Como escrever uma música?

Se você não consegue andar um quilômetro no lugar de outra pessoa
Se você não consegue andar um quilômetro no lugar de outra pessoa, provavelmente não será um bom compositor.

Tentar ensinar alguém a escrever uma música é muito diferente do que, digamos, ensinar alguém a tocar acordes de guitarra ou arrombar uma fechadura. Essas coisas são cortadas e secas - você coloca o dedo aqui e faz desta forma. Escrever músicas é mais esotérico do que isso.

Aqui estão minhas seis regras para me tornar um bom compositor
Dito isso, aqui estão minhas seis regras para me tornar um bom compositor.

Escrever uma coluna "como fazer" sobre composição é como tentar ensinar alguém a beijar. Na composição, assim como no beijo, você apenas tem que fazer isso - tentativa e erro - e descobrir por si mesmo, não importa quais sejam as "regras".

Dito isso, aqui estão minhas seis regras para se tornar um bom compositor:

  1. Tenha empatia. Você deve ter a capacidade de se colocar no lugar do outro e sentir o que ele está sentindo para escrever uma boa música. Se você não pode caminhar uma milha nos sapatos de outra pessoa, você provavelmente não vai fazer um bom compositor. Essa regra também funciona para a vida em geral.
  2. Seja um grande fã de música. Esta é a parte mais fácil de ser um compositor. Todos nós temos nossa música favorita e ela nos informa, consciente e inconscientemente, diariamente. Os Beatles eram grandes fãs do rock-n-roll europeu dos anos 1950 e isso informava tudo o que eles já gravaram.
  3. Conheça o ofício. Pegue um instrumento e gaste muito e muito tempo com ele. Aprenda a tocar os acordes básicos de suas músicas favoritas e cante as letras em voz alta. As canções têm versos, uma ponte e um refrão ou alguma variação disso. Os versos constituem a maior parte da música - a ideia, o tema que você deseja transmitir. Uma ponte é apenas isso - um link musical para o resto da música. Existe para injetar alguma energia e geralmente vem no meio da música. O refrão é a parte cativante que você quer que todos cantem junto. Se os versos são a isca e a ponte é o carretel, então o refrão é a corda e o gancho que puxam o ouvinte. É a parte repetitiva da música que você não consegue tirar da cabeça. Claro, sempre há exceções. Um blues de doze compassos pode não ter um refrão, mas um slogan ou um dístico rimado. Uma balada folk pode ter dez versos e nenhuma ponte ou refrão.
  4. Não se preocupe em pegar emprestado de seus heróis. Um compositor iniciante freqüentemente tentará cobrir suas influências tocando demais, exagerando ou substituindo. Se Bob Dylan é o seu herói e suas primeiras canções parecem muito com as dele, não se preocupe. O mundo vai te chamar para fora. Dylan estava imitando Woody Guthrie no início. Woody Guthrie estava pegando emprestado das tradições folclóricas, mas produziu material totalmente original. Como o próprio Woody disse ironicamente quando alguém acusou um jovem compositor de roubar material dele: "Ele rouba de mim, mas eu roubo de todo mundo."

    As leis de direitos autorais são águas turvas, mas se o que você está tentando dizer é uma visão criativa e original de algo que você já ouviu, você está em boa companhia. Se você pegar letras e melodias reais de outras pessoas e reivindicá-las como suas, você deve conseguir um emprego como vendedor de carros usados.

  5. Reescrever, reescrever, reescrever. Isso está intimamente relacionado à regra nº 2, mas não pode ser enfatizado o suficiente. Na composição - mais do que em qualquer outra forma de composição - há uma tendência de manter o primeiro rascunho de uma música. Talvez seja porque você está lidando com música, que tem um desejo mais primitivo, mas é raro que o primeiro rascunho de uma música seja o último. Aprenda como ser o seu melhor editor. Não tenha medo de matar aquela grande frase de efeito pelo bem maior da música. Rejeite o que não precisa estar lá. Saber o que deixar de fora é um dos elementos mais importantes da composição. Você tem apenas alguns minutos com seu público e nunca terá uma segunda chance na primeira impressão, então seja preciso.
  6. Encontre sua voz. Isso não significa sua voz para cantar, significa sua voz literária ou sua visão. Em última análise, significa o seu estilo. Você já tem isso - é só uma questão de encontrá- lo. Esta é a parte mais existencial, difícil de alcançar e gratificante da composição. Os artistas que você ama encontraram suas vozes. Eles escrevem com essa voz. Como um bom beijo, é quase impossível ensinar. Encontre. Faça. Trabalhe com isso até acertar. Pratique, pratique, pratique.
Artigos relacionados
  1. Como escrever e enviar seu comunicado de imprensa musical?
  2. Como escrever uma letra de música: letras de música?
  3. Escolhendo Pisos de Dança: Pista de Dança Portátil ou Permanente
  4. Aprenda a tocar flauta: lições para tocar flauta
  5. Dicas de dança de balé para iniciantes
  6. Como ser um excelente dançarino?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail