Como lidar com um casamento infeliz?

Encontre maneiras de melhorar o que você percebe que está contribuindo para seu casamento infeliz
Com base em sua avaliação pessoal, encontre maneiras de melhorar o que você percebe que está contribuindo para seu casamento infeliz.

Nem todos os casamentos são um mar de rosas. O que costumava ser um relacionamento feliz antes de caminharmos pelo corredor pode se transformar em um casamento difícil em uma mera questão de meses ou depois de longos anos juntos. Antes de acenar a bandeira branca, encontre maneiras de lidar com seu casamento infeliz antes de se separar totalmente.

Cada relacionamento é diferente. Não existe uma solução única para o problema. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para lidar com um casamento infeliz.

1. Liste os sinais de infelicidade. Por que você diz que o casamento é infeliz? Quais são os sinais? Anote esses sinais, que podem incluir qualquer um dos seguintes:

  • brigas, brigas ou discussões constantes
  • conversas pararam
  • não passando tempo de qualidade juntos
  • um ou ambos os parceiros fazem um esforço para passar mais horas fora de casa
  • sem intimidade, apenas sexo

2. Determine quem está realmente infeliz. Com base nos sinais, descubra quem é realmente infeliz no casamento. É possível que apenas uma pessoa se sinta presa à união, enquanto a outra está completamente sem noção.

Avaliação honesta

3. Faça uma avaliação honesta de você e de seu cônjuge. Passe por um processo de discernimento sobre você e seu cônjuge. Liste quais são suas boas qualidades e suas áreas de melhoria. Inclua o que você traz para o casamento - por exemplo, cuida da casa ou contribui para as finanças. Em seguida, faça a mesma lista para seu cônjuge.

Você pode conduzir seu casamento de volta ao caminho original
Sendo perspicaz e agindo de acordo com os sinais desde cedo, você pode conduzir seu casamento de volta ao caminho original.

4. Comece a trabalhar em você mesmo. Com base em sua avaliação pessoal, encontre maneiras de melhorar o que você percebe que está contribuindo para seu casamento infeliz. Trabalhe primeiro para mudar a si mesmo e não o seu cônjuge. Se você acha que é um crítico ou que perde a calma com facilidade, tente contar lentamente de um a dez antes de dizer qualquer coisa ou reagir violentamente a uma situação. Se você adora compras, deixe seus cartões de crédito e débito em casa e leve apenas dinheiro suficiente para a tarefa. Se necessário, encontre um conselheiro pessoal que possa ajudá-lo a ser um cônjuge e uma pessoa melhor todos juntos.

Tempo específico

5. Converse com seu cônjuge. Não tente pegar sua esposa desprevenida; em vez disso, marque uma reunião com ela para discutir seu casamento. Estabeleça uma hora e um lugar específicos para que ambos estejam emocionalmente prontos para enfrentar o problema. Durante a reunião, diga a seu cônjuge o que você observou e como se sente. Pergunte se ela se sente da mesma maneira ou quais são suas observações.

6. Elabore um plano juntos. Se vocês dois acham que vale a pena salvar o casamento, trabalhem juntos para encontrar uma solução. Sugira ir a um conselheiro matrimonial. Peça a ela que faça o mesmo exercício de avaliação pessoal que você fez.

Leva tempo

7. Continue trabalhando em você e em seu casamento. Um casamento infeliz não pode ser consertado da noite para o dia. Leva tempo e muito esforço para trazer de volta a alegria de um casamento que, de outra forma, seria doloroso. Não desista facilmente e trabalhe em equipe.

Existem tantos motivos pelos quais os casamentos se tornam infelizes após anos de felicidade conjugal. Ao contrário do que outros possam dizer, os casamentos infelizes não nascem da noite para o dia. Em vez disso, os casais tendem a ignorar os sinais de que seu casamento está começando a apresentar rachaduras. Sendo perspicaz e agindo de acordo com os sinais desde cedo, você pode conduzir seu casamento de volta ao caminho original.

Artigos relacionados
  1. Como lidar com uma esposa infeliz?
  2. Como lidar com assuntos emocionais?
  3. Como detectar infidelidade?
  4. Como lidar com problemas financeiros no casamento?
  5. Como lidar com o bebê fora do casamento do seu marido?
  6. Como discutir o casamento aberto com seu cônjuge?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail