Como criar filhos do divórcio?

Os filhos do divórcio podem viver com um dos pais
Os filhos do divórcio podem viver com um dos pais, dividir seu tempo entre dois ou viver em uma família mesclada.

Em algumas das antigas comédias como Leave It to Beaver e Father Knows Best, a vida familiar era retratada como uma equação relativamente simples: uma mãe e um pai morando com seus filhos. Embora essa possa ser uma interpretação de uma família, hoje, muitos outros cenários também existem. Os filhos do divórcio podem viver com um dos pais, dividir seu tempo entre dois ou viver em uma família mesclada. Se você é um pai que está passando por um divórcio e está preocupado com a maneira como seus filhos vão lidar com as mudanças, a boa notícia é que a maioria dos filhos é resiliente e se adaptará às mudanças. Aqui estão alguns fatores a serem considerados ao criar os filhos após o divórcio:

  1. Lembre-se de que a maioria dos filhos fica melhor morando em uma casa com um dos pais feliz do que dois pais que estão sofrendo e brigam o tempo todo.
  2. Perceba que, como acontece com muitas outras mudanças, pode levar um tempo para você e seus filhos se ajustarem. Isto é esperado.
  3. O fato de seus filhos ficarem chateados com a decisão não significa que não seja a coisa certa para você e para eles.
  4. Entenda que, embora você e seu parceiro tenham decidido não mais morar juntos, vocês dois têm um compromisso e uma responsabilidade com seus filhos. Certifique-se de que seus filhos também saibam disso. Você está se divorciando do outro pai, não deles.
  5. Tranquilize seus filhos de que eles não são a causa do divórcio.
  6. Fale abertamente com seus filhos sobre seus medos e tente tranquilizá-los o melhor que puder, de que ainda podem confiar em você.
  7. Tente minimizar a incerteza. Às vezes, a preocupação das crianças pode ser pior do que a realidade. Se as crianças souberem o que esperar, elas podem se sentir mais seguras e se ajustar com mais facilidade.
  8. Evite mudanças desnecessárias. Se você puder manter o horário escolar das crianças e outras atividades como de costume, terá um importante grau de segurança. Particularmente em tempos de estresse, rotinas e atividades familiares trazem conforto para as crianças.
  9. Lembre a seus filhos os aspectos positivos do divórcio, não apenas os negativos. Por exemplo, pode haver menos tensão em sua casa e mais tempo de qualidade que você pode passar com eles.
    Se as crianças souberem o que esperar
    Se as crianças souberem o que esperar, elas podem se sentir mais seguras e se ajustar com mais facilidade.
  10. Seja consistente com sua disciplina. Seus filhos precisam saber que você ainda está no controle de sua casa e precisam respeitar sua autoridade.
  11. Peça a seus filhos para ajudá-lo com algumas das responsabilidades domésticas. No entanto, certifique-se de manter seus papéis apropriados para suas idades e níveis de habilidade. Ao enfrentar as coisas em equipe, você pode até fortalecer o vínculo de sua família.
  12. Leia mais sobre como criar filhos após o divórcio. Dois recursos sobre este tópico incluem Co-parentalidade após o divórcio: como criar filhos felizes e saudáveis em duas famílias por Diana Shulman e Divórcio amigo da criança: Divórcio (d) Guia do terapeuta para ajudar seus filhos a prosperar (brochura) por Diane M. Berry.
  13. Fique atento às dificuldades que seus filhos possam enfrentar com amigos e na escola como resultado do divórcio.
  14. Ajude seus filhos a resolver esses problemas se você se sentir capaz, ou procure ajuda profissional quando necessário.
  15. Lembre-se de buscar apoio para si mesma se for mãe solteira ou pai solteiro.
Artigos relacionados
  1. Como criar filhos felizes?
  2. Como criar filhos felizes?
  3. Como reconhecer sinais de crianças abusadas sexualmente?
  4. Como aumentar trigêmeos?
  5. Como criar seus netos?
  6. Como reconhecer sinais de abuso sexual de crianças pequenas?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail