Como identificar e tratar a constipação felina?

Obstipação - Esta situação ocorre quando o cólon do gato é bloqueado
Obstipação - Esta situação ocorre quando o cólon do gato é bloqueado e não consegue evacuar.

A constipação felina não é incomum e, embora seja mais comumente encontrada em gatos mais velhos, pode ocorrer em gatos de qualquer idade. Geralmente, um gato evacua uma ou duas vezes por dia. Uma mudança nesse padrão pode indicar que o gato está sofrendo de constipação. Este artigo aborda algumas informações que podem ajudá-lo a identificar e tratar esse problema de saúde.

Sintomas

  1. Perda de apetite - um gato que sofre de prisão de ventre normalmente terá menos interesse em comida. Ele pode ter problemas de estômago e não ter vontade de comer ou comer muito menos do que o normal.
  2. Viagens frequentes à caixa de areia - Quando um gato está constipado, sente vontade de usar a caixa de areia, mas não consegue evacuar. O gato pode passar mais tempo do que o normal em sua caixa, mas não haverá qualquer evidência de desperdício. Você também pode encontrar uma pequena quantidade de diarreia que pode até ter uma coloração levemente sanguinolenta.
  3. Letargia - Você pode notar que o gato encontrará um lugar tranquilo para dormir e ser menos social.

Existem três tipos de prisão de ventre e o tratamento varia de acordo com o tipo específico de que o gato sofre. Os três tipos são os seguintes:

  1. Constipação - este é o termo geral para a condição em que o animal é incapaz de evacuar por completo ou o faz com grande dificuldade.
  2. Obstipação - Esta situação ocorre quando o cólon do gato é bloqueado e não consegue evacuar.
  3. Megacólon - Esta condição é a mais extrema das três e envolve uma perda de movimento nos músculos das paredes do cólon. Normalmente, isso é resultado direto da constipação ou obstipação, mas pode ocorrer quando a matéria fecal permanece no cólon e se acumula, bloqueando a passagem.

Causas

A constipação felina não é incomum e
A constipação felina não é incomum e, embora seja mais comumente encontrada em gatos mais velhos, pode ocorrer em gatos de qualquer idade.

Essa condição pode ocorrer naturalmente, mas geralmente é o resultado de outros fatores. Aqui estão algumas das causas mais comuns:

  1. Desidratação - a água é um componente essencial da dieta de um gato. A falta de água pode levar ao endurecimento das fezes e dificuldade para defecar. Isso, por sua vez, pode fazer com que o gato fique constipado.
  2. Dieta - Os gatos precisam de uma dieta balanceada e nunca devem ser alimentados com comida humana. Alimentos ricos, gordurosos ou salgados podem desidratar um gato. Os gatos também podem ficar constipados ao comer ossos ou outros animais, ou até mesmo cabelo. Observe também o peso do seu gato. Gatos com excesso de peso tendem a sofrer mais com essa condição.
  3. Higiene - Acredite ou não, um gato pode evitar usar uma caixa suja e, sendo uma criatura de hábitos, tentará segurar a evacuação em vez de usar uma caixa suja. Isso pode levar ao acúmulo de matéria fecal no cólon, que vai endurecer, causando prisão de ventre. Tenha cuidado ao trocar de marca de maca de gato. Alguns gatos mimados se recusam a usar a caixa se não gostarem do tipo de lixo!
  4. Outros fatores - a falta de exercícios pode levar à constipação, assim como o estresse, outras doenças ou infecções na região anal. Os tumores também podem causar a incapacidade de um gato de evacuar.

Tratamento

Geralmente sangue

Antes que seu gato possa ser tratado, o veterinário deve determinar a gravidade da doença e se ocorreu ou não danos ao cólon. O nível de hidratação deve ser verificado e, geralmente, exames de sangue e urina são necessários para determinar se há algo mais sério causando a doença. Às vezes, um raio-X é necessário para determinar se há um bloqueio ou mesmo um objeto estranho no cólon.

O tratamento depende da gravidade da doença, mas geralmente envolve a hidratação do gato. Pode ser necessária hidratação intravenosa. Um enema também pode ser necessário. Em alguns casos, o gato terá que ser anestesiado para que as fezes endurecidas possam ser removidas do cólon. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária para remover parte do cólon.

Recomende adicionar fibra

Assim que o gato for tratado e voltar para casa, certifique-se de que ele tenha bastante água potável. Alimente o gato com comida enlatada úmida em vez de seca. Transforme-o em uma mistura de alimentos secos e úmidos. Alguns veterinários recomendam adicionar fibras à dieta do gato na forma de farelo ou um produto de venda livre como o Metamucil.

Artigos relacionados
  1. Os 5 principais benefícios da cannabis para gatos
  2. Como brincar com um gatinho?
  3. Como se livrar do odor de gato naturalmente?
  4. Como fazer decoração de interiores para proprietários de gatos?
  5. Como lidar com uma infestação de carrapatos?
  6. Limpando o vômito do gato de carpetes: dicas para limpar carpetes
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail