Como entender os clusters de alta disponibilidade?

Tecnologia por trás da Alta Disponibilidade
É assim que a Alta Disponibilidade funciona e alguns dos elementos e tecnologia por trás da Alta Disponibilidade.

Os clusters de alta disponibilidade ou HA são definidos como clusters de computador executados para fornecer serviços. A alta disponibilidade é conhecida por sua capacidade de realizar um failover. O High Availability é capaz de fornecer serviços ao usuário em caso de falha do sistema. Os clusters HA são capazes de detectar erros no hardware ou software. Isso permite que o usuário ainda use o sistema, mesmo sem ter que corrigir os erros.

Clusters de alta disponibilidade

Os clusters de alta disponibilidade são normalmente ideais para usuários que criam um grande banco de dados composto de informações vitais. Também é útil para computadores conectados em uma única rede e para redes de armazenamento.

O High Availability é capaz de fornecer serviços ao usuário em caso de falha do sistema
O High Availability é capaz de fornecer serviços ao usuário em caso de falha do sistema.

Aqui está a arquitetura do sistema por trás dos clusters de alta disponibilidade:

  1. Processo de restauração. O High Availability passa por cinco fases diferentes para restaurar o sistema e permitir que ele seja usado pelo usuário. Esta é uma das melhores soluções para interrupções repentinas de energia e falhas no sistema. É um sistema de tolerância a falhas que funciona para poder atender o cliente em erros não planejados ou falhas que podem impedir o cliente de trabalhar ou acessar o banco de dados. O tempo do processo de restauração depende do tamanho do servidor, do número de servidores e dos minutos de interrupção. A alta disponibilidade também está disponível para sistemas Linux para clustering Linux.
  2. Clusters de alta disponibilidade. Nós são as partes que criam redundância em um cluster de alta disponibilidade. A redundância é necessária para que o sistema de alto armazenamento ainda funcione de forma eficiente quando houver uma falha repentina. Os clusters de alta disponibilidade são usados para monitorar o estado dos nós que se encontram dentro dos clusters.
  3. Nós. O tamanho básico de um cluster de alta disponibilidade é um cluster composto por dois nós. Existem diferentes modelos para os nós. Alguns desses modelos são Ativo / Ativo, Ativo / Passivo, N + 1, N + M, N-para-1 e N-para-N. Os nós funcionam quando há uma queda de energia ou queda repentina. O banco de dados poderá ser iniciado por causa dos nós do cluster que são redundantes.
  4. Funções de nós. Existem diferentes funções para os nós. Isso inclui o espelhamento de disco que replica os discos internos para que o sistema não trave. Outra função são as conexões de rede redundantes. A rede redundante é feita para que, quando a rede falhar, a rede ainda possa ser acessada. A rede de área de armazenamento também é replicada ou tornada redundante para que o sistema de armazenamento ainda esteja conectado à rede quando houver falha de energia. A última função dos nós é a redundância de energia elétrica. Isso permite que todo o sistema ainda funcione após uma falha ou queda de energia.

É assim que a Alta Disponibilidade funciona e alguns dos elementos e tecnologia por trás da Alta Disponibilidade. Os clusters de alta disponibilidade são realmente úteis para empresas que possuem uma grande coleção de informações vitais em seus bancos de dados. A alta disponibilidade também pode economizar muitos custos de reparo de software e hardware quando ele travar.

Artigos relacionados
  1. Como entender as diferenças entre LAN e WAN?
  2. Como conectar cabos LAN?
  3. Como construir uma rede WiMax?
  4. Protocolos de Rede de Comunicação
  5. Como quebrar a criptografia WEP?
  6. Como comprar um roteador sem fio doméstico?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail