Como avaliar diferentes estilos de criação de filhos?

Os filhos de pais que preferem esse estilo são freqüentemente chamados de "mimados" ou sempre precisam
Os filhos de pais que preferem esse estilo são freqüentemente chamados de "mimados" ou sempre precisam conseguir o que querem.

Ser pai é difícil. Não há dúvida disso. Todo pai luta em algum ponto para descobrir como lidar com as situações e como ser o melhor pai possível. Entender seu estilo de criação é o primeiro passo para entender por que seus filhos se comportam dessa maneira e como você pode melhorar suas habilidades parentais.

  1. Paternidade permissiva. Esses tipos de pais são excessivamente indulgentes com os filhos. Os filhos de pais que preferem esse estilo são freqüentemente chamados de "mimados" ou sempre precisam conseguir o que querem. Pais permissivos cedem a todos os desejos dos filhos e costumam ser tolerantes com a disciplina. Quando as crianças se comportam mal ou agem de forma inadequada, isso geralmente é ignorado. Você tenta evitar o confronto com seus filhos? Você pode ser um pai permissivo.
  2. Paternidade autoritária. Você espera que suas ordens sejam seguidas sem desculpas e sente que não precisa explicar por quê? Você pode ser um pai autoritário. Você gosta de estabelecer as regras, incluindo consequências explícitas se não forem seguidas, e tende a ser inflexível em sua interpretação. Alguns pais autoritários são considerados superprotetores e se intrometem na privacidade dos filhos. Esse tipo de pai pode fazer com que a criança se rebele contra a autoridade. Outros pais nesta categoria são vistos como rígidos, mas, em última análise, justos.
  3. Paternidade autoritária. Você gosta de incluir seu filho nas decisões sobre seu bem-estar e explicar por que as regras e consequências são importantes? Você provavelmente é um pai autoritário. Pais autoritários têm grandes expectativas de que seus filhos sigam as regras, mas são mais flexíveis e compreensivos do que um autoritário. Pais que dão apoio, estão envolvidos e autoritários ouvem quando seus filhos têm reclamações ou preocupações. Como pai autoritário, você valoriza ensinar a seu filho a responsabilidade por suas próprias ações.
  4. Paternidade não envolvida. Você não tem regras? Você não passa tempo com seus filhos? Infelizmente, você pode ser um pai não envolvido. Esse estilo de educação é potencialmente o mais prejudicial. A educação não envolvida pode beirar a negligência e prejudicar o perfil psicológico da criança. Se você acha que é um pai não envolvido, ainda há tempo para mudar seu estilo. Envolva-se mais na vida do seu filho criando regras e ajudando-o a segui-las. Passe algum tempo conhecendo seu filho e o que ele significa.

Ainda não tem certeza de qual é o seu estilo parental? Tente fazer um teste de inventário de estilo parental em: Pediatrics.about.com.

Artigos relacionados
  1. Como ser um bom pai: preparar seus filhos para a idade adulta?
  2. Como lidar com adolescentes rebeldes?
  3. Como ensinar uma criança a falar?
  4. Como deixar ir os filhos adultos?
  5. Como ensinar uma criança a amarrar sapatos?
  6. Como ensinar um comportamento adequado a uma criança em um funeral?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail