Como ler poesia?

Você vai querer ler todas as dedicatórias
Depois de ler o título cuidadosamente, você vai querer ler todas as dedicatórias, citações curtas ou epigramas que o poeta possa incluir.

Alguns podem dizer que ler é ler, não importa qual seja o material de leitura. Mas considere a diferença entre ler uma receita culinária e um romance, por exemplo. Você lê a receita para reunir informações sobre um processo que precisa aprender rapidamente, enquanto lê um romance em um ritmo mais lento para aprender sobre os personagens ou simplesmente escapar para uma realidade diferente.

Para começar a ler um poema
Para começar a ler um poema, comece onde o poeta quer que você comece - o título.

Diferentes tipos de literatura exigem coisas diferentes de seus leitores, e a poesia não é exceção. Você não pode ler e compreender poesia se a abordar como um capítulo de um livro escolar de biologia. Os poetas usam uma série de recursos literários para guiar seus leitores em uma jornada. Às vezes, essa viagem pode levar a outras viagens, mas também pode terminar abruptamente no sinal de saída. Essa é a beleza da poesia bem trabalhada.

  1. Para começar a ler um poema, comece onde o poeta quer que você comece - o título. O título de um poema raramente é adaptado no último minuto, portanto, use-o como um guia geral para o tema do poema. Alguns poetas preferem manter seus títulos curtos, enquanto outros podem escolher um título impossivelmente longo como uma declaração irônica ou uma introdução abreviada. Um bom título deve ajudar o leitor a se orientar para os temas e idéias específicas do poema. Considere o título do poema de TS Eliot "A canção de amor de J. Alfred Prufrock", por exemplo. Só pelo título, você deve perceber que o poema será romantizado (canção de amor) e talvez um pouco enfadonho (J. Alfred Prufrock). Depois de ler o poema em si, você pode querer voltar ao título para obter ainda mais esclarecimentos.
  2. Depois de ler o título cuidadosamente, você vai querer ler todas as dedicatórias, citações curtas ou epigramas que o poeta possa incluir. Essas linhas curtas emprestadas de outras fontes muitas vezes fornecem aos leitores ainda mais insights sobre a inspiração do poeta para o poema ou uma conexão mais profunda com outras formas de literatura. Mais uma vez, os poetas raramente deixam qualquer detalhe ao acaso, por isso sempre há um motivo pelo qual uma determinada citação é selecionada ou uma determinada pessoa recebe uma dedicatória. Essas informações geralmente são fornecidas como uma nota de rodapé após o poema.
  3. Depois de ter a chance de se orientar no poema, leia-o completamente uma vez, sem parar. Permita que as palavras criem imagens tangíveis em sua cabeça, como uma passagem descritiva em um romance. Não é incomum ouvir uma voz narrativa diferente em sua cabeça enquanto lê poesia. Muitos leitores ouvirão o sotaque ou outras características distintivas do poeta durante a leitura. Alguns poemas são escritos completamente em um dialeto, então você pode ter que pronunciar as palavras da mesma forma que os personagens as pronunciam.
  4. Depois de ler o poema completamente, considere suas respostas imediatas. O poema o deixou zangado, triste ou inspirado? As imagens te ofenderam de alguma forma ou te iluminaram? A poesia moderna tende a funcionar segundo o princípio de um choque curto e agudo ou de uma ferroada zen rápida. Os poetas modernos tentam expressar sua opinião por meio da condensação de emoções e um tom irônico ou sério. Os finais de muitos poemas modernos são projetados para tirar o leitor de sua zona de conforto. É essa primeira leitura crua que costuma ser a mais memorável para o leitor.
  5. Quando estiver pronto, leia o poema novamente. Preste atenção nas linhas que falam mais diretamente sobre o tema do poema. Procure o uso de recursos literários que o impressionaram particularmente. Houve um ritmo regular e esquema de rima que o levou junto? As linhas criaram e liberaram a tensão de maneira satisfatória? Às vezes, um poema mal elaborado falha porque não pressiona o leitor o suficiente. Você se sentiu desconectado do poema por causa da linguagem previsível ou má escolha do assunto?
  6. Depois de ler o poema várias vezes, você pode querer fazer algumas pesquisas sobre a vida pessoal do poeta e suas influências. Ler um poema de ee cummings pode parecer um exercício impossível, com todas aquelas linhas peculiares e pontuação estranha, mas saber que ele escreveu durante o auge da Era do Jazz pode ajudá-lo a descobrir o método por trás da loucura. Saber por que as principais obras de um poeta parecem deprimentes, satíricas ou humorísticas pode ajudá-lo a interpretar outras obras desse autor. Ler poesia não precisa ser o tortuoso projeto de biologia literária que poderia ter sido no colégio e na faculdade. A boa poesia pode fornecer lições de vida que não são facilmente encontradas em outras formas de literatura.
Artigos relacionados
  1. Como ler poesia para um público?
  2. Como registrar um roteiro no registro WGA?
  3. Como Vender Seu Roteiro?
  4. Como liberar o escritor criativo dentro de você?
  5. Como se auto-publicar?
  6. Como patrocinar um concurso de redação?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail