Como transpor uma composição musical?

Se você transpor de Dó para Dó
Se você transpor de Dó para Dó, insira as notações em Fá sustenido e Dó sustenido necessárias na armadura de clave da nova partitura.

Descubra por que e como um compositor muda uma peça musical

Um compositor ou músico pode ter vários motivos para mudar o tom geral de uma peça musical. Um vocalista pode ter dificuldade em cantar na extensão original da música, ou outros músicos podem achar os acordes originais muito difíceis de tocar em seus instrumentos. Guitarristas, por exemplo, muitas vezes acham teclas como C ou F especialmente difíceis, enquanto os teclados tentam evitar teclas como A, E ou B. Pode ser mais fácil transpor a música para uma tonalidade que todos os instrumentistas e vocalistas possam concordar sobre.

Mantenha uma nota mental nas mudanças para Fá sustenido
Se você estiver transpondo à primeira vista, mantenha uma nota mental nas mudanças para Fá sustenido e C sustenido enquanto toca.

Às vezes, as partituras musicais devem ser transpostas para que diferentes instrumentos toquem a mesma altura. Para que um clarinete afinado em si bemol acompanhe um piano afinado em dó natural, uma de suas partituras deve ser transposta. Os compositores também podem querer transpor a tonalidade de uma música para obter um efeito dramático ou variedade. Qualquer que seja o motivo da transposição, existem várias etapas que devem ser seguidas para que a mudança seja bem-sucedida. A transposição não é um elemento simples da teoria musical, então músicos iniciantes podem ficar um pouco perdidos às vezes. Veja como transpor uma composição musical.

  1. Comece examinando a tonalidade original da música que deseja transpor. Está escrito em tom maior, menor ou modal? A transposição não requer uma mudança no modo da escala da música - tudo está sendo transposto como uma unidade. Decida qual nova tonalidade deseja usar para alterar a partitura.
  2. Se a tonalidade original da música for C e você precisar transpô-la para D para acomodar os guitarristas, considere a nota D como sua nova tônica. Todo o resto é baseado em D como seu novo ponto de partida e parada. Se você vir C na partitura original, execute D exatamente com a mesma relação entre as notas. Às vezes, quando você transpõe música à primeira vista, isso ajuda a desenvolver a memória muscular das notas adequadas em cada tonalidade.
  3. Aplique todos os acidentes necessários para combinar maiores ou menores. Se você transpor de Dó para Dó, insira as notações em Fá sustenido e Dó sustenido necessárias na armadura de clave da nova partitura. Se você estiver transpondo à primeira vista, mantenha uma nota mental nas mudanças para Fá sustenido e C sustenido enquanto toca.
  4. Se você estiver transpondo a música para um efeito dramático, pode inserir alguns compassos de transição ou um acorde de conexão. Mudar o tom de uma música no meio do caminho pode ser muito chocante para o público se você não dedicar algum tempo para apresentá-los às mudanças. No caso de nossa transposição de Dó para Dó, uma breve passagem com notas como E e B se mesclando com as novas notas Fá sustenido e Dó sustenido pode ser suficiente. Um tecladista ou guitarrista também pode tocar um acorde C sustenido ou Ré bemol como uma construção para a raiz D maior da transposição.
  5. A transposição para diferentes instrumentos em uma orquestra requer algum conhecimento da afinação de cada instrumento. Em um clarinete em Si bemol, por exemplo, a nota produzida com um dedilhado de Dó soa como um Si bemol. Para se harmonizar com outros instrumentos afinados em dó, a música para um clarinete deve ser transposta um passo à frente da tonalidade original. Muitos músicos aprendem a transpor a música pela visão, já que apenas uma cópia da partitura pode estar disponível ou o cantor pode decidir mudar de tom no último minuto.

Transpor a música não é o elemento mais difícil da teoria musical, mas requer um domínio das várias assinaturas e modos para ser feito corretamente. Os músicos iniciantes devem se concentrar mais na memória musical à medida que aprendem a tocar em tons diferentes. Quer seja um compositor musical ou músico, deve desenvolver confiança nesta técnica. Como um exercício de transposição, tente tocar a mesma peça em tons diferentes para reduzir o medo de tocar em tons difíceis ou desconfortáveis.

Artigos relacionados
  1. Como transpor a música?
  2. Como afinar uma guitarra de 6 cordas?
  3. Como usar sites de música?
  4. Como entender a partitura facilmente?
  5. Como usar um pedal de deslocamento de fase ao tocar guitarra?
  6. Como escrever uma música?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail