Como determinar o sexo de pintinhos?

A capacidade de fazer sexo com pintinhos de um dia é importante porque cada gênero tem sua própria
A capacidade de fazer sexo com pintinhos de um dia é importante porque cada gênero tem sua própria importância na indústria avícola.

Sexar galinhas não é muito fácil, mas é possível

A capacidade de fazer sexo com pintinhos de um dia é importante porque cada gênero tem sua própria importância na indústria avícola. Galinhas, ou galinhas fêmeas, são criadas para se tornarem produtoras de ovos, enquanto galos, ou galinhas machos, são criados para se tornarem produtores de carne. Saber o sexo das galinhas de um dia evita que os produtores desses produtos avícolas os criem até que tenham idade suficiente para distingui-los simplesmente pelo olhar. Leva de quatro a seis semanas para que as características sexuais secundárias, como o tamanho e a forma do pente, se tornem visíveis o suficiente para distinguir os dois sexos. No entanto, a sexagem não é fácil devido à localização dos órgãos sexuais dentro do corpo da galinha.

A sexagem por cores é o método mais recente de determinar o sexo de uma galinha de um dia
A sexagem por cores é o método mais recente de determinar o sexo de uma galinha de um dia.

A sexagem não se provou precisa até a década de 1930, quando dois professores japoneses aperfeiçoaram sua técnica. Essa técnica se tornou o primeiro de quatro métodos comumente aceitos, conhecido como sexagem cloacal ou cloacal. Os métodos restantes são o método da máquina, a sexagem das penas e a sexagem por cores.

  1. Cloacal, ou sexagem de ventilação, foi o primeiro método aperfeiçoado e é o método mais antigo usado hoje para distinguir entre galinhas de um dia e galos. Embora esse método não seja fácil de realizar, com treinamento e experiência adequados, o indivíduo que o executa geralmente pode obter resultados positivos. Esse método envolve o exame da cloaca do pintinho, localizada sob sua cauda, em busca de um órgão genital. Se o órgão genital estiver presente na cloaca, ele se parecerá com uma pequena espinha e o frango será um galo.
  2. A sexagem por máquina é o segundo método mais antigo de sexagem. O método máquina entrou em existência em 1950. Hoje essas máquinas, a Keeler Optical e a Chicktester, não estão mais em produção e não há peças em produção para as máquinas que ainda podem ser utilizadas. Essas máquinas funcionavam por meio de um tubo telescópico com uma luz inserida em um respiradouro evacuado do pintinho em questão. O testador olha cuidadosamente para as lentes do instrumento e determina o sexo da galinha, verificando se ela tem testículos ou ovários.
  3. A sexagem por penas tornou-se possível em 1969, após vários anos de pesquisa genética pela Tegels Poultry Breeding Company. Este método só é possível se uma fêmea de uma raça de penas lentas for cruzada com um macho de uma raça de penas rápidas. O sexo dos pintinhos produzidos a partir deste cruzamento pode ser determinado durante as primeiras 48 horas após a eclosão, observando-se as penas primárias e secundárias localizadas nas asas do pintinho. As penas primárias serão notavelmente mais longas do que as secundárias em um pintinho fêmea. Em um macho, as penas primárias e secundárias têm o mesmo comprimento.
  4. A sexagem por cores é o método mais recente de determinar o sexo de uma galinha de um dia. Em 1975, criadores comerciais foram desenvolvidos e os pintos desses criadores podem ser identificados como galinhas e galos pela cor de sua plumagem. A plumagem das galinhas é geralmente branca, enquanto a plumagem dos galos é marrom.
Artigos relacionados
  1. Como chocar um ovo de galinha?
  2. Como criar gado de pasto?
  3. Como ordenhar vacas?
  4. Como criar galinhas-pintadas?
  5. Como repelir galinhas?
  6. Como comprar pintinhos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail