Como abordar seu cônjuge sobre o abuso de álcool?

É aconselhável que você procure aconselhamento profissional
Para fortalecer a decisão de mudar e evitar que o problema volte a acontecer, é aconselhável que você procure aconselhamento profissional.

Se você tem um cônjuge alcoólatra, sua primeira reação é um sentimento de culpa. Você acha que causou o problema. Você acha que deveria ter sido um companheiro melhor, ter estado mais vigilante para reconhecer o início do problema e ter feito algo para impedir que ele piorasse.

Existem várias maneiras de lidar com o abuso de álcool no cônjuge
Existem várias maneiras de lidar com o abuso de álcool no cônjuge.

O que você pode fazer para ajudar? Um número crescente de pessoas está optando por tratamento e intervenção domiciliar. Existem várias maneiras de lidar com o abuso de álcool no cônjuge. Você precisa da combinação certa de maneiras que funcionem melhor para você.

  1. Ser informado. Você precisa entender a causa do problema. Faça sua própria investigação.
  2. Mantenha sua casa limpa. Verifique os armários, prateleiras da despensa e outros locais onde garrafas de álcool possam estar escondidas. Evite ocasiões em que o álcool possa estar presente. Explique aos amigos e familiares o motivo pelo qual você deseja evitar servir bebidas alcoólicas.
  3. Aprenda a enfrentar. Aceite que seu marido tem um problema com a bebida. Procure todas as informações que puder reunir sobre o abuso de álcool. Um bom site para obter informações é Alcoólicos Anônimos (AA).
  4. Adote uma abordagem positiva. Um alcoólatra não aceitará que tem um problema. Espere encontrar resistência inicialmente. Não espere muito na primeira vez que abordar seu cônjuge. Você pode não obter uma resposta dele ou ele pode simplesmente ignorá-lo. Não se sinta zangado ou desanimado. Considere o valor de face e volte em outra hora.
  5. Saiba quando se aproximar. Aborde seu cônjuge quando ele estiver sóbrio. Pergunte a ele se não há problema em conversar. Diga a ele que você tem algo importante para discutir com ele. Se ele for receptivo, sente-se com ele e converse. Evite distrações para que você possa falar livremente. Seja honesto e franco. Mantenha a calma enquanto fala. Deixe-o saber como o abuso de álcool afetou você e seus familiares. Cite casos em que essas ações ocorreram.
  6. Tenha paciência. Não espere resultados imediatos. Levará algum tempo para se recuperar do abuso de álcool. Continue fazendo todas as abordagens que trazem resultados positivos.
  7. Estabeleça uma comunicação aberta. Deixe-o saber que você está disposto a discutir o problema dele sempre que ele quiser. Diga a ele o que você espera dele como pai e esposa. Peça a ele para fazer o mesmo. Mostre-lhe amor e compreensão. Aumente sua confiança e destaque qualquer progresso que ele fizer. O desejo de mudar deve vir dele. Deixe-o saber que você estará lá para apoiá-lo.
  8. Obtenha o suporte adequado. Conte com a ajuda de membros da família e busque ajuda de grupos de pares. Descubra se há um grupo de apoio em sua comunidade e participe. Ajuda se você puder conversar com outras pessoas que estão passando pelo mesmo dilema que você. Você também pode obter dicas e opções valiosas que funcionam.
  9. Procure aconselhamento para vocês dois. Para fortalecer a decisão de mudar e evitar que o problema volte a acontecer, é aconselhável que você procure aconselhamento profissional. Conforme você e seu cônjuge percorrem o caminho da recuperação, haverá erros inevitáveis ao longo do caminho. Seria útil se você aprender a reconhecer esses deslizes desde o início e fornecer ações corretivas.

Não existem soluções fáceis e rápidas para a recuperação do abuso de álcool. Tempo, paciência, atitude positiva, amor e compaixão, fé, o desejo do seu cônjuge de mudar, manter-se informado e também um bom grupo de apoio são seus aliados para ajudar seu cônjuge a se recuperar da dependência do álcool.

Artigos relacionados
  1. Como ser um melhor comunicador em um relacionamento?
  2. Como ser um marido melhor?
  3. Como compreender as leis de divórcio do Texas?
  4. Como ser uma grande esposa cristã?
  5. Como pedir uma separação experimental?
  6. Como pedir perdão ao seu cônjuge quando você foi infiel?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail