Como escrever um Tanka?

A forma poética tanka tem tudo a ver com descrição
A forma poética tanka tem tudo a ver com descrição.

Para os aspirantes a poetas que estão apenas começando, e mesmo para os veteranos experientes, o tanka é a forma poética perfeita para praticar a descrição e a imaginação.

O tanka é muito semelhante à forma poética japonesa conhecida como haikai, mas é um pouco mais longo. Um tanka consiste em cinco linhas com o seguinte padrão de sílaba: 5, 7, 5, 7, 7.

Poema típico de tanka

Um poema tanka típico tem um assunto que se relaciona com a natureza ou com as emoções. Esses não são os únicos assuntos que podem ser usados para um tanka, mas são de longe os mais populares.

Ao escrever um tanka, lembre-se de que você é restringido por uma contagem de sílabas muito curta. Cinco ou sete sílabas por linha não são muito para escrever um poema completo. É por isso que muitas pessoas recomendam o uso de tanka para praticar apenas palavras importantes. Com um poema tão curto quanto um tanka, é importante omitir palavras desnecessárias e usar apenas aquelas que beneficiam a descrição.

Outro aspecto importante do tanka é que ele depende muito de personificação, metáforas e comparações. A forma poética tanka tem tudo a ver com descrição. O objetivo é projetar uma determinada cena ou imagem para o leitor, portanto, cada palavra deve ser escolhida com cuidado para corresponder a essa imagem. Por esse motivo, a linguagem figurativa é muito comum, pois é mais fácil comparar a cena a outra que já é conhecida do que descrevê-la com mais detalhes. Por exemplo, em um tanka próximo à noite, pode ser sábio dizer "as estrelas queimam como faróis" para significar que são extremamente brilhantes e ofuscantes.

Professores de formas poéticas

A coisa mais importante a se ter em mente ao escrever um tanka é que cada palavra é importante. Como a forma é tão curta e concisa, é extremamente importante usar palavras poderosas. É por isso que muitos professores de formas poéticas fazem seus alunos escreverem em exercícios tanka ou haicai. Com espaço limitado, faz com que os poetas pensem mais sobre o que estão dizendo; eles devem prestar atenção em como cada palavra contribui para a imagem desejada.

As palavras que você deseja usar em um tanka devem ser as mais fortes possíveis. Se você precisar usar um dicionário de sinônimos, faça-o, mas se puder pensar em uma alternativa para uma palavra que soe mais forte, use-a! Por exemplo, use bater em vez de bater, bater em vez de cair, etc. Essas palavras evocam emoções mais fortes. Pequenas mudanças como essas podem fazer uma grande diferença quando usadas em um poema.

Artigos relacionados
  1. Como escrever um trabalho de conclusão de curso?
  2. Como escrever uma tese?
  3. Como escrever um testamento?
  4. Como escrever um brinde?
  5. Como escrever um discurso de casamento?
  6. Como escrever um livro para jovens adultos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail