Como detectar problemas respiratórios em Yorkshire Terrier?

Tem uma tendência geral a ter problemas respiratórios
O Yorkshire Terrier, como outros cães pequenos, tem uma tendência geral a ter problemas respiratórios, como espirros reversos e colapso traqueal.

O Yorkshire Terrier é um dos cães de brinquedo mais amados. Embora sejam tão fofinhos quanto qualquer outro cãozinho de estimação, os Yorkshire Terriers também são cães pequenos com uma atitude grande. Eles podem ser orgulhosos e teimosos, se deixados sem o devido treinamento de obediência. No entanto, um Yorkshire terrier com bom temperamento será o cão de apartamento perfeito - pequeno, sociável e que gosta de viver um estilo de vida agitado.

Devido ao seu pequeno tamanho, o Yorkshire Terrier exige que o proprietário esteja particularmente atento à sua saúde. O Yorkshire Terrier, como outros cães pequenos, tem uma tendência geral a ter problemas respiratórios, como espirros reversos e colapso traqueal. Este último é muito mais precário do que o primeiro, mas os dois apresentam sintomas semelhantes. Se você suspeita que seu cão está sentindo algum desconforto respiratório, considere as dicas a seguir para identificar se seu cão tem problemas respiratórios.

Pequenas partículas presas dentro

Saiba a diferença entre colapso traqueal e espirros reversos. O colapso da traqueia é o aperto da traquéia ou traquéia causado pelo amolecimento dos anéis de cartilagem da garganta. Nesta condição, o diâmetro da traqueia diminui, dificultando a respiração de raças de cães em miniatura, como Yorkshire terrier, Maltes, Pomeranian, Chihuahua, Toy Poodle e outros cães de brinquedo. Por outro lado, o espirro reverso é uma condição normal desencadeada por qualquer irritação na garganta do seu cão, como gotejamento pós-nasal, alergias, exercícios, puxar a guia, pequenas partículas pego por dentro, comendo ou bebendo e até mesmo empolgação. Devido à irritação, o tecido mole da paleta sofre espasmos e causa desconforto respiratório. O importante a lembrar é que uma dessas condições é muito mais perigosa para a saúde do seu cão do que a outra. Compreender as condições e suas implicações são os passos mais importantes em qualquer tentativa de cuidar do bem-estar do seu cão.

O Yorkshire Terrier é um dos cães de brinquedo mais amados
O Yorkshire Terrier é um dos cães de brinquedo mais amados.

Identifique os sintomas gerais. Se o seu cão tem qualquer uma dessas duas condições, você deve ser capaz de ver os seguintes sintomas: respiração ruidosa, tosse, respiração ofegante, engasgo e tosse que soa como um ganso gritando. Esses sintomas tendem a se manifestar mais severamente em Yorkshire Terriers que são obesos e de meia-idade.

Yorkie apresentando colapso traqueal

Alerte-se para sintomas mais específicos. Embora ambas as condições tenham os mesmos sintomas, um Yorkie com colapso traqueal manifestará sintomas mais perigosos, enquanto outro que sofre de espirros reversos não. Em geral, o espirro reverso só fará com que seu cão estenda o pescoço e expanda o peito de forma consistente, pois fica mais difícil respirar. Por outro lado, um cão que sofre de colapso traqueal às vezes pode ter pele e gengivas azuladas devido à depleção de oxigênio. Também pode ocorrer desmaio. No entanto, é aconselhável não deixar o quadro piorar até agora. Assim que os sintomas gerais aparecerem, leve o seu Yorkshire terrier ao veterinário.

Tanto quanto possível, alivie o desconforto do seu cão. Proteja o seu Yorkshire Terrier de fatores desencadeantes óbvios, como vapores, fumaça de cigarro, temperaturas extremas e umidade e partículas muito pequenas como poeira. Leve seu cachorro para um lugar onde haja ar fresco. Use um arnês em vez de uma coleira. Se você tiver certeza de que seu yorkshire está experimentando apenas espirros reversos, massageie a garganta e cubra as narinas levemente para ajudar o cão a engolir e limpar a passagem.
Estas dicas gerais para detectar problemas respiratórios apenas fornecerão a você e ao seu yorkshire terrier assistência limitada. Ainda é melhor contratar um veterinário licenciado para avaliar a condição do seu cão e fornecer o tratamento necessário. Se você cuidar de seu Yorkie adequadamente, pode esperar uma companhia encantadora até mesmo por até quinze anos.

Artigos relacionados
  1. Como iniciar seu próprio serviço de criação de cães?
  2. Como parar de arranhar o cão com vinagre de maçã?
  3. Como cuidar de um cachorrinho que não sabe amamentar?
  4. Como apoiar uma sociedade animal neste Natal?
  5. Como cuidar de um filhote de cachorro de laboratório?
  6. Como cuidar de filhotes de cachorro recém-nascidos de laboratório?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail