Como entender a curva de demanda?

A demanda pelo produto diminui
Porque quanto maior o preço do produto, a demanda pelo produto diminui.

A curva de demanda é fácil de entender do ponto de vista do consumidor. Você não precisa ser economista para saber como funciona. Você pode ver e experimentar a lei da demanda em sua vida diária.

Lâmpadas economizadoras de energia

Todo mundo é consumidor. Cada pessoa tem necessidades e desejos - seja um produto (batatas, sapatos de borracha, lâmpadas de baixo consumo de energia, etc.) ou um serviço (higiene de cachorrinhos, conserto de sapatos, clareamento dos dentes, etc.). No entanto, a demanda do consumidor geralmente é limitada por sua renda. Em outras palavras, você só pode comprar o que pode pagar com base em sua renda. Você, como consumidor, deve decidir quais produtos e serviços pode comprar de acordo com seu orçamento (receita).

A curva de demanda é uma representação gráfica dessa relação entre o preço de uma mercadoria e a quantidade do item que os consumidores estão dispostos a comprar. Esta é uma relação indireta ou inversa que os economistas chamam de: Lei da Demanda. Por que é inverso? Porque quanto maior o preço do produto, a demanda pelo produto diminui. Quando todas as outras coisas são iguais, a demanda de quantidade cai à medida que o preço sobe.

Dias de super venda

A demanda de quantidade cai à medida que o preço sobe
Quando todas as outras coisas são iguais, a demanda de quantidade cai à medida que o preço sobe.

Os compradores estão muito familiarizados com a lei da demanda. Em dias normais, os clientes geralmente renunciam a ir à loja de sapatos para comprar sapatos a preços normais. No entanto, em dias de super venda, como a Black Friday (que acontece depois do Dia de Ação de Graças), os compradores vão aos shoppings para comprar produtos a preços reduzidos. Os consumidores estão mais do que dispostos a comprar um item com um preço mais baixo.

Quando você fala sobre a curva de demanda, você pode encontrar os seguintes termos:

  • Lei da Oferta - À medida que o preço sobe, a quantidade de uma determinada mercadoria também sobe. Se o preço dessa mercadoria cair, a quantidade ofertada também cairá. Existe uma relação direta entre preço e quantidade, em oposição à relação inversa segundo a lei da demanda.
  • Elasticidade-renda - É a variação da demanda por determinado produto ou serviço dada a variação da renda per capita. O preço da mercadoria, neste caso, permanece inalterado. Apenas a mudança na demanda é medida em relação ao aumento ou diminuição da renda. Se, por exemplo, a renda aumenta e a demanda também aumenta, há elasticidade. Por outro lado, se a renda aumenta, mas a demanda por um determinado produto não aumenta, há inelasticidade. Isso pode acontecer com produtos de qualidade inferior. Como os consumidores (cujas rendas aumentaram) podem comprar produtos melhores e mais caros, a demanda por produtos de qualidade inferior diminuirá. Uma vez que a renda é elástica, a demanda aumenta; se a renda for considerada inelástica, a demanda cairá.
  • Equilíbrio de mercado - acontece a um preço em que a quantidade demandada é equivalente à quantidade ofertada. Se o preço se tornar mais alto do que o preço de equilíbrio, os compradores não estarão dispostos a comprar o bem que resulte em um excedente. Isso resultará em uma queda do preço de mercado. Por outro lado, se o preço for inferior ao preço de equilíbrio, ocorre uma escassez porque haverá muita demanda pelo produto ou serviço. O preço de mercado tenderá então a subir.

Pode haver outros termos que você encontrará ao tentar entender o que é uma curva de demanda. No entanto, como consumidor, tudo o que você realmente precisa saber é que, com todas as coisas iguais, a demanda por um produto aumenta à medida que os preços diminuem. Por outro lado, à medida que os preços sobem, a demanda pela commodity diminui. Você tem usado a Lei da Demanda em suas atividades financeiras por toda a vida, mesmo sem saber disso.

Artigos relacionados
  1. Como adicionar serviços de massagem a um salão de beleza?
  2. Como se beneficiar da análise do setor de negócios?
  3. Como redigir uma proposta comercial vencedora?
  4. Como encontrar amostras de propostas de negócios?
  5. Como calcular as taxas de publicidade ao ar livre?
  6. Como encontrar uma loja de departamentos com desconto perto de você?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail