Como pedir perdão?

Peça perdão quando a outra parte tiver tempo para se acalmar
Peça perdão quando a outra parte tiver tempo para se acalmar e estiver disposta a ouvir.

Dizer com sinceridade que você está arrependido e pedir perdão é uma tarefa difícil. O orgulho atrapalha na maioria das vezes. Torna-se a pedra de tropeço. Quando você fica com raiva de alguém e um confronto o leva a desenterrar problemas anteriores e a uma troca de palavras ásperas, vocês dois se sentirão magoados. Você pode acabar não se falando por um tempo. Às vezes você realmente não tem a intenção de dizer palavras ofensivas, nem quer mesmo pronunciar essas palavras, porque elas podem não ter sentido, mas elas simplesmente saem no calor da discussão.

Coisa principal

Por que deseja pedir perdão
Você tem que saber a causa da discussão e por que deseja pedir perdão.

Pedir perdão libera a pessoa da agonia de ser ferida e oprimida. Realmente não importa quem começou a discussão. O principal é que alguém tenha coragem de fazer a primeira abordagem e pedir perdão.

  1. Você tem que saber a causa da discussão e por que deseja pedir perdão. Você tem que ser sincero sobre seu pedido de desculpas.
  2. Reconheça seu erro. Sempre há dois lados em uma discussão e cada um de vocês contribuiu para isso.
  3. Escreva seu pedido de desculpas e as razões que criaram os problemas. Analise isso. Veja o que realmente deu errado e anote o que você acha que poderia ser feito para corrigir os problemas. Você pode até dar isso à outra parte, se não conseguir pedir perdão pessoalmente.
  4. Pratique o que vai dizer até que se sinta confortável para dizer as palavras. Você não quer começar seu pedido de desculpas apenas para dizer as coisas erradas e começar outra discussão.
  5. Quando você pede perdão, concentre-se apenas no problema real. Mantenha o assunto e diga o que precisa ser dito de maneira calma. Não há necessidade de uma explosão emocional e exagero. Não culpe ninguém, apenas exponha os fatos do problema em questão.
  6. Não há necessidade de justificar suas ações. Peça perdão sinceramente pelo que aconteceu e diga a eles que você reconhece sua parte no que aconteceu.
  7. Peça perdão quando a outra parte tiver tempo para se acalmar e estiver disposta a ouvir. Não adianta se desculpar no auge da discussão porque a outra parte não está pronta para ouvir.
  8. Deixe a outra parte saber que você percebe como ela foi ferida. Diga-lhes também como você se sentiu. Pergunte o que você pode fazer para corrigir a situação.
  9. Ouça e aceite o que a outra parte tem a dizer. Dê-lhes tempo para refletir sobre suas próprias ações e espere que eles o perdoem. Não adianta trazer o assunto à tona novamente.
  10. Mesmo que a outra parte não responda, lembre-se de que você fez a sua parte e tomou a iniciativa de pedir perdão e deixar por isso mesmo. Esforce-se para fazer melhor e evitar as causas que geraram os problemas.

Pedir perdão é um sinal de força. Não deve ser considerado uma fraqueza. Ele ajuda relações de reparação, fortalece os laços familiares e alivia o seu coração e mente. O ditado perdoe e esqueça se aplica.

Artigos relacionados
  1. Como evitar conflitos no seu relacionamento?
  2. Como evitar vizinhos?
  3. Como lidar com pessoas impossíveis?
  4. Como mudar as percepções errôneas sobre você?
  5. Como lidar com estar na prisão?
  6. Como lidar com alguém que tem problemas de raiva?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail