Tratamento da artrite canina: questões e problemas de saúde canina

Com sobrepeso são propensos a artrite canina por causa do excesso de bagagem que devem carregar
Cães maiores e com sobrepeso são propensos a artrite canina por causa do excesso de bagagem que devem carregar, por isso a saúde do cão é crítica.

Ajude a confortar seu animal de estimação, aprendendo como identificar e tratar a artrite em cães

Os cães, como os humanos, podem ter artrite à medida que envelhecem. A artrite canina é uma condição que afeta muitas raças e é uma doença grave que deve ser tratada pelos donos de animais de estimação. Este artigo pode ajudá-lo a fazer observações fundamentadas se você estiver preocupado com a possibilidade de seu cão ter essa doença dolorosa.

  1. Artrite canina: o que é? As perguntas sobre saúde canina geralmente incluem perguntas sobre artrite. A artrite canina é a inflamação ou inchaço das articulações de um cão. Esse inchaço causa dor no cão quando ele se move e, em casos graves, alguma dor associada ocorre mesmo quando o cão permanece parado. A artrite canina é uma condição que piora com o envelhecimento dos cães e rapidamente se torna um dos problemas de saúde caninos mais sérios, pois afeta a capacidade de seu cão andar. Um em cada cinco cães com mais de sete anos sofre de alguma forma de artrite. Embora mais rara, a artrite canina também pode estar presente em cães mais jovens. As formas mais comuns de artrite canina são reumatóide, osteoartrite e artrite séptica.
  2. A artrite reumatóide ocorre quando o sistema imunológico do cão cria anticorpos que matam as proteínas do corpo, obviamente um dos problemas mais sérios dos cães. A cartilagem nas articulações fica inflamada como resultado da resposta auto-imune. Os esteróides são normalmente administrados para matar os anticorpos e fortalecer o tecido ao redor das articulações.
  3. Osteoartrite. Essa marca da doença é quase sempre genética, começando com inchaço na articulação e ao redor dela e piorando com a idade. Os efeitos do inchaço fazem com que a cartilagem e o osso enfraqueçam na articulação. Em alguns casos, a condição piora tão rapidamente que o dono não terá problemas em reconhecer a dor de seu cão. No entanto, a osteoartrite pode ser um processo lento, às vezes tão lento que é difícil para o proprietário reconhecer.
  4. A artrite séptica ocorre quando uma infecção no sistema do cão é transportada para a articulação. A infecção viaja pela corrente sanguínea e se aninha na articulação.
    A condição piora tão rapidamente que o dono não terá problemas em reconhecer a dor de seu cão
    Em alguns casos, a condição piora tão rapidamente que o dono não terá problemas em reconhecer a dor de seu cão.
  5. Sintomas. Como você sabe se Fido tem um problema de artrite? A seguir estão alguns dos sintomas comuns a serem observados:
    • Claudicação em um membro.
    • Letargia.
    • Hesitação para pular.
    • Diminuição perceptível no desejo de fazer caminhadas ou subir escadas.
    • Rigidez pela manhã.
    • Sinais de claudicação ou estremecimento ao usar as articulações das pernas.
    • Uivos e latidos atípicos antes do início ou durante o exercício.
  6. Causas. Cada forma de artrite pode estar associada a diferentes causas. A artrite séptica, conforme mencionado acima, é o resultado direto de uma infecção na corrente sanguínea. A osteoartrite é geralmente genética e a artrite reumatóide é geralmente o subproduto de um defeito do sistema auto-imune. A displasia do quadril também é uma causa dessa forma ou artrite na região do quadril. Esta condição descreve a formação anormal do osso do quadril do cão; em essência, os cães com esse deslocamento nasceram com as articulações do quadril soltas. Esta configuração anormal cria inchaço e os problemas associados à artrite canina. O exercício excessivo e lesões repetidas na mesma parte do corpo também podem ser as causas da artrite canina.

    A idade e o tamanho também podem causar artrite. Os cães, principalmente os maiores, costumam adquirir problemas de artrite. No caso de artrite em cães maiores, o culpado é frequentemente a osteoartrite na forma de displasia da anca.

  7. Tratamentos. A seguir estão as maneiras de como tratar a artrite canina:
    • Medicação. Existem maneiras de combater a doença e aliviar o desconforto por meio do tratamento da artrite canina. Conforme discutido acima, a medicação para a dor é geralmente administrada a cães que sofrem de artrite osteopática. É importante compreender os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos que você está dando ao seu cão. Vômitos, diarréia, náuseas e queda de cabelo são alguns efeitos colaterais típicos de analgésicos em cães, mas o uso prolongado pode até causar problemas renais e hepáticos.
    • Natural. Suplementar a dieta do seu cão com sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina ajuda a prevenir a deterioração da cartilagem. Os sulfatos de glucosamina e condroitina atraem líquido para a articulação, aumentando assim a lubrificação da cartilagem. Isso promove um movimento mais suave dos ossos e músculos do seu animal de estimação. Também mata as enzimas perigosas que atacam a cartilagem. Você pode obter comprimidos para seu cão comer com as refeições. Os vegetais, em particular o aipo, também são ótimos para fortalecer as articulações. Corte ou misture alguns vegetais e adicione a mistura ao prato do cão na próxima vez que ele fizer uma refeição. No entanto, não use cogumelos ou cebolas, pois às vezes podem ser tóxicos para os cães.
  8. Prevenção:
    • Gordura ruim e gordura boa. Mantenha seu cão saudável monitorando seus hábitos alimentares. Cães maiores e com sobrepeso são propensos a artrite canina por causa do excesso de bagagem que devem carregar, portanto a saúde do cão é crítica. Filhotes que experimentam rápido ganho de peso às vezes desenvolvem deslocamento articular. Lembre-se de que um cão gordo nem sempre é, nem sempre, feliz e saudável.

      Os ácidos graxos ômega 3 estão ausentes na dieta de muitos cães. Omega 3 ajuda a regular a pressão nas articulações. As cápsulas de óleo de peixe, colocadas em uma saborosa guloseima de carne, são uma excelente fonte de "boa gordura" para o seu cão.

    • Mantenha-o aquecido. Os cães, como os humanos, podem ficar doloridos no clima úmido e frio. Mantenha a área de dormir do seu cão agradável e aconchegante com cobertores e roupas de cama confortáveis. O frio contrai as articulações e torna os movimentos mais difíceis e dolorosos. Se o seu cão for mais velho e apresentar sintomas de artrite, não o deixe do lado de fora à noite, mesmo no verão, quando há vento e umidade.
    • Cirurgia. A artrite canina, em alguns casos, pode ser prevenida com cirurgia. Os médicos usam equipamento de raios-X para localizar deformidades nas articulações. As cirurgias irão remediar o mau funcionamento, mas não podem garantir que seu cão não desenvolverá algum grau de artrite com a idade. A cirurgia também pode ser realizada em um cão idoso; a artroplastia total do quadril é uma opção para cães com displasia grave do quadril e artrite associada. Esse método pode ser muito desgastante para um cão e a recuperação pode ser dolorosa. Se você pode prevenir a artrite ou diminuir os efeitos com as soluções mencionadas, faça-o. A prevenção, desde cedo, é sempre a melhor resposta.

Trabalhe com seu veterinário para entender a natureza e a intensidade exata da condição do seu cão. Juntos, determinem o caminho correto do tratamento e permaneçam positivos. É melhor que você e seu cão tenham uma boa atitude para combater essa dor. Lembre-se, também, que as pequenas coisas podem melhorar a qualidade de vida do seu animal de estimação. Construa uma rampa para que seu cachorro corra, levante o prato de comida um pouco mais alto para que ele não precise usar tanto o pescoço e certifique-se de que sua área de dormir seja de fácil acesso sem ter que pular ou subir escadas. Massagens são ótimas para pacientes com artrite e outras doenças relacionadas. Trate seu cão artrítico como trataria um parente humano, com pequenas ações atenciosas como essas.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail