por exemplo, se a máquina está produzindo 110 produtos por dia, mas é capaz de produzir 200 produtos por dia, seu percentual de desempenho é de 55%.

Para encontrar a porcentagem de qualidade necessária para calcular o OEE
Para encontrar a porcentagem de qualidade necessária para calcular o OEE, esta equação é usada.

A qualidade da produção também precisa ser determinada para calcular a eficácia geral do equipamento. Para calcular a porcentagem de qualidade, o número de produtos rejeitados produzidos e o número total de produtos fabricados precisam ser conhecidos.

Porcentagem de qualidade necessária

Para encontrar a porcentagem de qualidade necessária para calcular o OEE, esta equação é usada:

Produtos de qualidade fabricados / Número total de produtos = Qualidade

Um exemplo disso seria uma máquina feita com um total de 200 unidades boas, mas 300 no total foram feitas. O percentual de qualidade é de 67%.

Depois que a disponibilidade, o desempenho e a qualidade das instalações são determinados, a eficácia geral do equipamento pode ser calculada.

Para encontrar o OEE, esses três fatores são multiplicados.

OEE = Disponibilidade x Desempenho x Qualidade

Eficácia do equipamento

Nos exemplos acima, a disponibilidade do equipamento foi de 50%, o desempenho foi de 55% e a qualidade foi de 66%. Usando a equação acima, a eficácia geral do equipamento é 18,43%. (50 x 55 x 67 = 18,43%)

Agora que a eficácia geral do equipamento foi calculada, as oportunidades de melhoria podem ser determinadas. Os números que a equação geral da eficácia do equipamento produz não resolvem o problema atual da máquina, no entanto, o cálculo das perdas pode ser analisado e novos padrões de desempenho podem ser definidos.

Artigos relacionados
  1. Como habilitar o serviço de folha de pagamento?
  2. Como criar um formulário de pedido em seu site?
  3. Como manter registros de negócios do eBay para fins fiscais?
  4. Como escrever uma carta de despejo?
  5. Como simplificar o planejamento da produção?
  6. Como fazer gerenciamento de construção de baixo custo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail