Como compreender seus direitos à licença-maternidade?

Sua licença-maternidade de 12 semanas não deve ser considerada um bloco de tempo
Sua licença-maternidade de 12 semanas não deve ser considerada um bloco de tempo.

Se você está pensando em engravidar ou adotar uma criança, ou se já está grávida, nunca é cedo para entender quais direitos à licença-maternidade você pode esperar de seu empregador.

As empresas não são obrigadas a conceder às novas mães licença remunerada. Embora seja verdade que a Lei de Licença Familiar e Médica aprovada pelo Congresso em 1993 garante a uma nova mãe, incluindo mães adotivas, até 12 semanas de licença sem vencimento, a empresa para a qual você trabalha deve aprovar certas condições para que essa garantia seja mantida.

Políticas de licença maternidade

Para se qualificar para até 12 semanas de licença sem vencimento, sua empresa deve empregar pelo menos 50 pessoas por pelo menos 20 semanas ao longo do ano, e você deve ter trabalhado na empresa por pelo menos um ano. Por lei, todas as empresas devem publicar suas políticas de licença-maternidade em seu local de trabalho ou podem estar sujeitas a multas.

Se essas condições forem satisfeitas, você tem direito a tirar a licença maternidade de 12 semanas antes mesmo do parto, ou adotar seu recém-nascido, pois muitas mulheres têm a opção de passar as últimas semanas de gravidez em casa. O seu empregador deve continuar a contribuir para o seu seguro de saúde durante a licença-maternidade, mas se você optar por não voltar ao trabalho, você deve reembolsar o seu empregador por esta despesa.

Durante sua ausência, seu empregador deve manter seu emprego aberto para você ou um emprego em aberto que seja semelhante em responsabilidades e nível salarial.

Tratamento de emergência médica

Sua licença-maternidade de 12 semanas não deve ser considerada um bloco de tempo. Você pode tirar um padrão de dias de folga ou um bloco de semanas, mas deve avisar com 30 dias de antecedência sua intenção de tirar a licença-maternidade, exceto no caso de alguma emergência médica relacionada à sua gravidez. Alguns empregadores podem exigir que você tire uma licença remunerada primeiro, como férias restantes ou dias de licença médica antes de usar a Licença de Maternidade.

Se você trabalha para uma empresa que emprega menos de 50 pessoas e, portanto, não é obrigada a conceder 12 semanas de licença-maternidade, converse com um representante de recursos humanos para saber a política exata de licença-maternidade. A maioria das empresas menores concederá a você pelo menos seis semanas de licença sem vencimento, mas não presuma automaticamente que seja esse o caso. A Lei de Discriminação da Gravidez aprovada em 1978 pode beneficiá-lo se você trabalhar para uma empresa menor não coberta pela Lei de Licença para Família e Medicina. Entre em contato com um advogado especializado em leis trabalhistas se achar que seu empregador não está disposto a conceder a você a licença remunerada ou não remunerada que você deve receber por lei.

Artigos relacionados
  1. Como usar uma bomba tira leite?
  2. Como usar um calendário de ovulação para calcular a concepção?
  3. Como usar kits de teste de gravidez?
  4. Como usar o controle de natalidade?
  5. Como usar Dopplers fetais: usando um Doppler para bebês?
  6. Como usar o método de ovulação Billings (BOM)?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail