Como se familiarizar com a literatura infantil?

O seguinte mostra os tipos de livros
O seguinte mostra os tipos de livros: Livros de tabuleiro e livros de pano - esses livros são para bebês e crianças pequenas.

O que seu filho está lendo e como você pode ajudá-lo a escolher bons livros? Existem tantos livros para escolher - muito mais do que quando éramos crianças. Você não precisa ser um especialista; você só precisa saber o suficiente para navegar na biblioteca ou livraria local. As etapas a seguir irão decompô-lo para você.

  1. Conheça livros de ficção. Os livros de ficção são histórias inventadas. Eles consistem em personagens, cenário, problema (os eventos) e uma solução (o final). Todos os livros de ficção são histórias, mas existem muitos subgêneros.
    • Ficção cotidiana / realista - Livros sobre situações cotidianas. Seu filho pode se relacionar facilmente com essas histórias. O cenário costuma ser uma escola, uma casa, um bairro, etc. Os problemas enfrentados são situações da vida real, como lidar com um agressor, mudar para uma nova escola ou experimentar uma nova adição à família. (Autores de exemplo: Andrew Clements, Cynthia Rylant, Sharon Creech, Linda Sue Park, Beverly Cleary)
    • Mistério - Freqüentemente, os personagens são crianças que estão resolvendo mistérios de tesouros perdidos, bandidos ou brincalhões. Muitas vezes vêm em série, o que pode ser repetitivo, mas mantêm as crianças lendo e desenvolvem a fluência. (Série de exemplo: Magic Tree House, A to Z Mysteries, Encyclopedia Brown, Cam Jansen)
    • Aventura - Esses livros têm como foco a ação. Freqüentemente, são histórias de sobrevivência, como estar perdido no deserto. (Autores de exemplo: Scott O'Dell, Gary Paulsen, Betsy Byars)
    • Fantasy - Um dos gêneros mais populares e da moda. Os personagens apresentam dragões, bruxas, vampiros, mágicos e outras criaturas místicas. Eles estão situados em terras mágicas. Esses livros são regularmente transformados em filmes. (Série de exemplo: Harry Potter, As Crônicas de Spiderwick, Uma série de eventos infelizes)
    • Ficção científica - semelhante à fantasia. Passados no futuro, alienígenas como personagens, tecnologia altamente avançada, viagens no espaço e no tempo, sobrenatural, etc. (Exemplos de títulos: Memory Boy de Will Weaver, Aliens Ate my Homework de Bruce Coville, Giver de Lois Lowry)
    • Ficção histórica - Livros ambientados em um determinado período de tempo. Às vezes, os personagens são verdadeiras figuras históricas, mas as histórias que os cercam são ficcionalizadas. Eles são ótimos para ensinar o contexto histórico de uma maneira leve. (Série de amostra: European Girl, Little House on the Prairie, Dear Europe)
    • Contos de fadas / fábulas / lendas - esses são os clássicos que lemos quando crianças, muitas vezes reescritos com um toque moderno. (Coleções de exemplo: Contos de fadas de Grimm, Fábulas de Esopo)
    • Histórias de fantasmas - livros sobre casas mal-assombradas, fantasmas e lendas assustadoras. (Títulos de exemplo: Something Wicked's in They Woods de Marisa Montes, The Ghost Sitter de Peni R. Griffin, Dial-a-Ghost de Eva Ibbotson)
  2. Conheça os níveis dos livros de ficção. Os livros infantis variam de livros apenas com imagens a níveis avançados de leitura. O seguinte mostra os tipos de livros:
    • Livros de tabuleiro e livros de pano - esses livros são para bebês e crianças pequenas. Freqüentemente, têm texturas diferentes para experimentar o livro com as mãos. Ensine conceitos simples como cores, opostos, letras e contagem. (Autores de exemplo: Eric Carle, Margaret Wise Brown, Mem Fox)
    • Livros de figuras - os livros de figuras infantis variam muito em nível de dificuldade. Alguns têm texto simples o suficiente para que os leitores iniciantes possam ler por conta própria, e alguns são tão avançados que você lerá as histórias em voz alta para eles. O mais fácil desses livros ensina consciência fonêmica (os padrões e sons da linguagem) por meio da rima e da repetição. O que há de comum nesses livros são as ilustrações que inspiram a imaginação. (Exemplos: Dr. Seuss,série The Berenstain Bears)
    • Livros com capítulos iniciais - Esses livros têm o formato básico de um livro com capítulos, mas com capítulos muito curtos e menos palavras. Também existe uma grande variedade de dificuldades com esses livros. Eles são ótimos livros de transição, pois seu filho está se preparando para ler livros mais longos. Geralmente são introduzidos na primeira e na segunda séries. (Série de exemplo: Henry e Mudge, Flat Stanley, Frog and Toad)
    • Livros com capítulos - esses livros são mais longos, mais difíceis e têm vários capítulos. Eles variam de séries previsíveis no nível de leitura do segundo ao terceiro grau, aos clássicos, às séries em um nível mais avançado. (Série de exemplo: Judy Moody, The Chronicles of Narnia, Artemis Fowl)
  3. Conheça livros de não ficção. Os livros de não ficção são informativos e diferenciados por tópicos. Esses livros assumem muitas formas, mas ilustrações, diagramas, fotos e gráficos geralmente destacam as informações apresentadas. Os tópicos dos livros de não ficção são infinitos, mas existem temas populares comuns em livros infantis de não ficção:
    • Animais - Animais de estimação, cavalos, animais da floresta tropical, animais da selva, animais da floresta, criaturas marinhas, pássaros, dinossauros, etc.
    • Esportes - esportes específicos como beisebol, basquete, hóquei, patinação no gelo, surf, esqui ou livros sobre atletas específicos.
    • Ciência - Natureza, clima severo, eletricidade, tecnologia e desastres naturais são frequentemente tópicos fascinantes para jovens leitores.
    • Artes e ofícios - ensine ou mostre ofícios específicos. Alguns livros nas livrarias vêm com materiais para fazer joias ou origami, por exemplo.
    • História - ensine sobre períodos específicos da história, como a Segunda Guerra Mundial ou os Dias dos Pioneiros e destaque as figuras importantes da época.
    • Países / Culturas - Ensine sobre características geográficas e costumes culturais de pessoas ao redor do mundo.
    • Empregos / Carreiras - Livros sobre um dia na vida de um médico, bombeiro ou astronauta. O equipamento que usam ou o treinamento que recebem é descrito.
    • Cívico / Governo - Ensine sobre processos governamentais, governo local e nacional.
    • Biografia / Autobiografia - Os antecedentes e os principais eventos de figuras importantes e populares são descritos. Geralmente, eles têm prazos.
  4. Converse com o professor de seu filho e o bibliotecário da escola. Pergunte a eles o que seu filho está lendo. Pergunte a eles o que há de novo e popular. Descubra como as crianças são ensinadas a escolher os livros. Aprenda como os livros são organizados na sala de aula ou na biblioteca. Freqüentemente, as escolas têm sistemas de etiquetagem de livros por nível. Pergunte como eles sugerem que seu filho escolha livros fora da escola.
    Como você pode ajudá-lo a escolher bons livros
    O que seu filho está lendo e como você pode ajudá-lo a escolher bons livros?
  5. Fale com o especialista em literatura infantil na biblioteca pública e na livraria local. Descubra o que é popular. Diga a eles o que seu filho está lendo e peça que recomendem mais títulos ou séries. Descubra como os livros são organizados e como pesquisar seu site ou banco de dados online.
  6. Leia livros infantis você mesmo. Em quê você está interessado? Gostar dos livros vai inspirar seu filho. Reserve um tempo para navegar e escolher livros que capturem seu interesse.
  7. Diferencie a qualidade. Algumas tendências são ótimas porque fazem as crianças lerem, outras são puramente planos de marketing para fazer com que as crianças comprem brinquedos e gastem dinheiro. Alguns livros são todos fofos e glamorosos. Você decide o que é certo para seu filho, mas observar o que o bibliotecário escolar de seu filho faz e não escolhe para sua biblioteca é um bom indicador do que é literatura de qualidade.
  8. Deixe seu filho te ensinar. Pergunte o que eles gostam e por quê. Peça-lhes que mostrem as características do livro e pergunte o que eles gostam nas histórias que estão lendo. Observe no que eles estão interessados e procure livros sobre os tópicos. Compartilhe a experiência da literatura infantil e seu filho perceberá.

Familiarizar-se com as maneiras básicas de organização dos livros infantis o ajudará a participar da escolha dos livros com seu filho. Pode haver uma seleção esmagadora e você pode não saber por onde começar, mas entender as distinções gerais pode ajudá-lo a começar.

Susan Niz, M.Ed.
Artigos relacionados
  1. Como construir um sistema de destilação a vapor doméstico?
  2. Como comprar uma mesa de estudante de ponta?
  3. Como escolher uma boa escola de ensino médio?
  4. Como comprar material de volta às aulas?
  5. Como fazer um acompanhante em uma excursão?
  6. Como escolher uma boa escola montessori?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail