Como diagnosticar doenças de cães?

Uma única tosse não é motivo de preocupação
Provavelmente, uma única tosse não é motivo de preocupação, mas se a tosse persistir, é hora de chamar o veterinário.

A maioria das pessoas deseja fornecer o melhor cuidado possível para seus amigos de quatro patas, incluindo cuidados veterinários quando necessário. Às vezes, no entanto, é difícil determinar se seu animal tem ou não uma doença que requer atenção veterinária. A seguir estão alguns fatores a serem considerados ao decidir se seu cão tem uma doença ou condição que pode exigir os cuidados de um veterinário.

  1. Seu cão está exibindo uma tosse persistente. Os cães, como as pessoas, às vezes tossem. Provavelmente, uma única tosse não é motivo de preocupação, mas se a tosse persistir, é hora de chamar o veterinário. Se o seu cão foi recentemente colocado no canil, a tosse seca pode ser atribuída a uma condição chamada tosse do canil, uma doença que pode ser tratada com antibióticos. Existem outras doenças que podem causar esse tipo de tosse, portanto, sua melhor aposta é levar seu cão para um check-up.
  2. Você nota uma secreção espessa e esverdeada saindo do nariz do seu cão. Se notar que seu cão está espirrando ou com secreção nasal, é hora de chamar o veterinário, principalmente se a secreção for esverdeada. Isso pode ser um sinal de uma infecção respiratória superior ou outra doença. Seu veterinário pode examinar seu animal de estimação e prescrever um curso de tratamento.
  3. Seu cão está incessantemente lambendo, arranhando e mordendo sua pele. O coçar incessante pode ser causado por várias coisas, incluindo pulgas e reações alérgicas. Se você notar esse comportamento, verifique cuidadosamente se há pulgas ou resíduos pretos em sua pelagem em seu cão. Esse resíduo é frequentemente conhecido como sujeira de pulgas e é um sinal de que seu cão está infestado por pulgas. Você pode tratar as pulgas com um produto de venda livre, ou seu veterinário ou tratador pode ajudá-lo a se livrar do problema. Se o seu cão não mostra sinais de pulgas, é hora de ir ao veterinário para descartar alergias ou outros problemas. Dependendo de vários fatores, as alergias podem ser tratadas com mudanças na dieta, anti-histamínicos ou possivelmente esteróides. Seu veterinário pode decidir o melhor tratamento para seu animal de estimação.
  4. Seu cão tem uma diminuição acentuada ou perda de apetite. Se seu cão pular uma refeição, ele pode ter tido apenas uma pequena dor de estômago. Mas se o seu cão continuar a se afastar da tigela de comida, converse com o veterinário. Existem inúmeras doenças que podem causar diminuição do apetite.
  5. Vômito. Novamente, se for uma ocorrência única, provavelmente não é nada com que se preocupar. Se seu cão ou filhote vomitar regularmente, verifique com seu veterinário. Uma das causas mais comuns de vômito, especialmente em cachorros, são os parasitas. Existem também muitas outras doenças que podem fazer um cão vomitar, incluindo doenças hepáticas e renais, câncer, alergias alimentares e úlceras gástricas. Seu veterinário pode diagnosticar a doença e prescrever o melhor tratamento.
    É difícil determinar se seu animal tem ou não uma doença que requer atenção veterinária
    Às vezes, no entanto, é difícil determinar se seu animal tem ou não uma doença que requer atenção veterinária.
  6. Diarréia. Tal como acontece com o vômito, a diarreia é mais comumente causada por parasitas. Se o seu cão apresentar fezes moles uma ou duas vezes, fique de olho nele. Se o problema persistir, leve uma amostra de fezes ao veterinário. Outras causas de diarreia persistente incluem infecções bacterianas, intestinos inflamatórios e úlceras.
  7. Você percebe que seu cão está letárgico. É perfeitamente normal que os cães abrandem um pouco à medida que envelhecem. Se, no entanto, o nível de energia do seu cão mudar abruptamente, fale com o seu veterinário. Este sintoma ocorre em muitas doenças, incluindo câncer e envenenamento.
  8. Você tem a sensação de que algo está errado. Você conhece seu animal de estimação melhor do que ninguém. Se você sentir que algo não está certo com ele, converse com seu veterinário. Pode não ser nada, mas você também pode estar pegando os primeiros sinais de doença, mesmo sem perceber. Seu veterinário pode ajudá-lo a reduzir suas preocupações.
  9. Na dúvida, chame o veterinário. Se seu cão está exibindo sintomas que o preocupam, mas você não tem certeza se eles significam alguma coisa, chame seu veterinário. Ao lidar com a saúde do seu animal de estimação, você definitivamente quer estar seguro ao invés de arrependido. Seu veterinário pode dar ao seu cão um atestado de saúde, mas vale a pena deixá-lo tranquilo e garantir a saúde dele.

É importante que os donos de animais de estimação conheçam os sintomas de algumas das doenças mais comuns que podem afligir seus animais de estimação. Saber o que procurar pode garantir que seus animais de estimação recebam atenção médica em tempo hábil.

Artigos relacionados
  1. Como fazer registro de microchip para cães?
  2. Como fazer uma caixa de areia à prova de cães?
  3. Como avaliar os serviços de babá para animais de estimação?
  4. Como secar shampoo seu cão?
  5. Como avaliar um hotel para animais de estimação?
  6. Como exercitar seu cão no inverno?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail