Como se preparar para a queda das taxas de juros?

Você poderá tentar obter taxas mais baixas para dívidas pendentes com novos empréstimos
Assim que a taxa de juros começar a cair, você poderá tentar obter taxas mais baixas para dívidas pendentes com novos empréstimos.

O governo federal modera as taxas de juros. O aumento e a queda das taxas de juros dependem do estado da economia. As taxas de juros freqüentemente aumentam quando a economia está indo bem e caem durante uma recessão.

Baixa taxa de juros

Uma taxa de juros baixa é uma bênção duvidosa. Isso significa que será mais fácil conseguir empréstimos, porque os pagamentos são mais administráveis. Isso incentiva as pessoas que precisam de dinheiro a contrair empréstimos bancários.

A queda das taxas de juros dependem do estado da economia
O aumento e a queda das taxas de juros dependem do estado da economia.

Mas uma queda na taxa de juros também afeta a poupança. Contas de poupança, CDs (certificados de depósito) e títulos podem ter retornos de investimento mais baixos do que o normal. Como as taxas dependem da economia e do mercado de ações, isso pode perpetuar mais dívidas e menos renda para todos.

Em geral, é fácil perceber quando as taxas de juros cairão. Pessoas com investimentos e acuidade financeira básica normalmente monitoram o estado do mercado. Problemas com a economia aparecem regularmente nas notícias. Assim que as ações em queda chegarem às manchetes, podemos esperar que as taxas de juros caiam assim que o governo intervir. Você deve tomar algumas medidas em resposta:

  • Ajuste dívidas com altas taxas de juros. Uma queda nas taxas de juros pode influenciar a dívida lentamente. Assim que a taxa de juros começar a cair, você poderá tentar obter taxas mais baixas para dívidas pendentes com novos empréstimos.
  • Hipotecas de refinanciamento. As taxas de juros das hipotecas são uma das primeiras a cair por causa da intervenção governamental. O governo compra vários títulos com base em hipotecas para que os proprietários precisem pagar menos em seus empréstimos imobiliários.

    Assim que as taxas de juros caírem, os proprietários podem refinanciar suas hipotecas. Eles podem verificar com a mesma empresa de crédito se podem aproveitar as taxas mais baixas. Se isso não for possível, existem outros credores que desejam refinanciar uma ou mais hipotecas.

Baixa taxa de hipoteca fixa

É considerado melhor escolher uma taxa de hipoteca fixa baixa, de modo que a mesma taxa baixa se aplique durante todo o plano de pagamento. Alguns preferem taxas de hipoteca ajustáveis ou variáveis, em que as taxas mudam ao longo do prazo do empréstimo. Este último tipo de taxa de hipoteca pode não ser benéfico, caso a taxa de juros aumente durante a vigência do contrato de hipoteca.

  • Negocie com empresas de cartão de crédito. Demora mais para as empresas de cartão de crédito ajustarem suas taxas de juros. Assim que as taxas caírem, alguns podem ajustar automaticamente as taxas em sua conta, sem aviso prévio. De repente, você pode perceber que são necessários pagamentos mais baixos em suas cobranças.

    Se a taxa de juros não for alterada imediatamente, você pode entrar em contato com a empresa para perguntar se você pode ter a taxa mais baixa. Muitas vezes as empresas concordam com isso, já que as mudanças refletem o mercado. A negação do pedido pode levar o cliente a solicitar outro cartão de crédito que siga a tendência de queda das taxas de juros.

  • Compre uma propriedade, se possível. As baixas taxas de juros tornam o momento ideal para comprar um imóvel. Se você já tem orçamento e planeja comprar um carro ou casa, agora é a hora certa. A baixa taxa de juros das dívidas significa que os empréstimos para casa e carro são mais acessíveis.
  • Cuidado com a economia. As taxas de juros da poupança diminuem quase imediatamente quando a economia diminui. Se você não estiver preparado, suas economias podem ficar presas em contas que oferecem retorno mínimo para o seu investimento.
  • Verifique as alternativas. Assim que as taxas de juros caírem, comece a procurar outros bancos que ofereçam taxas mais altas. Alguns bancos oferecem taxas com apenas uma pequena diferença. Mas isso resulta em aumento acumulado no retorno do investimento no longo prazo.
  • Maximize CDs e depósitos a prazo. CDs e depósitos a prazo são diferentes tipos de depósitos em que os depositantes concordam em manter seus fundos por períodos específicos. Os juros permanecerão a uma taxa ao longo da duração. Se você sentir que as taxas de juros estão prestes a cair, invista em CDs e depósitos a prazo para não ser afetado pela queda.
Artigos relacionados
  1. Como prevenir a falência?
  2. Como prevenir o roubo de cartão de crédito?
  3. Como ler as demonstrações financeiras?
  4. Como comprar pela Layaway?
  5. Como avaliar sua saúde financeira?
  6. Como registrar os ativos nos balanços e nas demonstrações do resultado?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail