Como introduzir sólidos ao seu filho?

É importante que a primeira refeição do seu bebê seja cereal para bebê
É importante que a primeira refeição do seu bebê seja cereal para bebê.

A introdução de sólidos é um momento divertido e emocionante para mãe e filho, mas não é fácil descobrir quando você deve fazer isso e como fazê-lo. Você pode ter uma avó que diz: "Ele já está com dois meses e você ainda não começou a alimentá-lo com cereais? Como você espera que ele cresça?!" Por outro lado, muitos desejam um início mais tarde. O fato é que essa é uma decisão que você, como pai, precisa decidir. Se você tiver dúvidas, pergunte ao seu médico.

  1. Decida se seu bebê está pronto. Isso geralmente é difícil de entender. No entanto, seu bebê deve ter pelo menos quatro meses de idade. Se você esperar até que ele tenha seis meses, pode diminuir a probabilidade de seu bebê ter uma reação alérgica. Outros sinais podem indicar que seu bebê está pronto:
    • A capacidade de segurar comida na boca e, em seguida, empurrar a comida para o fundo da boca e engolir
    • Segurando sua própria cabeça, sentando-se bem enquanto é apoiado
    • Fazendo movimentos de mastigação
  2. Comece com cereais. É importante que a primeira refeição do seu bebê seja cereal infantil. Este é o alimento com menor probabilidade de causar uma reação alérgica. Na verdade, o cereal de arroz é a melhor opção porque é mais fácil de digerir. Comece com apenas uma colher de chá de cereal em uma colher de sopa de fórmula, leite materno ou água. Vai ficar muito líquido, mas é assim que você quer começar. Nos próximos dias, aumente lentamente a quantidade de cereal que está oferecendo e pode começar a engrossar. Espere algumas semanas antes de se preocupar em adicionar mais alimentos. Nesse ponto, seu bebê receberá a maior parte dos nutrientes do leite materno ou da fórmula, portanto, você não precisa se preocupar se ele está recebendo o suficiente ou não.
  3. Adicione vegetais e frutas. Depois que seu filho dominar os cereais, comece a dar algumas colheres de chá de frutas e vegetais em purê ou coados. Coloque algumas colheradas em uma tigela pequena e alimente seu bebê com isso, em vez de todo o lote ou o pote inteiro. Retirar do frasco ou do lote pode causar crescimento bacteriano. Muitas vezes, é recomendado que você comece com vegetais verdes, para não deixar seu filho mais interessado em frutas e vegetais mais doces. No entanto, depende totalmente de você.
  4. Espere antes de experimentar um novo alimento. Você deve esperar pelo menos três dias (e uma semana é ainda melhor) antes de tentar um novo alimento. Dessa forma, se seu filho tiver uma reação alérgica como vômito, diarréia, barriga inchada ou agitação extra, você saberá o motivo. Em seguida, você pode conversar com seu médico sobre o problema e identificar o ingrediente que pode estar causando isso.
  5. Apresente-os novamente. Freqüentemente, o sabor e a textura são algo aos quais um bebê leva um tempo para se acostumar. Você pode ter que introduzir um alimento repetidamente antes que ele seja aceito. É importante não desistir, porque ensinar seu bebê a gostar de uma grande variedade de alimentos agora irá ajudá-lo no futuro. Isso não significa que você deve tentar forçar seu bebê a comer um alimento do qual ele se afastou, mas sim que você deve tentar novamente em outro momento.
  6. Adicione carnes e outras proteínas. Você pode adicionar purê de carnes, iogurte e queijo cottage. O método será o mesmo e pode ser necessário introduzir esses alimentos várias vezes.
  7. Aumente o número de porções. No início, você começará com apenas uma porção de cereal. Com o tempo, você fará duas porções. No entanto, quando seu bebê estiver por volta de um ano de idade, ele deverá fazer três refeições diárias com alimentos sólidos e deverá continuar com o leite materno ou a fórmula.
  8. Comece a adicionar restos de mesa. Logo seu bebê será bom em mastigar e comer. Neste momento, você pode adicionar restos de mesa, pequenos pedaços de alimentos moles.

Adicione peças mais duras

Você vai observar seu filho mastigar cada vez melhor. Você verá que eles têm mais facilidade com os alimentos que recebem. Isso pode facilitar a decisão de adicionar alimentos mais duros à dieta. Mas tenha cuidado. Certifique-se de que todos os alimentos são pequenos, para que se o bebê tiver dificuldade para mastigá-los, não haja risco de asfixia.

Se você começar com sólidos
Se você começar com sólidos e seu bebê não parecer pronto, tudo bem - tente novamente em algumas semanas.

Também é importante observar que alguns alimentos não são recomendados até o bebê atingir pelo menos um ano de idade, e às vezes mais tarde. Isso inclui leite, morango, nozes, mel, marisco e clara de ovo. Esses alimentos podem causar problemas. O mel, por exemplo, pode causar botulismo. Os outros alimentos apresentam alto risco de alergia. Também é importante observar que se você ou um membro da sua família tem muitas alergias, seu bebê também pode. É bom conversar com seu médico sobre isso, se for esse o caso.

Dar alimentos sólidos ao seu bebê não precisa ser difícil e pode ser divertido e emocionante. Tome um pouco de tempo e certifique-se de cuidar do seu bebê. Certifique-se de que estão mastigando e engolindo como deveriam e que estão se dando bem com os alimentos que você apresentar. Se você começar com sólidos e seu bebê não parecer pronto, tudo bem - tente novamente em algumas semanas. Cada bebê é diferente, então você tem que cuidar do seu bebê. Ninguém pode dizer o que seu bebê precisa melhor do que você!

Artigos relacionados
  1. Como manter um bebê seguro em um cercadinho?
  2. Como manter uma criança doente feliz?
  3. Como evitar que as crianças briguem durante uma viagem de carro?
  4. Como manter uma criança ocupada ao trabalhar em casa?
  5. Como manter as crianças caladas em cultos religiosos?
  6. Como manter as crianças ocupadas em uma viagem de carro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail