Como usar as ferramentas de segurança sem fio gratuitas?

Esses são aplicativos que vêm com o dispositivo de rede local (LAN)
Esses são aplicativos que vêm com o dispositivo de rede local (LAN) e não custam um centavo extra.

A tecnologia sem fio é muito conveniente para os usuários. Vários computadores pessoais podem ser facilmente conectados a uma rede sem o incômodo de remendar um monte de cabos que podem realmente ficar bem bagunçados. Infelizmente, a tecnologia sem fio também pode ser muito conveniente para hackers e oportunistas que preferem pegar uma carona nas redes de outras pessoas a pagar por sua própria assinatura de serviço. Existem ferramentas que um usuário pode aproveitar para proteger sua rede. Esses são aplicativos que vêm com o dispositivo de rede local (LAN) e não custam um centavo extra.

1. Acesse o dispositivo LAN.

Navegador navega com sucesso

Em uma rede doméstica sem fio, o dispositivo LAN é um roteador sem fio. As configurações padrão em tal dispositivo são geralmente definidas para permitir que qualquer PC com um adaptador sem fio que esteja dentro da área de cobertura para acessá-lo. Obviamente, essas configurações precisam ser alteradas e, para isso, o dispositivo deve primeiro ser acessado. Usando um cabo Ethernet, conecte seu PC ao roteador. Abra o navegador do seu PC e digite o endereço IP da LAN na barra de endereços do navegador. Este endereço IP geralmente pode ser encontrado no manual do roteador. Quando o navegador navega com sucesso para o referido endereço / site, a primeira coisa que você encontrará é uma página ou janela de login. Digite o nome de usuário e a senha padrão, que também podem ser encontrados no manual. Depois de terminar, navegue até a guia de segurança. Lá você encontrará as configurações que precisam ser modificadas.

2. Altere o nome de usuário e a senha.

Normalmente, essa é uma das primeiras opções na guia de segurança e uma das primeiras etapas que você precisa realizar para começar a proteger sua rede sem fio. Use uma combinação de letras e números e anote-os em um pedaço de papel, ou melhor ainda, memorize-os rapidamente. Ao alterar o nome de usuário e a senha, você está protegendo seus privilégios administrativos na rede e ninguém mais poderá acessar o dispositivo.

3. Ative a criptografia WEP (Wired Equivalent Privacy).

Redes sem fio transmitem dados

O dispositivo LAN é um roteador sem fio
Em uma rede doméstica sem fio, o dispositivo LAN é um roteador sem fio.

Também na guia de segurança está a opção de criptografia WEP. Como as redes sem fio transmitem dados por meio de ondas de rádio, criptografar os dados transmitidos pode reduzir o risco de invasão na rede.

4. Ative a filtragem de ID de controle de acesso à mídia (MAC).

Esta é outra opção na guia de segurança. Um MAC ID é o número de identificação exclusivo do adaptador de rede sem fio em um computador. Você pode configurar o dispositivo LAN para aceitar apenas IDs MAC específicos - aqueles que pertencem a cada um dos computadores na rede.

Solução de segurança final

Na verdade, não existe uma solução de segurança final. À medida que um novo software de segurança é desenvolvido, os hackers descobrem simultaneamente novas maneiras de quebrá-lo. É importante que os usuários tenham um conhecimento básico de ferramentas de segurança de rede e computadores e, tanto quanto possível, se atualizem sobre os tipos mais recentes de ameaças e contramedidas.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail