Como secar ou curar cabaças ornamentais?

As cabaças são conhecidas por serem plantas versáteis no sentido de que têm muitos usos além de serem
As cabaças são conhecidas por serem plantas versáteis no sentido de que têm muitos usos além de serem alimentos.

As cabaças são conhecidas por serem plantas versáteis no sentido de que têm muitos usos além de serem alimentos. Remontando aos tempos antigos, as pessoas descobriram suas funções como utensílios nas casas e nas fazendas e, com o tempo, foram evoluindo gradativamente como enfeites e ornamentos.

Fazer enfeites com cabaças é uma atividade divertida. No entanto, é um trabalho bastante difícil, porque é preciso ter certeza de que as frutas estão bem secas, o que leva um longo processo.

Pele macia chamada cucurbita

Se você deseja secar ou curar cabaças ornamentais, classifique primeiro as frutas disponíveis para uso. Na verdade, existem dois tipos, com base na dureza e suavidade da pele. As cabaças de pele macia, chamadas de cucurbita, geralmente vêm nas cores laranja, dourado e verde e em formas estranhas. Por outro lado, as cabaças de pele dura denominadas lagenaria são inicialmente verdes e, posteriormente, tornam-se castanhas à medida que envelhecem.

As cabaças de pele macia
As cabaças de pele macia, chamadas de cucurbita, geralmente vêm nas cores laranja, dourado e verde e em formas estranhas.

Dos dois tipos de cabaça, a última (lagenaria) é a mais indicada para a decoração, pois aguenta o tedioso processo de secagem, preservando a sua cor natural. Suas cascas também permanecem intactas mesmo depois de passar por vários estágios de secagem e cura.

Ao curar ou secar cabaças ornamentais, observe as seguintes etapas:

  1. Escolha as frutas maduras porque elas têm cascas mais duras e são mais duráveis.
  2. Use apenas as frutas saudáveis. Cabaças em decomposição ou infestadas se quebram facilmente.
  3. Passe sabão e esfregue a pele e seque completamente com um pano.
  4. Deixe repousar em um local arejado por cerca de sete dias, mas tome cuidado para não colocá-los perto da janela onde a luz do sol atinge diretamente, para que o calor do sol possa causar danos às suas conchas.
  5. Em seguida, coloque as cabaças em uma pilha, certificando-se de que estejam a uma distância segura umas das outras para garantir ventilação suficiente. Pendurá-los também é uma boa opção porque você pode ter certeza de que vai arejar de maneira uniforme, sem o incômodo de virar as frutas de vez em quando.
  6. Conforme os dias passam, inicie o processo de eliminação. Livre-se das frutas que estão começando a apodrecer.
  7. Vire regularmente as frutas para garantir que sequem bem de todos os lados.

Som oco dentro

Normalmente leva várias semanas para as cabaças secarem e endurecerem completamente. Depende da qualidade dos frutos maduros ou não. A melhor dica de que eles estão prontos é batendo levemente nas conchas. Se eles estiverem duros e você ouvir um som oco por dentro, isso significa que estão bons. Você também pode sacudir as frutas para ouvir se as sementes vão dar um som de chocalho, uma indicação de que estão, de fato, completamente secas.

Quando você estiver convencido de que suas cabaças estão absolutamente secas e duras, é hora de se divertir. Pegue suas ferramentas de escultura e comece a esculpir. Você pode tirar as sementes primeiro e polir o interior, bem como as partes externas. Você também pode pintá-los e decorá-los da maneira que quiser.

Artigos relacionados
  1. Como desfrutar de urtigas?
  2. Como encontrar guias de plantio de árvores?
  3. Como crescer uma planta de morango?
  4. Como encontrar sua flor do mês de nascimento?
  5. Como crescer e colher coentro?
  6. Como crescer Achocha?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail