Como construir um motor de corrida de kart?

Antes de construir um motor de corrida para um kart
Antes de construir um motor de corrida para um kart, há algumas determinações que devem ser feitas.

Antes de construir um motor de corrida para um kart, há algumas determinações que devem ser feitas. Por um lado, o motor será usado em um kart que está competindo em corridas de Sprint que envolvem virar à esquerda e à direita ou em corridas Ovais, onde os karts só viram à esquerda. Isso é necessário para decidir a potência do motor, já que entrar e sair das curvas e voltar a ganhar velocidade rapidamente requer mais potência. Com as corridas Oval, é mais uma questão de marcha porque, uma vez que aumenta a velocidade, a demanda por cavalos de força é bastante reduzida.

Recurso de competições de kart

Outra determinação é o tamanho do motor a ser construído, já que as competições de kart apresentam diferentes classes que se baseiam principalmente na cilindrada do motor. Uma vez que essas determinações tenham sido feitas, o processo de construção do motor se resume a duas alternativas.

A primeira é montar completamente um novo motor a partir de um conjunto de peças ou kit de motor que podem ser adquiridos em um revendedor ou mesmo em fontes online confiáveis. Certamente, construir um motor de kart de corrida dessa maneira tem certas considerações de custo e restrições de tempo porque os novos motores são caros e leva tempo para montá-los corretamente. Além disso, há testes e ajustes em qualquer motor de corrida, então essa forma de construção do motor provavelmente está mais de acordo com um esforço de corrida profissional desenvolvido.

A segunda alternativa é converter um motor já montado para funcionar em um kart de corrida
A segunda alternativa é converter um motor já montado para funcionar em um kart de corrida.

A segunda alternativa é converter um motor já montado para funcionar em um kart de corrida. Aqui, os recursos para motores são bastante vastos e pode-se encontrar praticamente qualquer tamanho de motor de 150 cc a 350 cc e mais, juntamente com várias faixas de potência de 5 hp a 30 hp e acima.

Sistema de acionamento vertical

Alguns ainda acham a ideia de puxar um motor de um cortador de grama e parafusá-lo a uma estrutura de kart. Mas o problema aqui é que o motor do cortador de grama tem um sistema de tração vertical e um carro de corrida tem um sistema de tração horizontal. A conversão pode ser realizada, mas está envolvida e provavelmente acabaria custando mais do que comprar um motor de transmissão horizontal e reconstruí-lo para atender às especificações de uma determinada classe de competição.

Mais uma vez, as fontes para motores pequenos são numerosas e encontrar um motor que esteja próximo da potência e do deslocamento desejados é relativamente fácil de fazer. Existem esquemas e livros de especificações de motores de todos os tamanhos, e alterar o diâmetro e o curso de um desses motores para acomodar uma classe de competição não é uma tarefa difícil.

Ao puxar a cabeça do cilindro e remover a bandeja do cárter, tem-se acesso ao virabrequim e à câmara de combustão. As válvulas podem ser removidas e polidas e as mangas do cilindro mudadas de alumínio para aço. Novos pistões, mancais de manivela e guias de válvula podem ser instalados e isso adicionará durabilidade e longevidade ao motor de corrida. E certifique-se de implementar um sistema de escapamento com curvas mínimas para minimizar a contrapressão e aumentar a eficiência do motor.

Artigos relacionados
  1. Como encontrar cupons de cremalheira de pneu?
  2. Como localizar um código de rádio BMW?
  3. Como localizar o código de um rádio BMW?
  4. Como fazer modelos de aerógrafo?
  5. Como encontrar um bom forro de cama do caminhão utilitário?
  6. Como afrouxar a alça de ombro do cinto de segurança do carro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail