Como enfrentar a convivência com parentes idosos difíceis?

Para alguns idosos
Para alguns idosos, o fato de serem mais velhos e mais sábios costuma ser visto como uma licença para fazer o que quiserem.

Para alguns idosos, o fato de serem mais velhos e mais sábios costuma ser visto como uma licença para fazer o que quiserem. Afinal, eles viveram uma vida plena e deram suas dívidas à sociedade. Não é hora de a sociedade agradá-los? Se você está morando com seus parentes idosos - seus pais, um tio, uma tia ou até mesmo um casal de avós, às vezes você pode achar difícil lidar com seus caprichos.

Esses podem ser hábitos simples, como deixar os dentes em um copo na pia da cozinha ou deixar o vaso sanitário sem descarga. Ou pode ser um caso sério de intromissão nos assuntos de sua família. Seja qual for o caso, você pode achar mais fácil lidar com a presença deles com alguns ajustes.

Idosos sentem

Dê um pouco de compreensão. A maioria dos idosos sente que ainda está no auge de sua vida. No entanto, algumas dificuldades recentes podem não ter dado a eles outra escolha senão viver com você. Talvez o alto custo de vida os tenha forçado a vender sua casa. Ou alguma doença recente agora os impede de viver de forma autônoma. No início, isso geralmente resultaria em sentimentos de ressentimento. Dê um tempo para se ajustar.

Em alguns casos, você pode ter sido forçado a viver de volta com seus pais, devido a alguma dificuldade financeira. Se for esse o caso, você tem mais motivos para entender a perspectiva e a situação deles.

Você pode achar mais fácil lidar com a presença deles com alguns ajustes
Seja qual for o caso, você pode achar mais fácil lidar com a presença deles com alguns ajustes.

Cuidado com a saúde deles. Às vezes, dores físicas ou problemas psicológicos podem fazer com que o idoso fique mais mal-humorado do que o normal. Traga seus pais a um médico e faça um exame médico. Talvez o estresse extra de ter gente mais jovem por perto esteja afetando-os. Certifique- se de que estão em um ambiente descontraído, onde possam viver em paz.

Idosos preferem

Dê-lhes atividades para fazer. Muitos idosos preferem ser ativos a passar o tempo sozinhos em casa. Eles também gostam de estar perto de colegas e contemporâneos. Nesse caso, inscreva seu pessoal para participar de um programa diurno várias vezes por semana. Podem ser saídas regulares, como ir ao cinema ou jogar xadrez ou torneios de damas. As atividades do dia às vezes incluem coleta e entrega em sua casa. Isso custaria algum dinheiro, mas se for para sua tranquilidade, valerá a pena. A atividade também será boa para a saúde dos seus idosos.

Compartilhe a responsabilidade. Os familiares idosos muitas vezes se esquecem de tomar os medicamentos. E às vezes precisam de ajuda para ir ao banheiro. Compartilhar a responsabilidade com o resto da família é uma forma de lidar com a situação. Se você puder contratar um cuidador, esta também é uma boa opção.

Parentes idosos às vezes podem ser difíceis. Mas lembre-se de que, como filho ou neto, você deve algo a eles - eles provavelmente cuidaram de você quando você era jovem, e agora é a sua vez. Pode ser estressante, mas com cooperação e coordenação, você pode administrar bem. Provavelmente será um bom exemplo para seus filhos mostrar como você cuida bem de seus parentes idosos, não importa o quão difícil seja. Alguns anos depois, você pode se encontrar na situação deles.

Artigos relacionados
  1. Como criar um obituário?
  2. Como lidar com a colocação de entes queridos em uma casa de repouso?
  3. Como encontrar comunidades de aposentadoria ativa?
  4. Como decidir usar os cuidados residenciais para idosos?
  5. Como aproveitar a vida em apartamentos para idosos?
  6. Como encontrar opções de moradia para idosos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail