Configurando redes sem fio seguras em residências: roteador de Internet

Usar um roteador sem fio exige essa mesma segurança
Obviamente, qualquer proprietário de computador sabe o quão importante é a segurança da Internet e usar um roteador sem fio exige essa mesma segurança.

Aprenda a configurar um roteador sem fio para usar seu laptop em casa

A configuração de uma rede sem fio é a preferência de muitas pessoas atualmente, principalmente porque permite que elas acessem a Internet em seus laptops quando estiverem em qualquer cômodo de suas casas. Antes de configurar sua rede sem fio, você deve primeiro aprender a configurar um roteador sem fio; caso contrário, você não teria a liberdade de que acabei de falar. Obviamente, qualquer proprietário de computador sabe o quão importante é a segurança da Internet e usar um roteador sem fio exige essa mesma segurança.

Antes de configurar seu roteador / ponto de acesso sem fio
Antes de configurar seu roteador / ponto de acesso sem fio, examine as ondas de rádio para encontrar a melhor configuração para sua rede.

Como configurar uma rede sem fio segura em sua casa:

  1. Selecione um fornecedor de hardware de sua escolha. Esta é provavelmente uma das etapas mais importantes, pois você deseja evitar fornecedores que "terminam" produtos com bastante frequência - ou seja, aqueles que criam atualizações desnecessárias que exigem a compra de equipamentos cada vez mais caros. Para redes domésticas, a Linksys faz um ótimo trabalho ao fornecer quase todos os recursos necessários em um roteador / ponto de acesso sem fio. Seu provedor de internet ou cabo também pode oferecer hardware para assinantes.
  2. Faça uma pesquisa sem fio. Antes de configurar seu roteador / ponto de acesso sem fio, examine as ondas de rádio para encontrar a melhor configuração para sua rede. Muitas vezes, os dispositivos sem fio de vizinhos (pontos de acesso, telefones, etc.) podem tornar sua rede muito lenta se os canais se sobreporem. Junto com seu laptop ou desktop equipado com uma placa sem fio, use uma ferramenta como o Net stumbler para examinar a área. Preste atenção especial aos canais que as redes e dispositivos sem fio estão acessando, se seu vizinho estiver usando o canal 6 (mais comum), uma aposta segura é escolher o canal 11.
  3. Atualize o roteador / ponto de acesso. Um recurso importante que a maioria dos dispositivos de rede possui é a capacidade de atualizar com um download de firmware disponível, que geralmente está disponível no site do fabricante. As atualizações levam apenas alguns minutos e podem aliviar muitos problemas que você pode encontrar com o seu dispositivo, especialmente quando se trata de problemas de compatibilidade.
  4. Defina o seu espaço de rede. Muitas pessoas trabalham remotamente hoje em dia e precisam ter acesso à rede corporativa com um laptop fornecido pela empresa. O acesso à sua rede pode não ser obtido se você pular esta etapa. Pergunte ao seu administrador de rede o endereço de rede que você deve utilizar para sua rede doméstica. Se você não se conectar a uma rede de escritório, o espaço de rede padrão configurado com seu roteador funcionará e nenhuma alteração será necessária.
  5. Configure o hardware. Retire seu roteador / AP da caixa, conecte a Ethernet WAN usando um cabo Ethernet de categoria 0,83 que provavelmente veio com seu modem a cabo / DSL, use outro cabo Ethernet (fornecido geralmente pelo fabricante do hardware) em seu laptop ou computador desktop e, finalmente, ligue o roteador.
  6. Verifique se você tem uma conexão ativa com a Internet. Abra seu navegador da web e certifique-se de que você pode ficar online. Caso contrário, pode ser necessário definir manualmente as configurações de Internet, por exemplo, o endereço IP e / ou nome de usuário e senha fornecidos por seu provedor de serviços de Internet.
  7. Faça login e configure seu roteador / ponto de acesso. Localize o manual. As informações de configuração de que você precisa para começar estão no início do manual. Encontre o endereço IP padrão da unidade, bem como o nome de usuário e a senha de administração. Abra seu navegador da web e digite o endereço IP do roteador, nove em cada dez vezes é '192,168.0,1'. Digite as credenciais do usuário, novamente nove em cada dez vezes o nome de usuário é 'admin' com a senha 'senha'. Depois de fazer o login, altere a senha e anote-a em algum lugar seguro. Encontre as configurações sem fio e mude o canal do roteador / AP para o canal predeterminado (provavelmente 11).
  8. Configurando segurança. Dependendo do seu sistema operacional, você pode ter a opção de ser seletivo no nível de segurança sem fio que escolher. Existem três protocolos de criptografia sem fio geralmente usados em redes domésticas: WEP, WPA e WPA2. Se possível, fique longe do WEP, pois ele pode ser facilmente quebrado usando um software disponível gratuitamente. No entanto, se você tiver que usar WEP, faça-o. Alguma segurança é melhor do que nenhuma. Tente usar pelo menos WPA ou WPA2 (preferencial). Encontre novamente as configurações sem fio e indique a segurança. Você terá a opção de selecionar o tipo de criptografia e uma senha. Use a sequência de caracteres mais enigmática que puder e, novamente, anote isso em algum lugar seguro. Além disso, uma boa regra é digitá-lo em um arquivo de texto para que possa copiá-lo / colá-lo na string de conexão ao se conectar. Isso também é útil para hóspedes que precisam acessar a rede. Salve suas alterações e desconecte-se do roteador / AP.
  9. Conecte-se à rede. Supondo que tudo corra como planejado, você deverá ter um pop-up informando que uma nova rede sem fio foi encontrada. Se for esse o caso, selecione "conectar-se à rede" e digite sua senha - está tudo pronto!

    Caso contrário, você precisará configurar manualmente a conexão. Isso, dependendo das configurações do sistema, geralmente está disponível como um widget na bandeja do sistema. Dependendo do seu hardware, você pode usar o módulo de configuração sem fio integrado do Windows; outros fornecedores terceirizados, como Intel ou Linksys, geralmente também têm um ícone localizado na bandeja do sistema. Se você estiver em um Mac, olhe no menu de arquivo no canto superior direito e procure as três barras paralelas, você deve conseguir encontrar a conexão sem fio por lá.

    Se ainda estiver tendo problemas, você sempre pode pedir ajuda com seu computador ou conectividade sem fio.

Outras coisas a considerar:

A localização do seu roteador / AP pode ter um efeito significativo no desempenho do dispositivo. Tente manter o dispositivo longe de micro-ondas, evite escondê-lo em uma mesa / armário de metal e tenha em mente que casas antigas com paredes de gesso grossas às vezes podem inibir o uso de um único ponto de acesso sem fio em sua casa (especialmente se for um casa muito grande). Considere adicionar repetidores ou outros pontos de acesso se isso se tornar um problema.

Artigos relacionados
  1. Como entender os roteadores?
  2. Como configurar uma rede de computadores?
  3. Como usar os recursos de segurança em redes sem fio?
  4. Como usar um switch KVM em uma rede doméstica?
  5. Como compartilhar arquivos entre dois computadores?
  6. Como saber se alguém está roubando seu wi-fi?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail