Como cuidar dos dentes felinos?

A única maneira de saber se um gato tem problemas dentários é levá-lo ao veterinário
A única maneira de saber se um gato tem problemas dentários é levá-lo ao veterinário.

Como dono de um animal de estimação, é importante mantê-lo saudável e feliz. Muitas pessoas negligenciam a saúde bucal ao cuidar de seus gatos, mas esta é, na verdade, uma das coisas mais importantes a fazer se você deseja que seu gato tenha uma vida longa e saudável.

Passo 1

Alimente a comida certa. Alimentar seu gato com uma dieta saudável de alimentos duros e enlatados pode ajudar a reduzir o tártaro. Guloseimas e brinquedos crocantes também podem melhorar a saúde bucal do seu gato.

Passo 2

Compre pasta de dentes e uma escova de dentes. Uma escova de dentes para animais de estimação e um creme dental podem ser comprados em qualquer loja de animais. Não use pasta de dente ou escovas de dente destinadas a humanos; a pasta de dente pode deixar seu gato doente e as escovas de dente para animais de estimação são muito mais macias do que as humanas. Muitas lojas de animais até vendem pasta de dente para gatos com sabor de peixe, o que pode tornar essa tarefa mais fácil.

Etapa 3

Escove os dentes do seu gato. Comece a escovar os dentes do seu gato enquanto ele ainda é um gatinho. Caso contrário, seu gato vai silvar e rosnar quando você tentar colocar a escova em sua boca. Seu gato será muito mais cooperativo se estiver acostumado a ter uma escova de dente na boca desde pequeno. Tente escovar os dentes do seu gato diariamente, embora duas vezes por semana possa ser suficiente. Você só precisa se preocupar com as superfícies externas, porque a placa não se acumula nas superfícies internas dos dentes. Ao escovar, examine os dentes do seu gato para ver se há problemas visíveis.

Passo 4

Saiba o que procurar. Os gatos apresentam uma série de problemas dentários, incluindo dentes quebrados, armas inflamadas, doenças periodontais e cáries. Enquanto escova os dentes do seu gato, procure esses problemas, incluindo acúmulo amarelo ou marrom, gengivas irritadas ou dentes danificados. Contacte o seu veterinário se o seu gato não quiser comer. Isso pode indicar problemas dentários, bem como uma série de outros problemas de saúde.

Etapa 5

Cuidado veterinário. A única maneira de saber se um gato tem problemas dentários é levá-lo ao veterinário. Agende um check-up anual, o que é bom para sua saúde geral e também para sua saúde bucal. Isso é especialmente importante à medida que seu gato envelhece; quase todos os gatos mais velhos sofrem de problemas dentários. Seu veterinário examinará cuidadosamente os dentes do seu gato, garantindo que eles permaneçam saudáveis. A nova tecnologia também permite que os veterinários realizem procedimentos odontológicos como os que os humanos fazem no consultório do dentista, mas é melhor não deixar isso acontecer. A anestesia não é uma boa opção para gatos, embora possa ser feita se necessário.

Assim como os humanos, os gatos são propensos a problemas dentários. Os gatos muitas vezes não podem ser submetidos a cirurgia dentária ou outras correções, então você deve estar atento aos cuidados preventivos e aos problemas de contágio antes que se tornem sérios. Como um dono responsável, não negligencie a saúde bucal do seu animal.

Artigos relacionados
  1. Como cuidar de gatos mais velhos?
  2. Como cuidar de gatos grávidas: Cuidar de gatos?
  3. Como escolher uma babá do gato?
  4. Como cuidar do seu gato doméstico?
  5. Como verificar a frequência respiratória dos gatos?
  6. Como escolher o controle de pulgas e carrapatos de gato?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail