Como arrendar um imóvel?

Outros arrendamentos: arrendamento mercantil
Outros arrendamentos: arrendamento mercantil.

Você tem um prédio de apartamentos que deseja alugar. Você tem um terreno que está interessado em emprestar a alguém em troca de pagamento. Você possui uma marina e deseja vender espaço nas docas por um determinado período em troca de dinheiro. Se algum desses cenários for verdadeiro, você está considerando uma propriedade de "arrendamento". O arrendamento residencial geralmente assume a forma de aluguel de um apartamento. Exploraremos a logística desse tipo de arrendamento neste artigo, bem como falaremos brevemente sobre outras formas de arrendamento.

  1. Alugar o seu apartamento: arrendamento bruto. Um arrendamento bruto é quando o proprietário paga todas as despesas relativas à propriedade, como serviços públicos e reparos - e às vezes impostos. A forma mais comum de arrendamento bruto são os contratos de aluguel normais. Em alguns casos, o locador pagará os serviços públicos e, em quase todos, ele paga impostos, reparos e outros custos associados à propriedade. Abaixo está como embarcar em um arrendamento bruto com sua propriedade alugada.
  2. Tornar-se senhorio: preparar-se mentalmente. Se você deseja alugar sua casa ou um apartamento em um prédio para um inquilino, deve estar preparado para os problemas potenciais de ser um proprietário. Ser proprietário significa que você é responsável, legalmente, pela segurança de seus inquilinos no que diz respeito às condições de sua propriedade. Além dessa responsabilidade, existem custos. Por exemplo, manutenção e reparos na unidade de uso e desgaste. Além disso, pode haver inconvenientes. Espere ligações no meio da noite para inquilinos que se trancaram do lado de fora. Espere inquilinos em desastre que deixam sua casa em ruínas. Prepare-se para inquilinos que não pagam aluguel em dia. E espero que você nunca tenha que passar pelo processo de despejo.
  3. Consultoria jurídica. Antes de tomar qualquer decisão a respeito de sua propriedade, sua intenção de alugar e qualquer mudança que tenha implicações legais, SEMPRE, procure aconselhamento jurídico. Não basta ler um artigo e embarcar em uma missão de aluguel. Pode haver questões das quais você não esteja ciente e que um advogado possa lhe dar uma pista. Procure o conselho de um advogado imobiliário, não de qualquer advogado, pois os advogados imobiliários são especializados em assuntos imobiliários.
  4. Listagem. Se você acha que pode lidar com os possíveis aborrecimentos e implicações legais de ser um proprietário, entre em contato com uma imobiliária para listar sua propriedade. Peça-lhes que façam uma análise de mercado para encontrar um aluguel adequado para sua unidade ou casa. A maioria das agências cobra algum tipo de taxa (para você, o proprietário ou o inquilino). Certifique-se de esclarecer sobre o pagamento por serviços antes da listagem.
  5. Reparos, etc. Pergunte ao agente se são necessários reparos. Tenha um faz-tudo à sua disposição o tempo todo. Se você não mora na cidade, é imprescindível ter algum tipo de administrador de imóveis ou, no mínimo, um familiar ou amigo que dê check-in na sua propriedade para investimento. É melhor ter um empregado remunerado do que um familiar, pois é um serviço com o qual você precisa poder contar quando e se algo acontecer.
    Pois os advogados imobiliários são especializados em assuntos imobiliários
    Procure o conselho de um advogado imobiliário, não de qualquer advogado, pois os advogados imobiliários são especializados em assuntos imobiliários.
  6. Encontrar um inquilino. Faça com que os inquilinos em potencial preencham um formulário. Faça com que a agência imobiliária faça verificações de crédito e de antecedentes da (s) pessoa (s), incluindo ligações para proprietários anteriores, atual, empregador e ex-empregador. Certifique-se de estar confortável com o locatário que escolher, pois contará com ele para pagar o aluguel em tempo hábil.
  7. Alugar. Ao encontrar um inquilino adequado, você terá que assinar um contrato de arrendamento. O corretor imobiliário redigirá os papéis. Reveja os termos do contrato de arrendamento com atenção e consulte um advogado se tiver qualquer problema ou precisar de esclarecimento. Os arrendamentos podem ser arrendamentos de 1 ano, arrendamentos à vontade e arrendamentos mensais, para citar alguns. Decida qual formato funcionará melhor para você.
  8. Outras locações: locação comercial. Enquanto o arrendamento residencial geralmente assume a forma de aluguel de um apartamento ou casa, existe um contrato de arrendamento comercial. Um contrato de arrendamento comercial refere-se ao aluguel de espaço para uma empresa. Existem arrendamentos específicos para empresas relacionadas com alimentação, para escritórios, para indústrias de varejo, etc. Se você tem espaço comercial, precisa saber para que zoneamento o espaço está. Por exemplo, nem todos os imóveis comerciais podem ser usados por restaurantes. Consulte a escritura e procure aconselhamento jurídico para determinar a quem você pode arrendar seu terreno. Os arrendamentos comerciais são menos padronizados e a maioria pode ser personalizada de acordo com os desejos do arrendador ou do senhorio, portanto, aproveite isso ao redigir o contrato. Lembre-se também, porém, de que os arrendamentos comerciais são mais difíceis de quebrar - certifique-se de saber no que está se metendo ao assinar o contrato.
  9. Outros arrendamentos: arrendamento do terreno: Neste tipo de arrendamento, apenas o terreno é arrendado. Qualquer construção no terreno é propriedade do construtor. Um exemplo disso é o estado que aluga terras a incorporadores privados e exige uma porcentagem do preço de venda das unidades ou uma redução do valor da propriedade em troca do direito de construir, lucrar e usar a terra.
  10. Outros arrendamentos
    • Aluguel de sanduíche. Nesse contrato, o locatário (aquele que aluga) aluga o imóvel para outra parte. Esta forma de sublocação pode ser feita em áreas residenciais e comerciais.
    • Acordo de locação-compra. Este tipo de arrendamento envolve permitir ao arrendatário efetuar pagamentos para a compra do imóvel. Isso pode ser feito, novamente, tanto em áreas comerciais quanto residenciais.

Como você notará, existem muitos tipos de locações. O mais comum que você encontrará no mundo residencial será o aluguel bruto (ou líquido), no que se refere ao aluguel de um apartamento ou casa para um inquilino. Se você está procurando fazer qualquer um desses tipos de locação, certifique-se de buscar orientação jurídica sobre que tipo de locação faz mais sentido para você e como você pode, legalmente, fazer isso.

Artigos relacionados
  1. Como modificar um contrato de locação?
  2. Como negociar um arrendamento comercial?
  3. Como se qualificar para um aluguel?
  4. Como negociar um arrendamento de renovação do inquilino?
  5. Como preparar um contrato de arrendamento?
  6. Como renovar seu contrato?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail