Como fazer um modelo de um cristal de sal?

Os cubos minúsculos representam o nível molecular do cristal de sal
Os cubos minúsculos representam o nível molecular do cristal de sal, enquanto o cubo maior representa o produto acabado, o cristal de sal visível visto a olho nu.

Se você está dando uma aula de ciências sobre como certos átomos se aglutinam e se ligam uns aos outros, provavelmente está pensando em mostrar a eles como os cristais de sal são formados. Os cristais de sal são exemplos fantásticos de como átomos de diferentes elementos e substâncias se unem. Cristais de sal são formados pela ligação de átomos de cloro e sódio. A forma natural é de um cubo de cristal composto por minúsculos cubos microscópicos, aos milhões, presos e unidos em uma forma sólida. O único problema é que seus alunos precisarão de um microscópio para realmente apreciar o equilíbrio molecular dos cristais de sal. Se você não tiver nenhum, então você pode ir com a alternativa, criar uma réplica do cristal de sal. Aqui está um procedimento fácil de fazer usando materiais comuns.

  • Reúna os materiais. A primeira etapa do processo exigirá que você proteja os materiais necessários para criar uma grande réplica do projeto atômico. Como mencionado acima, você criará pequenos cubos contendo átomos de cloro e sódio. Esses cubos serão conectados entre si para formar o cubo maior, que é o cristal de sal. Os materiais que você usará para isso serão um punhado de palitos e um copo cheio de minúsculos marshmallows em cubos com duas cores distintas, uma cor para cloro e outra para átomos de sódio.
  • Faça o primeiro cubo. Para fazer isso, você precisará de um total de 12 palitos. Cada palito deve ter um marshmallow representando o sódio em uma extremidade e um marshmallow representando o cloro na outra extremidade. Passe o marshmallow pelas 2 pontas do palito. Repita o mesmo processo até que todos os palitos tenham marshmallows nas pontas. Para criar o cubo, basta conectar cada extremidade de um palito à outra extremidade de outro palito até formar um cubo. No entanto, lembre-se de que cada conexão de palito não deve ter nenhum marshmallow da mesma cor colado um ao outro. As cores devem se alternar em cada canto do cubo. Depois de fazer o cubo com as juntas devidamente conectadas e colado com marshmallows de cores diferentes, reserve e repita os passos para criar mais cubos.
    Criar uma réplica do cristal de sal
    Se você não tiver nenhum, pode escolher a alternativa: criar uma réplica do cristal de sal.
  • Faça o cubo maior. Depois de definir a quantidade certa de minicubos, o próximo passo será reunir todos os cubos para formar um cubo maior que representará o cristal de sal real. Os cubos minúsculos representam o nível molecular do cristal de sal, enquanto o cubo maior representa o produto acabado, o cristal de sal visível visto a olho nu.
  • Deixe secar. Depois de montar o cubo maior, deixe a réplica secar por alguns dias. À medida que seca, os marshmallows solidificam e endurecem. Nesse ponto, todo o modelo se tornará mais estável devido à qualidade semelhante ao cimento natural do marshmallow seco.

Agora que você completou sua réplica de cristal de sal, pode usá-la para ensinar a seus alunos como os átomos se unem e o que eles formam. Como o cubo é estável, você não terá que se preocupar muito com os alunos desmontando-o enquanto o manipulam e examinam mais de perto.

Artigos relacionados
  1. Como fazer um quadro de avisos de primavera?
  2. Como fazer a diversidade funcionar na sala de aula?
  3. Como planejar atividades de ensino de volta às aulas?
  4. Como administrar uma escola charter?
  5. Como organizar sua sala de aula?
  6. Como praticar o ensino adaptativo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail