Como cuidar de um cachorro com olho rosa?

Os organismos responsáveis pelo olho rosa também fazem os olhos dos cães lacrimejarem abundantemente
Além de transformar os olhos em rosa ou vermelho, os organismos responsáveis pelo olho rosa também fazem os olhos dos cães lacrimejarem abundantemente.

Se você já teve um olho-de-rosa, não deve ser necessário dizer o quão desconfortável e quão penosa é a situação. O olho rosa é uma condição em que o olho está infectado com uma bactéria ou um vírus que irrita a superfície do olho, tornando-o vermelho ou rosa. Isso é algo que os cães também podem contrair, então pode ser uma grande dor de cabeça e uma bagagem emocional para os donos de animais que veem seus amados cachorros caindo e se despedaçando.

Sensação de corpo estranho

Além de transformar os olhos em rosa ou vermelho, os organismos responsáveis pelo olho rosa também fazem os olhos dos cães lacrimejarem abundantemente. Os olhos lacrimejam em resposta à sensação de corpo estranho que a doença causa. As pálpebras freqüentemente ficam muito ingurgitadas e, como resultado, isso forma superfícies um tanto ásperas nas abas que irritam a superfície do olho. Os olhos também podem produzir uma secreção verde ou amarela que pode fazer com que os cílios e a pelagem perto do olho do cão se colem. Isso pode até mesmo fazer com que os olhos do cão fechem temporariamente devido ao inchaço envolvido.

Os olhos lacrimejam em resposta à sensação de corpo estranho que a doença causa
Os olhos lacrimejam em resposta à sensação de corpo estranho que a doença causa.

Se você tem um filhote que apresenta os sintomas mencionados acima, veja como você pode cuidar dele:

  1. Leve o cachorro à clínica veterinária. Vá ao telefone e marque uma consulta com o seu veterinário para saber o dia e a hora em que pode trazer o seu animal de estimação à clínica. O médico definitivamente saberia o que fazer e ver os sintomas pelo que eles são. Organismos diferentes fariam o cão apresentar sintomas diferentes, por isso é importante para você, como dono do animal, saber a história da doença atual para que possa contar ao veterinário assim que ele perguntar.
  2. Compre o medicamento que o veterinário dá e pergunte como o medicamento deve ser dado. Não hesite em esclarecer os detalhes do tratamento. Certifique-se de que possui o nome, a dosagem e a marca do medicamento corretos.
  3. Use uma compressa de gaze umedecida com solução salina para limpar os olhos de seu filhote. Isso deve eliminar o acúmulo de crostas que geralmente se acumula ao redor dos olhos do filhote.
  4. Não deixe o cachorro arranhar os olhos. Isso pode introduzir mais bactérias no olho já infectado e até piorar o episódio atual de olho rosa. Você pode usar uma coleira eletrônica para garantir que os olhos não entrem em contato com nada. A coleira eletrônica pode ser comprada em qualquer pet shop.
  5. Afinal, a prevenção de doenças infecciosas se resume à higiene. Certifique-se de que seus cães tomem banho regularmente e que estejam limpos em sua maior parte. Ter cachorros sujos é um convite à doença.

O olho rosa é uma doença facilmente tratável. Basta mandar o cachorro imediatamente para a clínica veterinária e ele com certeza saberá o que fazer. Basta estar atento às suas instruções e segui-las à risca.

Artigos relacionados
  1. Como cuidar de um Rhodesian Ridgeback?
  2. Como cuidar de um Schipperke?
  3. Como cuidar de um whippet?
  4. Como cuidar de um cão Schnoodle?
  5. Como cuidar de um terrier de trigo: comida de cachorro, cuidados pessoais
  6. Como cuidar de Airedale Terriers?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail