Como compreender as reações químicas em fogos de artifício?

O "poder de fogo" geral dos fogos de artifício vêm das reações químicas de diferentes tipos de sais
As cores e o "poder de fogo" geral dos fogos de artifício vêm das reações químicas de diferentes tipos de sais metálicos, que são adicionados em combinações específicas para a reação desejada.

Então, é 4 de julho. Você e todos os seus amigos estão de pé no telhado do seu prédio assistindo a exibição deslumbrante do centro da cidade. Você já se perguntou o que põe o crackerjacks de crack? Nesse caso, veja como entender como eles funcionam.

Cada fogo de artifício é um composto químico diferente ou compostos semelhantes com composições ligeiramente diferentes. Essas estrelas cadentes são diferentes dos cintilantes brilhantes e cacarejantes. Os verdes, os azuis, os vermelhos, os roxos são todos compostos de diferentes composições químicas. Um pouco de compreensão da química básica ajuda muito!

Reações químicas

Existem três tipos básicos de energia produzida por fogos de artifício: som, luz e calor. Eles são produzidos por várias reações químicas diferentes.

Os enormes estrondos que você ouve no solo se devem à rápida liberação de energia no ar, que faz com que o ar se expanda mais rapidamente do que a velocidade do som, causando um estrondo sônico! O assobio que você ouve em alguns fogos de artifício é devido à expansão do ar de pequenos orifícios conforme o interior dos fogos de artifício queima - é muito parecido com o assobio de Dixie.

As cores e o "poder de fogo" geral dos fogos de artifício vêm das reações químicas de diferentes tipos de sais metálicos, que são adicionados em combinações específicas para a reação desejada. As explosões e cores dos fogos de artifício devem-se ao aquecimento desses diferentes elementos em conjunto com a pólvora negra e outros agentes químicos.

Composição química única

As próprias cores são a parte divertida. Cada elemento adicionado a um fogo de artifício possui uma composição química única que, ao ser aquecida, emite diferentes cores do espectro.

Por exemplo: para obter uma explosão vermelha, você deve adicionar sais de estrôncio e lítio junto com carbonato de estrôncio. Esses agentes químicos são então embalados em pequenos pedaços chamados "estrelas", que dão aos fogos de artifício seu padrão e aparência. As estrelas são posteriormente embaladas em papelão e, em seguida, colocadas dentro da concha de fogo de artifício, onde aguardam um fusível temporizado. Após a ignição inicial dos fogos de artifício, o retardo dá a esta pequena fábrica de combustão química a chance de subir ao céu antes de mostrar toda a sua glória.

Claro, há muito mais para entender e aprender sobre as reações químicas em fogos de artifício. Esperançosamente, no próximo dia 4 de julho, todos nós poderemos olhar para o céu e ter uma compreensão um pouco melhor do que estamos vendo.

Artigos relacionados
  1. Como usar uma placa facial em um detector de metais?
  2. Como usar a energia eólica como fonte de energia?
  3. Como fazer comedouros de pássaros pinha?
  4. Como funciona o diodo Zener?
  5. Como atrair codornizes?
  6. Como rastrear pássaros?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail