Como definir planos de aula para uma sala de aula pré-escolar?

Crie um plano semanal para garantir que cada tópico seja novo
Crie um plano semanal para garantir que cada tópico seja novo e original.

Os planos de aula são o conteúdo básico de suas aulas semanais ou mensais. Esta é uma parte integrante para todos os pré-escolares ou todas as crianças com idades entre dois e cinco anos. Essas crianças estão no estágio em que têm curiosidade sobre tudo. São como esponjas com sede de água. Suas habilidades mentais estão crescendo muito rápido neste estado, então é importante que você dê uma lição que os ajude a crescer e se tornar bons homens e mulheres no futuro. Continue lendo para aprender mais sobre como configurar planos de aula para uma sala de aula pré - escolar.

1. Crie um plano semanal para garantir que cada tópico seja novo e original. Comece com um esboço simples com marcadores. Este será o seu modelo de agora em diante para todos os seus planos de aula futuros. Pense em atividades divertidas, como tempo em círculo, música, tempo para colorir, hora de sesta, quebra-cabeças, etc. Certifique-se de incluir todas essas coisas em seu plano semanal.

Ótimos tópicos de plano de aula

Certifique-se de incluir todas essas coisas em seu plano semanal
Certifique-se de incluir todas essas coisas em seu plano semanal.

2. Ao escolher um tópico para seus alunos da pré-escola, é importante ser criativo e divertido! Concentre-se no lado visual se precisar obter sua atenção total. Os tópicos a seguir são ótimos tópicos de plano de aula que você pode usar:

  • Jogo dramático. Isso vai ensinar seus filhos a encenar; incentive-os a serem criativos com seus trajes, disfarces como perucas e coisas do gênero.
  • Atividades de habilidades motoras das mãos. Isso irá praticar seus movimentos musculares em várias tarefas, como amarrar um barbante, cortar um papel, amarrar contas, etc.
  • Atividades de habilidades motoras completas. Esta é uma forma eficaz de praticar o movimento de todo o corpo; atividades no playground que incluem pular, correr, jogar bola, etc. são exemplos perfeitos.
  • Linguagem e atividades de pré-escrita. Leia regularmente para seus alunos, peça-lhes que cantem o alfabeto completo, peça-lhes que identifiquem diferentes alfabetos por meio de cartões de memória, etc.
  • Artes e ofícios. Deixe-os ser criativos tendo projetos de arte que consistem em materiais que podem estimular seus sentidos, como tinta, canetas para colorir, argila, giz de cera, etc.
  • Atividades de habilidades sociais. Faça uma brincadeira em grupo onde eles possam interagir uns com os outros e trabalhar em equipe; ensine-os a compartilhar com os outros, que dizer "obrigado" e "seja bem-vindo" são coisas importantes a dizer, etc.

3. Todos esses tópicos devem ser incluídos em seu plano de aula semanal. É importante que você incorpore todas as ferramentas necessárias ao configurar isso, para que esteja sempre preparado antes mesmo de começar a aula. Apenas certifique-se de que todos os materiais não sejam tóxicos e não sejam perigosos para as crianças.

Você precisa se lembrar de algumas coisas para fazer tudo isso. Pense muito simples! Você não precisa criar jogos e histórias complicadas. Essas crianças aprenderão e apreciarão mais quando forem ensinados sobre algo em que podem pensar e algo com que podem lidar. Coisas simples irão ajudá-los a se concentrar em sua classe. Se essas crianças acharem suas aulas muito complexas ou difíceis, elas perderão o interesse em um piscar de olhos. Portanto, tenha muito cuidado com seus assuntos. Boa sorte e não se esqueça de se divertir!

Artigos relacionados
  1. Como ensinar uma criança surda a se comunicar?
  2. Como ensinar o reconhecimento de letras de uma criança?
  3. Como ensinar habilidades de vida para alunos em desenvolvimento?
  4. Como ensinar crianças autistas - recursos?
  5. Como ensinar latitude e longitude?
  6. Como ensinar a palavra da Microsoft para crianças?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail