Como escrever um romance de ficção científica?

Existem romances de ficção científica humorísticos
Existem romances de ficção científica humorísticos, acredite ou não, assim como romances de ciência pesada, romances de mundo paralelo, romances de viagens espaciais e muitos outros subgêneros.

A ficção científica é um dos gêneros de ficção mais criativos do mercado. A ficção científica não se limita ao que é possível, nem mesmo ao que é provável. Nesse gênero, as melhores histórias são as mais imaginativas.

  1. Familiarize-se com o gênero. Leia muitos, muitos romances de ficção científica para ter uma ideia de como são escritos. Existem romances de ficção científica humorísticos, acredite ou não, assim como romances de ciência pesada, romances de mundo paralelo, romances de viagens espaciais e muitos outros subgêneros.
  2. Familiarize-se com alguns conceitos padrão de ficção científica. Existem alguns conceitos que são comumente entendidos pelos fãs de ficção científica como métodos associados ao gênero. Por exemplo, o hiperespaço como modo de viagem espacial é um conceito de transporte bem conhecido na ficção científica. Os leitores também entendem e aceitam amplamente os buracos de minhoca como um meio de atravessar vastas regiões do espaço. Isso não significa que você deva necessariamente usar essas ideias bem usadas, mas sim que elas estão tão bem estabelecidas que não precisariam ser explicadas. Compreendendo esses meios de transporte, maneiras de ir mais rápido do que a velocidade da luz e diferentes tipos de jornadas espaciais (como naves de geração e animação suspensa) também podem ajudá-lo a superar os problemas básicos de enredo que você encontra e também podem sugerir novos pontos de trama para seu romance. Refletir sobre esses padrões também pode inspirá-lo a criar um novo conceito.

    Para usar esses conceitos padrão de forma eficaz e evitar que a história se torne um clichê, eles devem apoiar, em vez de ser o foco da história. Existem muitas histórias de navios de geração - se você tem um navio de geração, a história deve ser sobre os personagens únicos e a ação a bordo do navio e não sobre a jornada em si. Qualquer um dos conceitos de ficção científica padrão é novo novamente se for usado no contexto de uma história nova e única.

  3. Estabeleça as regras do seu mundo escrito. Todo mundo de ficção científica (mesmo que seja a Terra) tem certas regras que o governam. O mundo pode ter quaisquer regras que você quiser, desde a tecnologia levemente evoluída do futuro próximo, aos gadgets mágicos do futuro distante, até o avanço rápido da tecnologia pertencente a um grupo de toupeiras em nossa floresta tropical contemporânea. Quais são as regras não importa tanto quanto garantir que sejam consistentes. Como a ficção científica depende tanto da imaginação do escritor, manter regras consistentes é uma forma importante de fundamentar a história e torná-la mais plausível.
    Muitos romances de ficção científica para ter uma ideia de como são escritos
    Leia muitos, muitos romances de ficção científica para ter uma ideia de como são escritos.
  4. Obtenha sua ciência certa. Mesmo que a ciência no romance não siga as mesmas regras que a nossa (a ciência da ficção científica raramente o faz), você ainda deve saber como é diferente e como isso muda a história. Por exemplo, se você planeja colocar um grupo de pessoas para dormir por cem anos, sabemos que isso não pode ser feito atualmente. Mas, embora não haja um modelo real de sono de cem anos no qual basear sua história, você precisa entender o processo de envelhecimento e possuir conhecimentos científicos sobre o sono. Caso contrário, seus leitores frustrados ficarão se perguntando por que os personagens adormecidos não envelhecem 100 anos. Eles estão realmente em animação suspensa ou é uma tecnologia diferente que os mantém adormecidos sem envelhecer? Saber sobre o processo de envelhecimento oferece novas maneiras de fazer isso e tornará sua história muito mais original.
  5. Mantenha um elemento humano na história. Mesmo que não haja humanos na história, deve haver algum aspecto humano na história que os leitores considerem atraente. Você poderia introduzir uma interação humano-alienígena, explorar uma questão ética familiar ou dar a seus alienígenas qualidades aproximadamente humanas, apenas para citar algumas das inúmeras possibilidades.

Não há razão para que uma obra de ficção especulativa altamente imaginativa não pareça realista. Desde que a história seja consistente e bem elaborada, não há razão para que o leitor não consiga suspender a descrença.

Artigos relacionados
  1. Como escrever uma sinopse do roteiro?
  2. Como escrever um Sestina?
  3. Como escrever uma sinopse?
  4. Como escrever um conto?
  5. Como escrever um discurso para um bar mitzvah?
  6. Como escrever um Tanka?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail