Como lidar com alguém que tem problemas de raiva?

Que o problema da raiva "não é tão ruim"
Pode parecer uma ideia radical e que o problema da raiva "não é tão ruim", mas essas coisas raramente se resolvem sozinhas.

Manter a calma quando os outros não podem

Embora ninguém seja perfeito e todos nós fiquemos bravos às vezes, há momentos e lugares apropriados para as pessoas ficarem zangadas. É quando a raiva está fora de controle ou desproporcional ao evento que ela realmente se torna um problema. As reações variam de gritos ou berros, jogando / quebrando coisas até a violência. A causa dos problemas de raiva pode variar muito, mas muitas vezes a raiz do problema é algum tipo de depressão latente. As pessoas ao redor do indivíduo com raiva muitas vezes ficam com medo, envergonhado, nervoso e incerto sobre o que fazer quando a situação irrompe repentinamente. Como todas as pessoas são diferentes, não existe uma maneira universal de agir ou reagir a essas pessoas. A situação é aquela que você deve "sentir" e uma ação decisiva deve ser tomada com base em coisas como onde você está e a história individual da pessoa. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para lidar com o problema no futuro.

Passo 1

Não tente consertar enquanto está acontecendo. Uma vez que a situação está além do que a pessoa pode suportar, não há muito o que fazer de sua parte. Além de recuar diante do problema, é melhor não tentar confrontá-lo no calor do momento. Dizer a alguém que ele tem um problema de raiva, enquanto está com raiva, NÃO é uma boa ideia. Diga o que você precisa dizer ou fazer para acalmar as coisas. Embora você possa pensar que isso significa "perder" a discussão, você nunca está realmente ganhando discussões com esse tipo de pessoa. Absorva seu orgulho e lide com o problema real quando as coisas esfriarem.

Passo 2

Saia imediatamente se as coisas ficarem violentas. Isso é especialmente importante quando há crianças envolvidas, mas ninguém deve ficar perto de alguém que esteja agindo de forma perigosa ou imprevisível. Você pode pensar que pode lidar com isso, mas nem tente. Separar-se da situação ao primeiro sinal de perigo envia uma mensagem clara à pessoa com raiva - "Não tolerarei seu comportamento." Se eles não entendem a mensagem de que seu comportamento é assustador, você sabe, sem sombra de dúvida, que precisa de ajuda para lidar com eles.

Etapa 3

Existem algumas coisas que você pode fazer para lidar com o problema no futuro
No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para lidar com o problema no futuro.

Tente não racionalizar seu comportamento. Muitas pessoas realmente pensam que fizeram algo para desencadear ou "fazer" a pessoa enlouquecer. Ao transferir a culpa para você, você está justificando o comportamento irracional e tirando a responsabilidade do autocontrole das mãos deles. Quando alguém tem um problema de raiva, fica chateado quase sem motivo, ou tem o que parece ser uma resposta fora de proporção. Não há nenhum pensamento racional acontecendo em suas cabeças enquanto isso está acontecendo. Você não pode entender isso mais do que eles. Você precisa aceitar que é responsabilidade deles "agir normalmente" tanto quanto eles precisam aceitar para si próprios.

Passo 4

Procure ajuda profissional. Além de um conselheiro ou terapeuta, você precisará envolver a família e os amigos nisso. Se essa pessoa tem um histórico desse comportamento, não se surpreenda se encontrar muitas pessoas do passado que não são mais amigas dela. Converse com outras pessoas sobre uma intervenção. Pode parecer uma ideia radical, e que o problema da raiva "não é tão ruim", mas essas coisas raramente resolvem eles mesmos. Na maioria dos casos, o comportamento não verificado apenas aumenta. O fusível fica cada vez mais curto com menos necessidade de "justificativa". Embora a pessoa possa inicialmente ficar chateada com você por "reagir exageradamente", é um claro sinal de que você realmente se preocupa com ela quando tenta obter ajuda. Essa raiva inicial com o confronto do problema é um dos maiores motivos pelos quais você deve encontrar outras pessoas para ajudá-lo a lidar com essa situação. É muito mais seguro criar em um ambiente de grupo do que um a um. Além disso, ajudará a pessoa a perceber que você não é o único que vê o comportamento dela como perturbador. Se você gostaria de encontrar ajuda para lidar com alguém que tenha esses problemas em sua área, entre em contato com o departamento de saúde local. Se você está mais confortável pelo telefone ou online, você pode entrar em contato com www.coping.org, www.stressgroup.com, www.PPBH.org ou www.findahealthcenter.hrsa.gov.

Embora possa ser doloroso ver alguém sofrendo com problemas de raiva, especialmente quando essa raiva é dirigida a você, é importante lidar com o problema. Isso significa fazer o que for preciso para conseguir a ajuda de que a pessoa precisa, o que geralmente não é uma coisa fácil de fazer. Você deve ser muito forte, por eles e por você mesmo. Eu recomendo a falar com um conselheiro para o seu próprio benefício, antes de começar a lidar com esta questão. Um profissional será capaz de ajudá-lo a tomar decisões inteligentes e saber quando a situação está "fora de seu controle". Eles também serão capazes de perceber mudanças em seu próprio comportamento que você pode ter esquecido de notar ou que são sutis demais para detectar. Para obter mais informações sobre serviços de aconselhamento profissional, visite www.freementalhealth.com ou entre em contato com o departamento de saúde local para obter mais recursos localizados.

Artigos relacionados
  1. Como perdoar?
  2. Como manter uma conversa difícil?
  3. Como dizer que estou arrependido e quero dizer isso?
  4. Como saber se você deve consertar uma amizade desfeita?
  5. Como manter uma amizade depois do sexo?
  6. Como enfrentar um valentão?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail