Como nomear seu personagem?

O histórico de um personagem
Considere sua história, o histórico de um personagem e os valores simbólicos ao inventar nomes.

Esteja você escrevendo um romance extenso com dezenas de personagens que viajam pelo mundo, ou uma pequena peça teatral sobre dois caras sentados em um bar, você, em algum momento ou outro, terá que dar nomes a esses personagens. Ou pelo menos você terá que tomar a decisão consciente de não nomeá-los. Às vezes, o processo de nomeação pode ser simples. Outras vezes, é possível ficar preso. Às vezes, um escritor pode ser vítima, como diz Laura San Giancomo em Pretty Woman, da "pressão... de um nome!" Aqui estão algumas maneiras de iniciar o processo de atribuição de nomes.

  1. Decida a importância dos nomes para a sua história. É fácil se envolver em encontrar o nome certo para um personagem. (É especialmente fácil ser pego quando uma parte mais difícil do processo de escrita - digamos, delinear o segundo ato do script - é sua outra alternativa.) É verdade que um nome pode ajudá-lo a esclarecer a personalidade de um personagem. Pode ter um significado simbólico. Pode adicionar profundidade à sua história. Mas às vezes, um nome não é tão importante quanto você pensa. Por exemplo, adoro as peças de August Wilson e lembro o que muitos personagens fazem, dizem e lutam. Mas me lembro de muito poucos de seus nomes. Alguns dos nomes provavelmente tinham um grande significado - mas eu me lembro da importância do personagem sem me lembrar desses nomes significativos.
    O mesmo acontece com filmes populares. Eu amo o filme Crimson Tide, mas quando penso nos personagens principais, me refiro a eles como Denzel Washington e Gene Hackman - não conseguia lembrar seus nomes em uma aposta. O ponto principal é que às vezes um nome pode ser muito importante, às vezes semimportante e outras vezes nem um pouco importante. Portanto, pense em como os nomes serão importantes para a sua história e, se acabar que nem todos são cruciais, não passe semanas e semanas procurando esse nome "perfeito". Além disso, perceba que pode haver muitos nomes "perfeitos" para um personagem. Você pode ter cinco nomes em uma pequena lista para seu personagem principal. Pode ser que qualquer um dos cinco funcione e tudo o que você precisa fazer é escolher o seu favorito.
  2. Considere a personalidade do seu personagem e encontre um nome que se relacione com essa personalidade. Meus pais contam uma piada sobre John Wayne. Em quase todos os seus filmes - e isso pode ser verificado no Internet Movie Database - ele interpreta um personagem chamado John ou Jake. Por que é isso? Bem, é mais provável porque, independentemente de seu personagem específico, John Wayne ainda estava interpretando John Wayne, ícone do oeste. Cara durão. Homem independente. Vaqueiro. E em nossa sociedade, caras assim simplesmente não se chamam Marion. Ou se forem, eles mudam rapidamente aos nomes artísticos John e Duke! Os escritores daqueles filmes antigos sabiam disso e escolheram nomes fortes e viris para seus personagens fortes e viris. Certo, provavelmente não precisavam ser os mesmos dois nomes fortes e masculinos todas as vezes, mas você entende o conceito.
    Alguns nomes em qualquer sociedade apenas evocam certos traços de caráter. Por exemplo, nomes curtos e monossilábicos evocam pessoas duras, fortes ou diretas, por exemplo. Outros nomes têm conotações diferentes; Lily pode ser delicada e Zeke pode ser um caipira. Não existe uma regra rígida e rápida sobre qual nome se encaixa em qual personalidade, então siga seu instinto.
    Em qualquer caso, então, uma maneira de escolher o nome de um personagem é pensar sobre quem é essa pessoa e encontrar um nome que de alguma forma incorpore essa personalidade ou imagem. Shrek, por exemplo, tem uma espécie de som gutural, que lembra lixo ou destroços. E quando você olha para o ogro verde mal - humorado, ele se encaixa muito melhor do que Andrew ou Jimmy, não é?
    Na vida real, não podemos nomear as crianças de acordo com sua personalidade, mas, ao escrever, conhecemos a personalidade antes que o personagem receba um nome. Pense na personalidade do personagem e isso pode ajudar a dar-lhe um nome.
  3. Deixe a história moldar o nome. De certa forma, isso está relacionado ao uso da personalidade para orientar suas escolhas. Nesse caso, você pode escolher qualquer nome, mesmo um que não se relacione com a personalidade do personagem, e então deixar que a história do personagem molde o nome. Por exemplo, um ator durão se chama Marion. Seu desejo de ser um ator durão o fez mudar para o apelido de Duke, como no caso de John Wayne.
    Aqui está outro exemplo. Digamos que você tenha um personagem milionário de quinta geração e seu nome seja Sir Benjamin Jackson IV. Talvez ele seja orgulhoso ou até arrogante sobre seu título e o use o tempo todo. Ou talvez ele esteja tentando esconder seu passado de ser um "cara normal" e simplesmente usa algum apelido como Ben. Ou talvez sua história seja sobre um sangue azul que quer ser um rapper, então ele tem algum nome ridículo de aspirante a estrela do rap. Aqui, não é o nome real, mas sim a forma como a história do personagem o molda que acaba sendo importante.
  4. Use um nome que reflita a herança ou experiência do personagem. Qual é a origem étnica do seu personagem? Qual é a sua formação familiar? Todas essas coisas podem influenciar o nome de um personagem. Por exemplo, digamos que você tenha um personagem europeu africano. Você pode escolher um nome europeu genérico, como Bill ou Steve, ou, em vez disso, um nome geralmente distinto da cultura europeia africana, como Dujuan ou Tyriq. Ou se aprofunde no histórico de seu personagem. Qual é a sua formação familiar? E se a mãe dele fosse uma ativista dos direitos civis? Talvez ele tenha o nome de Malcolm X. A mãe dele também era fã de música clássica? Talvez ela tenha nomeado Malcolm Amadeus. Ei, esse é realmente um nome muito legal.
    Tudo o que você precisa fazer é escolher o seu favorito
    Pode ser que qualquer um dos cinco funcione e tudo o que você precisa fazer é escolher o seu favorito.
  5. Escolha um nome simbólico ou um com conotações específicas - mas tenha cuidado. Os nomes costumam ser simbólicos. E às vezes, quando eles nem mesmo pretendem ser simbólicos, as pessoas lêem neles. Portanto, usar um nome simbólico pode ser arriscado. Chamar um personagem de Odisseu, por exemplo, basicamente dita que o cara está em algum tipo de jornada. Adão, Eva, Jó? Carregado! Tenha cuidado ao usar nomes carregados de simbolismo.
    Por outro lado, nomes simbólicos podem ser usados com bons resultados. Um cowboy de brinquedo preocupado em ser superado pelo novo astronauta de plástico chama-se Woody. A Pixar fez de tudo para usar esse nome simbólico? Talvez não, mas um pequeno toque adiciona profundidade. No show de ficção científica Battlestar Galactica, muitos nomes têm significado simbólico. Apolo, por exemplo, é filho do comandante. Na mitologia grega, Apolo é filho do chefe dos Deuses, Zeus. Há uma conexão simbólica, e bastante óbvia - mas não é exagerada.
    Coisas como estações, cores e clima podem ter conotações diferentes e podem ser usadas também como nomes. Novamente, use-os com cuidado para não bater na cabeça das pessoas com o martelo "óbvio".
  6. Acerte bem no nariz. Por outro lado, às vezes o óbvio é bom! Em alguns casos, nomear um personagem pode ser tão fácil quanto identificar seus traços físicos mais óbvios e seguir em frente. Pense nos 7 anões. Não há nada de simbólico no nome Sneezy. Ele espirra muito! Edward Mãos de Tesoura tem tesouras de verdade no lugar das mãos. O Leão Covarde é um verdadeiro Leão Covarde. O que esses personagens podem representar está sujeito a interpretação, mas seus nomes estão entre os mais diretos possíveis. E eles funcionam. Dependendo do tipo de história que você está escrevendo, um nome que descreve tão literalmente um personagem pode funcionar muito bem. Um conto de fadas, ficção científica ou história fora do centro pode dar melhor uso a esses nomes do que uma história "realista".
  7. Vá com o oposto. Às vezes, um senso de ironia pode ajudá-lo a encontrar um ótimo nome para um personagem. Qual é o pólo oposto do seu personagem? Que nome pode representar esse oposto? Uma mulher suicida chamada Hope pode ser um pouco direta demais, mas essa é a idéia geral. Um assassino da máfia, um pregador, uma modelo? Que nomes parecem não "combinar" com esses personagens? Esses podem, na verdade, ser os nomes perfeitos que você está procurando. Um pouco de ironia ajuda muito, no entanto; não dê a todos os personagens de sua história esse tipo de nome ou o efeito provavelmente será perdido.
  8. Esqueça os nomes. Muitas histórias envolvem personagens sem nome ou personagens que só têm títulos. "Our Town", de Thornton Wilder, tem um personagem conhecido simplesmente como Gerente de Palco. "Glass Menagerie" de Williams tem um personagem conhecido como Gentleman Caller. Às vezes, o personagem sem nome será o narrador que nos traz através da história. Nunca aprendemos o nome dela e nem precisamos. Como mencionei antes, você pode descobrir que nem todos os seus personagens precisam de nomes.
    Por outro lado, às vezes o anonimato pode ter importância simbólica. Você pode estar tentando enfatizar as vítimas anônimas da guerra, as pessoas que são esquecidas com o tempo ou algo parecido. Deixar de fora um nome pode muitas vezes ser uma decisão tão importante quanto dar a alguém o nome perfeito.

Os personagens permanecem conosco por muitos motivos - o que eles fazem, o que dizem, como nos lembram de nós mesmos ou o que revelam sobre o mundo. O nome certo pode tornar um personagem mais engraçado, mais triste, mais simbólico ou mais indelével. Até mesmo a escolha de omitir um nome pode adicionar profundidade à sua história.

Artigos relacionados
  1. Como abrir uma livraria cristã?
  2. Como encomendar livros de ciência?
  3. Como se preparar para o teste de redação do SAT?
  4. Como superar o bloqueio do escritor?
  5. Como preparar um discurso de aposentadoria?
  6. Como promover um livro autopublicado?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail