Como lidar com insultos?

Perdoar a pessoa que menosprezou seu caráter
Perdoar a pessoa que menosprezou seu caráter e esquecer a ofensa são ambos difíceis.

Os insultos nunca são fáceis de aceitar. Quer representem a verdade ou não, os insultos são propositalmente ditos para rebaixar um personagem e rebaixar uma pessoa. Muitas vezes, as pessoas tentam ser legais e manter um bom relacionamento com as pessoas na tentativa de evitar insultos. Mas isso na verdade é uma tentativa inútil. A verdade é que você não pode passar esta vida sem ouvir uma única palavra de insulto. Sempre, as pessoas vão descobrir algo ruim sobre você e lançar um insulto a você. Mas embora você não possa evitar que as pessoas façam comentários insultuosos sobre você, você pode fazer algo para diminuir o impacto da ofensa. Aqui estão algumas dicas.

  1. Reconheça que você está ferido. Não esteja em negação. Se você está ferido, diga isso. Escovar isso não diz nada sobre sua força emocional; na verdade, dizer que você está bem, mesmo que não esteja, é covardia. Lembre-se de que as pessoas fortes reconhecem a dor e chegam ao ponto de senti-la. É normal dizer que você está ferido; é puramente uma emoção humana. Se você admitir que está ofendido, terá uma boa chance de se recuperar do insulto
  2. Saiba o que desencadeou o insulto. Quem quer que tenha dito o insulto, tente descobrir o que levou a pessoa a dizê-lo. Pode ser que você o tenha ofendido primeiro. Ou pode ser que ele tenha problemas em domar a boca. Seja qual for o motivo, tente entender a pessoa. Não julgue e não ataque.
  3. Lembre-se de que os insultos geralmente são proferidos como resultado de uma explosão emocional. Na maioria das vezes, os insultos são ditos por raiva extrema ou outras emoções intensas. É seguro dizer, portanto, que alguns insultos são apenas lapso de língua. Se acontecer de você receber esse tipo de insulto, é melhor não prestar atenção. Se, no entanto, os insultos têm alguma alusão à verdade, leve-os de forma construtiva. Pode ser muito difícil porque a maneira como os insultos são ditos e formulados não tem o objetivo de edificar uma pessoa, mas não há mal nenhum em tirar algo bom de algo tão ruim quanto um insulto.
    A reconciliação genuína acontecerá quando a pessoa ofensora se desculpar
    A reconciliação genuína acontecerá quando a pessoa ofensora se desculpar e você perdoar e esquecer.
  4. Não se deixe levar pelo insulto. Depois que o insulto for dito e você já reconhecer sua mágoa, siga em frente. Não caia na tentação de analisar e pensar demais sobre isso, porque isso só aprofundará sua ferida e possivelmente fará com que você deteste a pessoa que o ofendeu.
  5. Tente perdoar e esquecer. Perdoar a pessoa que desprezou seu caráter e esquecer a ofensa são ambos difíceis. Mas eles são necessários. Em primeiro lugar, você está vivendo em um mundo pequeno e é provável que encontre o agressor a qualquer momento. Perceba, entretanto, que levará algum tempo para você perdoar completamente a pessoa e esquecer o insulto; na verdade, às vezes, você ainda sentirá a dor. É normal; apenas continue a perdoar e a fazer esforços para esquecer.

A reconciliação genuína acontecerá quando a pessoa ofensora se desculpar e você perdoar e esquecer. Mas se ele não pedir desculpas, perdoe e esqueça mesmo assim. Aproveite essa oportunidade para exercitar sua capacidade de perdoar e esquecer, que o preparará para as futuras ofensas que receberá.

Artigos relacionados
  1. Como lidar com o confronto?
  2. Como enfrentar um companheiro de quarto?
  3. Como evitar conflitos no seu relacionamento?
  4. Como negociar uma resolução de conflito ganha-ganha?
  5. Como pedir perdão?
  6. Como evitar vizinhos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail