Como escrever um Sestina?

Três das palavras finais repetidas são usadas como palavras finais de cada linha
Três das palavras finais repetidas são usadas como palavras finais de cada linha.

Se você é um poeta em busca de um exercício divertido e desafiador, experimente escrever uma sestina. A sestina é um poema, de origem francesa, que contém 7 estrofes. As primeiras seis estrofes são sestets (seis estrofes de linha). A última é uma trinca (uma estrofe de três linhas) na forma de um envoi - uma estrofe de conclusão com metade do tamanho das estrofes anteriores. Parece bastante simples, mas o desafio surge ao repetir o padrão das palavras finais. Aqui está como escrever uma sestina.

  1. Em uma sestina, as seis palavras que vêm no final de cada linha no primeiro sestet são repetidas em um padrão particular em cada um dos sestets restantes. O padrão no primeiro sestet será 123456. O padrão no segundo sestet será 615243. Cada um dos sestets restantes continuará a trabalhar fora da estrofe acima dele com o padrão de 615243.
  • Por exemplo, se você tivesse um poema onde as palavras finais de cada linha do primeiro sestet fossem: sol (1), basking (2), sozinho (3), memória (4), distância (5) e alegria (6) as mesmas seis palavras terminariam o segundo sestet na seguinte ordem alegria (6), sol (1), distância (5), frade (2), memória (4) e sozinho (3).
  • A terceira estrofe funcionaria a partir da segunda estrofe, repetindo o mesmo padrão de 615243 de modo que ficaria assim: sozinho (6), alegria (1), memória (5), sol (2), basking (4), distância (3).
  • Os sestets restantes repetirão o mesmo padrão trabalhando fora do anterior.
  • A última estrofe, o envoi, tem apenas três linhas. Três das palavras finais repetidas são usadas como palavras finais de cada linha. As palavras finais não utilizadas devem ser usadas em algum outro lugar dentro dessas linhas, uma em cada linha.
  • Às vezes, a melhor maneira de entender a forma de um poema é olhar para um exemplo. Você pode ver um exemplo de Sestina of the Tramp-Royal de Rudyard Kipling aqui.
    Mas o desafio surge ao repetir o padrão das palavras finais
    Parece bastante simples, mas o desafio surge ao repetir o padrão das palavras finais.
  • Existem dois métodos que você pode usar para encontrar suas palavras finais, se estiver tentando escrever uma sestina. A primeira é escolher seis palavras antes de começar a escrever e deixá-las ditar o poema. A outra é escrever uma estrofe de seis linhas sem nenhuma palavra em particular em mente. Deixe que as palavras que naturalmente encerram sua estrofe se tornem as palavras que serão usadas no padrão.
  • Sestinas geralmente não rimam.
  • Não há um número definido de sílabas por linha em uma sestina. No entanto, é útil para o ritmo de um poema tentar manter o número de sílabas por linha semelhante em comprimento. Isso também faz com que pareça melhor em uma página.
Artigos relacionados
  1. Como escrever um conto?
  2. Como escrever um discurso?
  3. Como escrever um trabalho de conclusão de curso?
  4. Como escrever um discurso para um bar mitzvah?
  5. Como escrever um Tanka?
  6. Como escrever uma tese?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail